placardpt
Vénia ao 3º Anel
Filipe Inglês

A Taça de Portugal, um milagre e Pinto da Costa

2023/11/23
E7
"Vénia ao 3° Anel" é a visão de um Benfiquista profundamente apaixonado pelo ideal do seu clube, mas por isso exigente e racional com quem momentaneamente o representa. A águia tem sempre que voar alto

Estávamos em Maio de 1997 e o Benfica entrava no Jamor para disputar a final da Taça de Portugal com o Boavista. Tinha então 23 conquistas e era de longe o clube hegemónico na competição. Basta referir que nessa altura Porto e Sporting juntos somavam 20 troféus. O Glorioso tinha mais Taças que os outros dois Grandes juntos. Mas os encarnados perderam essa final para o Boavista e desde então, já lá vão 26 anos, só a voltaram a conquistar por 3 vezes. Desde aí o Sporting venceu 5 vezes e o Porto 11 vezes. É urgente que o Benfica volte a valorizar a Taça de Portugal, uma competição cheia de magia e histórias de encantar, mas que por algum motivo o clube da Luz perdeu o romantismo para com ela (que se eu tivesse que explicar, diria que tem a ver com a visão mercantilista de quem geriu o clube nas últimas décadas: a Taça de Portugal não dá dinheiro, logo a prioridade sempre foi muito baixa). Umas vezes por mérito do adversário, mas várias vezes por menosprezar a competição, poucas vezes têm tido os adeptos do clube da águia o privilégio e a satisfação de desfrutar da tarde no Jamor, sempre o dia mais belo do futebol português. Esperemos que este ano o clube faça uma longa caminhada na competição e que a vença. E já agora, a Taça da Liga também, porque a história já tem semelhanças: Nas primeiras 9 edições, o Benfica venceu 7 vezes, mas desde 2016 nem mais uma conquista...

Na última crónica tinha referido a esperança de um milagre contra o Sporting. E ele aconteceu. Num jogo equilibrado e em que o empate seria o resultado mais justo, já todo o Estádio da Luz se preparava para o momento em que o árbitro ia apitar para o final e todos íamos assobiar a equipa, encolher os ombros e ir para a casa com a tristeza de já ver os vizinhos rivais a 6 pontos de distância, quando aconteceu o tal milagre. O futebol tem estes momentos mágicos. Em 5 minutos tudo virou do avesso e quando Artur Soares Dias apitou para o final éramos líderes do campeonato e com uma euforia poucas vezes vista. Foi histórico, foi icónico, foi raro. O que vivemos naqueles 5 minutos, num derby, já em descontos, é daquelas experiências que qualquer adepto de futebol sonha viver. Daqui a muitos anos todos saberemos onde estávamos quando o Benfica perdia com o Sporting aos 93 minutos e 5 minutos depois estava 2-1. Aproveitemos este momento mágico para crescermos. Porque não estava tudo mal antes do jogo, mas não está tudo bem agora. Roger Schmidt e a equipa precisam de consolidar, se queremos ser bicampeões.

Quer queiramos, quer não, a História dos últimos 40 anos do Benfica está intimamente ligada a Pinto da Costa. Nunca o Sport Lisboa e Benfica teve um rival tão forte e tão duro como o dirigente portista (fosse ele a escrever isto e diria inimigo e não rival). Imagine-se o que seria se Pinto da Costa não tivesse nascido. Talvez o Benfica tivesse continuado a ser o clube hegemónico em Portugal, já andasse pelos 50 e tal campeonatos e o Porto talvez ainda nem aos 20 tivesse chegado. Nunca o saberemos. O que sabemos é que com Pinto da Costa o FC Porto ganhou muito. Muitíssimo. Dentro e fora de portas. Da forma que o foi, a História o julgará. Já que os tribunais não o fizeram.

Mas penso que assistimos ao início do fim desse longo reinado. Apesar de várias conquistas recentes com Sérgio Conceição, nunca mais o FC Porto foi totalmente hegemônico. Basta referir que desde o momento Kelvin, nos últimos 10 anos portanto, o clube venceu 3 campeonatos, contra 6 do Benfica e 1 do Sporting. Que a situação financeira é calamitosa e que a liderança do seu Presidente já não é inquestionável (e já agora, que o mesmo já tem 85 anos). Até a sua "guarda pretoriana" já dá demasiado nas vistas, pois já dispara para dentro. Quando andou estes anos todos a disparar para fora, poucos foram os portistas que se incomodaram. Mas agora incomoda.

É obrigação do Benfica parar de dar novas vidas a um animal ferido e focar-se em contribuir para que o FC Porto caia numa espécie de "Vietname" como o Benfica teve. Porque o nosso rival não anda tão longe disso, só que por várias razões também não está perto: é que o Benfica é muitas vezes incompetente e falta-lhe o espírito competitivo e de sobrevivência que o Porto tem. Estivesse o Benfica nas circunstâncias que o Porto está e ao tempo que já tinha caído numa crise profunda. Mas há que continuar a bater, porque um dia a casa vai abaixo. E aí, abre-se novamente o tapete vermelho da hegemonia para o Benfica (acreditando que o Sporting vai continuar a ser o clube inconstante que normalmente é, mais a mais, se um dia destes o Ruben Amorim sair de lá).

