Segue o facebook do zerozero.pt. Notícias, Vídeos e Fotografias na sua rede social.
Episódio insólito na D1 Futsal

Uma anedota... literalmente: líder em França falha jogo devido a espetáculo de humor

Diz-se que rir é o melhor remédio, mas dificilmente a equipa do Etoile Lavalloise pode concordar com essa afirmação. É que para uns poderem rir, o líder do campeonato francês de futsal teve de chorar. Confuso? Não tema, caro leitor, estamos cá para desmistificar o episódio.

Vamos por partes. No último sábado, o Etoile Lavalloise, líder isolado da D1 Futsal 2023/24, deveria receber o Béthune Futsal, penúltimo classificado, em jogo da jornada 16. No entanto, a partida não aconteceu por culpa... de um espetáculo de humor. Parece uma anedota, bem sabemos, mas o certo é que muita gente esteve efetivamente a rir no Espace Mayenne, pavilhão onde joga a equipa de Laval. Só não riu a equipa da casa.

A situação foi inicialmente denunciada pela imprensa francesa e veio mesmo a confirmar-se. No dia em que estava programado o jogo, estava também agendado um espetáculo do humorista Jéremy Ferrari. Na sexta-feira, um dia antes do jogo, o Etoile Lavalloise confirmou, em comunicado, a impossibilidade de receber o Béthune Futsal no Espace Mayenne e apontou o dedo ao adversário, mas também à Federação Francesa de Futebol (FFF).

«Depois de várias recusas do clube adversário, atualmente em zona de despromoção, para reagendar o jogo no próprio dia, mas às 21h00 [n.d.r. 20h00 em Portugal Continental] e em Saint-Berthevin, a Federação Francesa também não nos autorizou a jogar nas cidades de Caen, Lisieux ou Roubaix, que estavam prontas para nos receber», pode ler-se na nota emitida pelo emblema de Laval, que mandou mais uma bicada na direção do adversário: «É inútil aplaudir o desportivismo do clube de Béthune quando comparado com outros clubes que têm ética desportiva.»

Um problema já conhecido

Esta situação não foi, de todo, desconhecida para o Etoile Lavalloise. No início da temporada, aquando a divulgação do calendário, o clube deixou dois jogos com «local a definir», certamente já avisado atempadamente para a indisponibilidade do Espace Mayenne.

Um desses jogos foi a receção ao GOAL FC, a 18 de novembro, que terminou com uma igualdade a dois. Nessa altura, o recinto utilizado pelo clube foi o Espace Sportif Bernard Le Godais, em Saint-Berthevin. Esse era o espaço que o Etoile Lavalloise pretendia utilizar novamente para a receção ao Béthune Futsal.

O problema foi que, para utilizar o recinto alternativo, a hora do encontro tinha que ser adiada. A partida estava inicialmente prevista para as 14h30 locais, 13h30 em Portugal Continental. O líder do campeonato pretendia adiar a partida para as 21h00 locais do mesmo dia, uma solução que foi prontamente recusada pelo adversário.

Perante a intransigência do adversário, inclusive em mudar o encontro para outras cidades, algo que foi também recusado pela FFF, não se reuniram as condições para realizar a partida.

Adiamento ou a primeira derrota da época?

Não fosse tudo isto insólito o suficiente, há ainda mais um ingrediente para juntar: o Etoile Lavalloise pode vir a sofrer a primeira derrota da temporada no meio de tudo isto. A imprensa francesa avançou com a informação de que o clube teve de declarar falta de comparência ao encontro, o que significaria o primeiro desaire na D1 Futsal e a segunda vitória na competição para um Béthune Futsal que precisa urgentemente de pontos para tentar fugir à despromoção.

Contudo, esta informação não está ainda confirmada pela FFF. Aliás, no portal da federação francesa, a classificação atual mantém-se inalterada para os dois clubes: 43 pontos para o Etoile Lavalloise e dez para o Béthune Futsal, sendo que ambos têm um jogo em atraso. Em relação a esta partida, a informação disponibilizada é contraditória.

Nos canais da FFF, é possível ver na lista de jogos da jornada 16 um «adiado» em relação a este embate. Contudo, um resumo da jornada publicado pelo organismo faz menção a uma «desistência» do líder. Em termos classificativos, por agora tudo se mantém igual, com as duas equipas com esta partida em atraso e a mesma pontuação com que arrancaram a jornada. Fica, no entanto, no ar a possibilidade de estar aqui a primeira derrota para o Etoile Lavalloise. Que bela anedota, de facto.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
VI
*antidesportivi smo
2024-02-27 00h26m por Vilanova1
* nem devia ter de. .
VI
Antidesportivis mo
2024-02-27 00h24m por Vilanova1
Comportamento anti-desportivo do adversário e da propria federação que nem devoa terde autorizar o palco do jogo. Não conheço os regulamentos mas o normal seria a equipa da casa indicar o novo local de jogo desde que dia e hora não se alterassem. E até pagar o excedente de custos ao adversário. Apenas isso.
jogos em destaque
U Sábado, 24 Fevereiro 2024 - 15:30
0-3

OUTRAS NOTÍCIAS

I Divisão
Vitória diante do Nun´Álvares
O SL Benfica recebeu e venceu categoricamente o GCR Nun´álvares por 3-0. As águias entraram na partida com vontade de se impor e foi isso mesmo que aconteceu. No primeiro ...