placardpt
A Tasca do Silva
Paulo Silva

Notas sobre extração de minério

2024/01/25
E0
A Tasca do Silva é o espaço de opinião sobre e à volta do FCP, dinamizado por Paulo Silva, um dos podcasters responsáveis por A Culpa é do Cavani, o podcast de referência do universo portista.

1) Mina de oiro

A pré-época do FCP correu muito bem. Sérgio Conceição parece ter encontrado o modelo que melhor se adapta ao plantel que construiu e também o onze que privilegiará.

Devo dizer que estou bastante satisfeito com o futebol que a equipa apresenta e muito confiante para as provas em disputa, já que à indiscutível qualidade da maior parte dos titulares se junta um leque grande de excelentes opções.

Reparem que o banco do FCP, por agora, conta com Ivan Jaime, Danny Namaso. Eustáquio e Martinez. Em algumas semanas, acrescentaremos aos suplentes - ou reforços, como gosta de lhes chamar o treinador - Taremi. Há um claro desequilíbrio na defesa, até porque com a saída de Carmo fica a faltar gente, já nem falemos de gente com qualidade. Mas ainda sobram uns dias para fechar o mercado, portanto há esperança. Caso não aconteça, lá pra janeiro resolvemos, né?

Há ainda um olhar a ser lançado para o Olival e para a nossa B, onde Vasco Sousa está prontíssimo para dar o salto e acrescentar mais uma opção de extraordinária valia ao plantel principal. Percebe-se que ainda não tenha acontecido porque as pessoas estavam ocupadas a preparar a temporada e, parecendo que é só andar a jogar à bola, um indivíduo fica assoberbado com o trabalho. Durante o decorrer do campeonato, o que já me parece hoje evidente tornar-se-á absolutamente incontornável. É ter paciência que isto ainda agora está a começar.

Como corolário destas boas sensações, e apesar de termos desistido de participar na Taça da Liga este ano, começámos o campeonato com uma bela exibição e um retumbante cincazero. Desconfio que se tornará um hábito, mas já se sabe que eu sou um otimista.

2) Canário na mina 

Por falar em Taça da Liga, a edição deste ano está a correr mesmo, mesmo, mesmo bem para a Liga Portugal (emoji a mijar-se a rir, o das lágrimas). O Braga estar na final é aceitável. Agora, o Estoril? Epá, o Estoril? A cara do pobre do Pedro, na bancada, diz tudo. Não apareceram árabes na tribuna porque, provavelmente, já se tinha posto a andar. Então isto não era suposto estar o Porto? Braga vs Porto? Oooookkkeeeeyyy! Mas canários? Que é que a gente faz aos canários? É alguma mina ou o camandro?

Aviso já que é pelo Estoril que vou torcer. Não apenas porque é o finalista que tratou de mandar borda fora 2 dos 3 pinheiros, como ainda é o surpreendente representante da classe de clubes que os organizadores não querem que ali cheguem. E estão vocês todos a pensar que o organizador mor é o Pedrocas do Colombo e a gente todos aqui a rir dele e tal. Pois estais redondamente enganados. A organização é da Liga, logo, dos clubes. Sim, são os clubes, incluindo os ostracizados, que decidiram que assim é que está muito bem.

Por mim, e defendo-o há coisa de 7 anos em A Culpa é do Cavani, o FCP entrava nesta competição para dar minutos a um lote de jogadores menos utilizados, mas de reconhecido potencial, mesclado dos Vascos, Moras e Brás da vida. E era assim do primeiro minuto da prova até ao apito final do último jogo. Fosse ele qual fosse. Mesmo que acabasse com cincazero para os lampiões. Podia doer, majómenos servia para alguma coisa.

3) A casa do capataz

Acesa vai já a corrida pela presidência do FCP. O candidato Villas Boas avança confiante, num registo moderno a que o clube não está nada habituado. Até uma sede de campanha inaugurou, cheia de coisas boas de ver e recordar, enquanto se assina o livrinho, ohfaxabôr, que isto também tem de render qualquer coisinha.

Para a concorrência de AVB, esta situação e todo o ar século XXI da campanha, devem estar a fazer uma tremenda confusão. Então mas como assim sede? A gente encontra-se ali na confeitaria e escreve-se umas frases num caderno e tá a andar. Não? Mas então não pode a sede ser o gabinete no Dragão? Qual sede? E pessoas a irem à sede? Para quê? Vão aos croissants?

Do que se vê de fora, AVB leva vantagem sobre o seu concorrente que, no entanto, não se deixa ficar. Apesar de muito menos mediático, Nuno Lobo não desiste e, de vez em quando, lá vai lançando umas farpas ao modernaço. Até este momento, diria que o grande ponto favorável a Lobo é o aparente apoio do atual e histórico presidente. É notório que Pinto da Costa não está satisfeito com a possibilidade de AVB vir a suceder-lhe. Olha, candidate-se!

Até breve.

Outros disparates sobre bola, a vida e copos de 3 em: 
http://atascadosilva.blogspot.com



Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...

OPINIÕES DO MESMO AUTOR

1. Esta noite estou tão frágil O FCP está frágil. Fechado sobre si mesmo, embrenhado numa luta interna, está exposto a eventuais ataques e menos capaz de lidar ...
26-04-2024 23:34E2
1. Estoril O Porto perdeu. A quantidade de vezes que já escrevi isto esta época está plasmada na tabela classificativa e na espécie de resignação que ...
02-04-2024 09:10E6
Ponto único: Declaração de voto  Pela primeira vez desde que acompanho a vida do meu clube, temos eleições “a sério” e uma verdadeira ...
12-03-2024 09:23E2
Opinião
O sítio dos Gverreiros
António Costa
Joga Bonito
Laurindo Filho
Campo Pelado
Pedro Jorge da Cunha
O Melhor dos Jogos
Carlos Daniel
O sítio dos Gverreiros
António Costa