E agora felizmente terminou a paragem para as seleções and the show must go on! Benfica, o caminho é só um: Vencer, vencer, vencer!



Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
que parvoice 2/2
2023-11-25 12h11m por mfgf
só para dar uma nota ainda, o grande problema do PSG é mesmo ser o maior do poleiro lá do sitio e não ter a competitividade regular que o permita vencer a Champions. Tivesse o PSG a equipa do ano passado em inglaterra ou Espanha e o que não teria conseguido. O mesmo se aplica a Juve quando era a maior do poleiro ou mesmo ao Bayern. Não interessa nada ser o campeão do Chipre 20x seguidas se depois só nos resta a liga conferencia. As equipas tugas necessitam dos pontos de todos na Europa e p...ler comentário completo »
que parvoice
2023-11-25 11h59m por mfgf
Por isso é que o benfica é pequenino, porque prefere ter rivais pequeninos para poder ser o maior do galinheiro, que ter rivais fortes, para poder brilhar na Europa.

Eu quero um benfica, braga e sporting gigante e um Porto ainda maior.
HD
zyxw4321
2023-11-24 08h58m por HD_L
Concordo que não se pode apostar sempre no mesmo onze. Mas também não foi isso que sugeri (mencionei usar os recursos principais nas meias finais/finais, por exemplo).

A estratégia passa por mais por construir um plantel e rentabilizá-lo de forma a ser mais forte e poder enfrentar mais jogos com consistência exibicional.

Muitas vezes vemos onzes titulares nas taças completamente diferentes dos onzes principais usados no campeonato/CL, o que dificulta a integraç...ler comentário completo »
QI elevadíssimo
2023-11-24 04h30m por JAM79
Desejar que os rivais caiam, que caim num "Vietname" é só parvo! Os rivais querem-se fortes, competitivos, que dêem luta, para se elevar o jogo e não fazer figuras tristes como o Benfica tem feito na Champions, que provavelmente vai terminar, de novo, a fase de grupos com 0 pontos!!! Cresce e aprende a ser desportista e leal, já agora, as tuas crónicas inclinadas são, na maioria, ridículas!
ZY
HD_L
2023-11-23 19h11m por zyxw4321
Não é realista a conversa de apostar nas competições todas. Nenhum clube de pode dar ao luxo de pôr os melhores jogadores a toda a hora, porque entre clubes e seleções eles estão a fazer mais de 70 jogos por ano.

Estar a apostar sempre no mesmo onze até pode resultar na primeira metade da época, mas mais à frente isso só vai significar uma equipa exausta, uns suplentes sem rotinas e um enorme risco de lesões.

A única maneira de evitar isso é ter prioridades. ...ler comentário completo »
HD
zyxw4321
2023-11-23 19h04m por HD_L
Nenhum dos dois. Um clube grande como o Benfica, Porto ou Sporting têm condições para poder apostar em várias frentes. Grande parte dos jogos das Taças até são contra equipas de escalões inferiores, pelo que a usar os recursos principais, geralmente só nas meias finais e final.

E claro que não se pode esperar ganhar tudo, mas a falta de vitórias nas Taças na última década (ou mais) quando muitas vezes também não se ganhou o campeonato e as campanhas na CL não foram gloriosa...ler comentário completo »
ZY
Opinião
2023-11-23 14h44m por zyxw4321
"É urgente que o Benfica volte a valorizar a Taça de Portugal"

Ok, pois então, para dar mais importância à Taça de Portugal, o que é que o autor sugere que perca prioridade: o campeonato ou a Liga dos Campeões?

OPINIÕES DO MESMO AUTOR

Quando era criança, no início dos anos 90, ao chegar ao Estádio da Luz, sentia um impacto que me estremecia. Ali estava o gigante de betão onde sabia que o Benfica tinha ...
06-05-2024 11:50E18
O Benfica parece apostado em fazer sofrer os seus adeptos de todas as maneiras possíveis e imagináveis. O argumentista deste guião deve pensar que já esgotou todas as ...
07-04-2024 18:43E8
Nos últimos anos o Benfica teve a possibilidade de ser campeão invicto. Perdeu com o golo do Kelvin no último minuto. Teve a possibilidade de vencer a Liga Europa duas vezes. ...
06-03-2024 13:10E4
Opinião
Campo Pelado
Pedro Jorge da Cunha
O Melhor dos Jogos
Carlos Daniel
O sítio dos Gverreiros
António Costa
A preto e branco
Luís Cirilo Carvalho
Campo Pelado
Pedro Jorge da Cunha