Segue o facebook do zerozero.pt. Notícias, Vídeos e Fotografias na sua rede social.
Final four ibérica em Yerevan

Na Arménia vai-se falar ibérico

É lá longe, em Yerevan, capital da Arménia, que se vai disputar a 16ª final four da agora UEFA Futsal Champions League. São 4 500 quilómetros os que separam Lisboa do local desta fase final concentrada europeia que vai ter, pela primeira vez, um denominador comum: quatro equipas ibéricas em prova - duas espanholas e duas portuguesas.

Em 15 ocasiões anteriores, nunca faltou, de resto, uma equipa ibérica na final four europeia. Portuguesas, espanholas ou até ambas, as equipas ibéricas marcaram sempre presença neste espaço de excelência. Uma tendência de claro domínio em termos de poderio do futsal ibérico e que tem agora o seu expoente máximo... em solo arménio.

Benfica, Palma Futsal, Barcelona e Sporting já sabem o que é vencer esta prova, pelo que não há qualquer hipótese de haver um campeão europeu virgem. Mas há, e isso é um desejo claro, uma hipótese de Portugal voltar a trazer o troféu para o nosso cantinho à beira-mar plantado. Benfica e Sporting têm a palavra... contra nuestros hermanos.

@UEFA

 

De um lado... os portugueses

Benfica e Sporting. Os suspeitos do costume, de (quase) sempre na Europa do futsal. De forma natural, os rivais da Segunda Circular voltam a marcar presença na decisão maior do futsal europeu e, capricho do sorteio, novamente de costas voltadas nas meias-finais, sonhando, novamente, com uma final 100 por cento portuguesa no maior dos palcos da Liga dos Campeões.

As caminhadas dos dois rivais até Yerevan foram em tudo semelhantes: na Ronda Principal, primeiro lugar com sete pontos para cada um; na Ronda de Elite, três vitórias em três jogos e passagem à final four com uns incontestados nove pontos conquistados. Mas temos de dissociar essas caminhadas do momento nesta fase final concentrada.

@FPF
No caso do Benfica, por exemplo, falamos de uma equipa bastante inconsistente, capaz do melhor e do pior, durante grande parte da temporada portuguesa. O terceiro lugar na fase regular mostra isso mesmo, mas por outro lado há que olhar para uma ponta final de campeonato com seis vitórias seguidas, a última das quais contra o candidato SC Braga.

Já o Sporting surge igual a si mesmo. Depois de um início algo complicado, com mudanças estruturais de elementos cruciais na equipa, Nuno Dias soube, mais uma vez, reinventar a equipa para que não se sentisse a falta de ninguém. O que é certo é que, aqui chegados, o Sporting venceu Taça da Liga e fase regular e só perdeu a Taça de Portugal para o SC Braga.

Momentos à parte, águias e leões têm um objetivo em comum: voltar a conquistar o troféu europeu. O Benfica não vence desde 2010, quando ainda era, UEFA Futsal Cup; o Sporting venceu a sua última Liga dos Campeões em 2021. 2024 voltará a ser, para alguma das duas, ano de festejos internacionais?

Do outro... os espanhóis

Palma Futsal e Barcelona. Pela primeira vez juntos neste palco maior do futsal europeu. O Palma chega como campeão europeu em título na sua primeira (e única, até então) participação; o Barcelona chega como um dos históricos da modalidade e com a vontade de chegar aos cinco canecos que o rival espanhol Inter FS tem em seu poder.

Até Yerevan, Palma e Barcelona fizeram um caminho inverso em relação às equipas portuguesas: nove pontos na Ronda Principal e sete na Ronda de Elite, conquistando o primeiro lugar em todos os cenários. Mas, tal como nos casos de Benfica e Sporting, há que olhar para dentro para perceber melhor os ventos que vêm do futsal espanhol.

@FC Barcelona
Comecemos pelo senhor campeão. Depois de inesperado e surpreendente título conquistado em casa, o caso muda muito de figura para o Palma. A equipa de Antonio Vadillo sofreu uma mega revolução desde que venceu a Liga dos Campeões e, internamente, não atravessa o melhor dos momentos, mostrando uma inconsistência que a coloca no quinto lugar da Liga.

Já o Barça é um caso diferente. A época ficará marcada, para sempre, pela verdadeira razia de lesões que a equipa sofreu durante toda a época. Contam-se pelos dedos das mãos os blaugrana que não estiveram de fora por lesão em 2023/24 e, de forma estoica, a equipa aguentou-se enquanto os seus craques iam voltando: venceu fase regular e Copa de España, caindo apenas na Copa del Rey de forma surpreendente.

Em suma, de forma diferente, Palma e Barça têm os seus pontos para levar o troféu para Espanha. O Palma vê nesta sua defesa de título uma forma de salvar uma época estranha com um troféu de dimensão estelar; o Barça, por outro lado, quer fechar o ciclo de Velasco e Ferrão com o maior dos troféus... e ao mesmo tempo chegar à manita de Champions do Inter.

Quem leva o caneco?

Com ou sem final portuguesa, o nível desta final four da Liga dos Campeões vai ser elevado. Bem elevado. As quatro equipas são das melhores no contexto europeu e prometem mexer com os muitos corações que vão sentir estes três dias em Yerevan - ou bem longe da capital da Arménia.

Em termos teóricos e de pura análise, Sporting e Barcelona parecem partir ao mesmo nível, assim como Benfica e Palma, desta vez sem o fator casa, num patamar abaixo dos dois primeiros. A história da época assim nos indica, mas a história dos jogos pode ser bem, bem diferente e tudo mudar...

A final four em números

Equipa Nº de final fours Nº de UCL conquistadas
Benfica 5 1
Sporting 6 2
Palma Futsal 1 1
FC Barcelona 8 4

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
TomPen
2024-05-03 14h07m por andreribas202
Ao fim de tanto tempo já mereciamos uma final portuguesa. . . . mas acho que Mais depressa a UEFA "aceitava" uma final espanhola que uma final portuguesa
TomPen
2024-05-03 13h14m por O_Pestinha666
Cuidado com os nervos.
Guarda já numa gaveta as cortinas eh eh.
Queria o Palma
2024-05-03 12h19m por TomPen
Nas meias, porque quero sempre uma final 100% portuguesa nesta competição.

E apanhar o Palma nas meias permitia ao Sporting vingar a final do ano passado ao mesmo tempo que continuaria a ter a possibilidade de enfrentar o Benfica na final.

Assim, tenho de me contentar por desejar pela final portuguesa.

O Barça é fudjido e nada está garantido. Estou deveras nervoso.

OUTRAS NOTÍCIAS

I Divisão
Vitória diante do Nun´Álvares
O SL Benfica recebeu e venceu categoricamente o GCR Nun´álvares por 3-0. As águias entraram na partida com vontade de se impor e foi isso mesmo que aconteceu. No primeiro ...