placardpt
Empate adia decisões para a segunda mão

Capitão Luuk anula Lei de Malen

2024/02/20 22:33
E1

Tudo adiado para o segundo e derradeiro jogo entre PSV e Borussia Dortmund. Na receção ao conjunto alemão, os lempkes até foram a equipa mais acutilante na procura das redes adversárias, mas o caráter perdulário em frente à baliza de Meyer e um endiabrado Donyell Malen ditaram a igualdade a uma bola (1-1). Se existe a Lei do ex e a Lei de Murphy, a Lei de Malen surgiu esta terça-feira, em Eindhoven.

Sem surpresa para quem acompanha a realidade das duas equipas, PSV e Borussia Dortmund entraram em campo bem ao seu estilo. Com uma pressão incessante sobre o portador da bola, não foi de admirar o pouco espaço e tempo para decidir dos artistas dentro de campo. Nos primeiros instantes, os borussen procuraram instaurar o domínio em campo alheio, mas assim que o tridente composto por Lozano, Saibir (sobretudo este) e Tillman descobriram o espaço para a transição, os problemas nasceram para Alexander Meyer.

Malik Tillman ficou perto de estrear o marcador numa triangulação soberba desde trás, em que Luuk De Jong desempenhou um papel crucial com um último passe de excelente visão periférica. O aviso serviu para espevitar os pupilos de Ediz Terzic e, em especial, Malen. O ex-PSV teve o condão de sacudir a nuvem negra que começava a assolar a sua equipa e promoveu os primeiros avisos à baliza de Wálter Benítez, antes de consumar o principal estrago da etapa.

Desta vez, a pressão alta funcionou a bom ritmo, Emre Can recuperou em zona alta, cabendo a Marcel Sabitzer servir o passe de morte para Malen. No apelo à lei do ex, o internacional neerlandês engendrou um tiro fulminante ao qual o guardião do PSV não foi capaz de chegar, ficando a sensação de que deveria ter feito melhor.

A vantagem tranquilizou - até demais - a equipa germânica e a subida de rendimento do vice-campeão da Eredivisie não tardou a ressurgir. Lozano e Saibiri mantiveram-se irrepreensíveis na procura de servir os colegas de ataque, mas a displicência da finalização de Johan Bakayoko e a valentia de Meyer a suster a bomba do camisola 34 do PSV seguraram a vantagem mínima ao Dortmund, na ida para os balneários.

A luz do Phillips Stadium acendeu no pé de De Jong!

O reatar não estancou o fluxo de jogo neerlandês - antes pelo contrário - e o golo do empate acabou por surgir, já depois do aviso muito sério desde a entrada da área de Joey Veerman. Saibiri tentou recuperar uma bola mal dominada e foi rasteirado por Hummels - até aí a exibir-se de forma irrepreensível e com vários cortes valiosos -, com Srdjan Jovanovic a ser perentório ao apontar para a marca dos onze metros.

Nessa altura, o capitão Luuk De Jong mostrou como se faz e converteu o castigo máximo, apesar dos esforços de Alexander Meyer para deter o ensaio. Com o empate, os borussen ainda ousaram recuperar a vantagem por intermédio do inevitável Mallen. Saibiri reagiu quase de pronto, mas o empate seria mesmo a realidade, depois de uma última meia hora de intensidade incomparavelmente menor, algo que nem a frescura de Julian Brandt, Marius Wolf  - rendeu um apagadíssimo Jadon Sancho - ou Ricardo Pepi foi capaz de revolucionar.

jogos em destaque
U Terça, 20 Fevereiro 2024 - 20:00
Philips Stadion
Srdjan Jovanovic
1-1
Luuk de Jong 56' (g.p.)
Donyell Malen 24'

ESTÁDIO

Philips Stadion
Lotação35 000
Medidas105x68
Inauguração1910
Positivo
Regresso de Malen a «casa»

A realizar uma temporada memorável -  a melhor desde que veste a camisola do Borussia Dortmund -, Malen não tremeu perante a sua antiga plateia. Acompanhado de um coletivo desligado em vários momentos do jogo, o internacional neerlandês foi um perigo à solta para a defensiva do PSV, confirmando tal credencial com o único golo dos germânicos.

Negativo
Desperdício neerlandês

Futebol condizente com a melhor prova de clubes do mundo, mas muita perda em frente à baliza contrária. A jogar perante os seus adeptos, o PSV podia e devia ter angariado vantagem face ao volume ofensivo que conseguiu em vários momentos da partida. Uma faceta perdulária que pode sair cara na segunda mão...

Forma
PSV
2023/2024
36J
27V
7E
2D
97-28G
Borussia Dortmund
2023/2024
32J
16V
11E
5D
59-35G
O Árbitro

Com um critério largo (como este tipo de jogos pede), Srdjan Jovanovic desempenhou uma arbitragem competente, onde a única «crítica» a apontar foi a dualidade de critérios tida na primeira meia hora, altura em que admoestou mais facilmente Hirving Lozano do que vários elementos do Dortmund em lances muito semelhantes.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PSV
EMPATE
BORUSSIA DORTMUND

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
PSVXBVB
2024-02-21 03h19m por moumu
Bom jogo na Holanda o BVB entrou melhor e acabou por marcar, não creio que haja qualquer culpa do GR do PSV já que a bola desvia num defesa. De facto o SPV criou muito jogo mas só empatou de penalty. Melhor resultado para o BVB mas tudo em aberto para a 2ª eliminatória.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Jorge Simão com elogios para o médio português
11 golos em 68 jogos: cinco (!) contra equipas grandes. Bruno Lourenço nem sempre tem conseguido ter minutos consistentes no Bessa, contudo, esteja a viver um bom ou mau momento, o ...