placardpt
Oitava Arte
Álvaro Costa

Bravo, um Clássico de tempo útil

2024/03/05
E0
«O Futebol sob uma perspetiva de cultura pop»

Passou algo despercebido ( não ajuda nas audiências) o anúncio da Liga Portugal sobre o aumento do chamado tempo útil para os 55 minutos. A Oitava consultou várias fontes e, para a mais do que provável surpresa de muitos, a Eredvisie dos Países Baixos e a liga sueca (ambas com médias de 63 minutos) lideravam este fator do Belo Jogo.

Conheço muito bem ambos os países e a cultura de valores Calvinistas, a estrutura cultural. A qualidade da competição não se mede aos palmos e as chamadas Big5 apresentam números um pouco mais baixos, com a La Liga a apresentar médias de 58 minutos. E chegados aqui voltamos a questões culturais, ou seja a forma como no Sul da Europa a «habilidade e o enganar» faz parte do todo, mas com tendência a mudar para uma competição em que os Artistas descem o número de truques e incluem mais respeito e rigor pelas regras, ajudando dessa forma as arbitragens.

São várias as leituras que se podem fazer do clássico desta semana, resumindo a confusão patente na body language da equipa do SLB vs o motor afinado e a subida inegável de jogadores como Varela ou de Nico, que está a perceber que o tiki taka luso e as ideias de Sérgio Conceição exigem uma outra forma de ler o jogo.

Com Francisco Conceição a explodir ainda mais e até a entrada «elegante» de Otávio, além do regresso de João Mário a uma forma superior, a equipa liderada por Sérgio Conceição (não esquecendo o seu staff) entra poderosa no último terço da época e com um obstáculo extra a derrubar: a atitude do Arsenal no Emirates.

Mas queria voltar ao início desta crónica. Ainda recentemente, um FCP-SLB disputado no Dragão teve um tempo útil de 48 minutos, um dado que a ser ultrapassado poderá ajudar ao aumento de mercado e maior apetite pelos dois grandes Clássicos e dois dérbis da nossa liga.

Jogos entre SCP, SLB e FCP (uso a classificação atual) já deveriam render muito mais e crescerem na tabela dos Grandes Confrontos Europeus. Acredito nisso, como a montante acredito que Francisco Conceição venha a ter lugar nos convocados para o Europeu-24 - tal como João Neves -, nomes que a Oitava lançou há uns meses para seguir com a máxima atenção.

Existe um programa chamado A Música Portuguesa a gostar dela própria; faço um remix e anuncio o Futebol Português a gostar de si próprio e melhores dias virão rapidamente. 



Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EAinda não foram registados comentários...

OPINIÕES DO MESMO AUTOR

A conversa tinha a ver com os The Doors XXI, mas a paixão pelo Celtic e o Verde e Branco surgiram do nada. Chegou a vez da tour nacional e claro a prenda foi uma camisola do Sporting Clube de ...
21-05-2024 15:50
A Febre Euro24 está a chegar. Com a época clubista a terminar nas Big 5, a grande surpresa é a bem vinda vitória do Bayer Leverkusen. O triunfo marca a saison e ...
07-05-2024 16:56E3
A inspiração para os 90 minutos virtuais, mais os 12 minutos de compensação (para desenvolver ao longo desta crónica) surgiu de uma matéria intitulada And ...
22-04-2024 12:27
Opinião
Campo Pelado
Pedro Jorge da Cunha
O Melhor dos Jogos
Carlos Daniel
O sítio dos Gverreiros
António Costa
A preto e branco
Luís Cirilo Carvalho
Campo Pelado
Pedro Jorge da Cunha