placardpt
Portugal perde a final do Euro Sub-19

Será gafe ou fado?

Portugal não é campeão europeu de sub-19. Num domingo em que as famílias portuguesas se juntaram em torno da tv para apoiar uma seleção que destruiu, categoricamente, toda a oposição no caminho para a final, foi Itália quem fez a festa com um triunfo por 1-0.

Duas nações lutavam pelo seu segundo título nesta competição, na terceira final que disputavam juntas, mas a equipa transalpina foi superior em todos os sentidos e conseguiu segurar os portugueses que, nesta última noite em Malta, ostentavam algum favoritismo. 

5-1, é esse o resultado que paira na cabeça durante esta fatídica noite de verão. O resultado pelo qual os portugueses bateram este mesmo adversário há apenas dez dias, na fase de grupos. Hoje, italianos numa versão muito superior a essa... e portugueses desarmados pela quinta vez em seis finais do Euro Sub-19. Chamem-lhe um tropeção na hora errada, mas um português sabe que também isto é fado.

A pior versão das quinas

Portugal chegou ao jogo decisivo com o pleno de vitórias neste Euro. Com o estatuto de melhor ataque da prova, melhor defesa também, um histórico recente de domínio sobre a Itália - seis triunfos nos últimos sete jogos - e, como consequência de tudo isso, com o rótulo de favorito à conquista do troféu. Pura confiança, palpável nos jogos anteriores e até na conferência de imprensa de antevisão, mas tudo ruiu em minutos...

Hasa (Juventus) foi a estrela maior de uma seleção competente @Getty /
Quem mostrou conforto e vários recursos coletivos com bola? Nas últimas duas semanas foi Portugal, mas este domingo foi a Itália. Quem apresentou um elevadíssimo nível de organização sem bola, não deixando o adversário sequer sonhar com chegadas ao último terço? A Itália. E quem soube trabalhar melhor os momentos em que se pedia jogo rápido, com excelentes transições? Isso foi a squadra azzurra, que no futebol, como sabemos, é só outra forma de dizer «Itália».

A equipa de Joaquim Milheiro simplesmente não conseguia jogar. Hugo Félix, possivelmente a grande figura deste Europeu, tentava assumir o jogo, mas era obrigado a fazê-lo em posições muito recuadas, instalando-se cada vez mais longe das zonas em que, nos jogos anteriores, criou o caos. Do lado adversário havia competência coletiva, personificada no camisola 7 - Luis Hasa. Médio completo, que fez da criatividade a sua maior arma e que aos 19 minutos se afirmou como rei das assistências na prova, com um cruzamento perfeito para Kayode, que apareceu ao segundo poste para finalizar. Gonçalo Ribeiro, guarda-redes, ficou mal na fotografia.

Durante o resto do primeiro tempo, nada mudou, exceto os (crescentes) níveis de frustração lusa. Hasa continuou a assustar e Portugal não encontrou o mapa para a baliza adversária. Chegou ao intervalo em desvantagem pela primeira vez na competição e não conseguiu registar, sequer, um mísero remate enquadrado. Uma mera sombra das exibições anteriores.

Música nova; mesma afinação

Itália marcou no início e celebrou no fim @Getty /
Com duas mexidas, o selecionador nacional mexeu no lado tático e também no psicológico. Lançou Martim Fernandes, de forma a conferir dinamismo ao jogo com a passagem de Gonçalo Esteves para a esquerda, e também tirou o amarelado (e nervoso) Samuel Justo para colocar em campo um dos líderes desta geração: Diogo Prioste.

Surtiu algum efeito. O jogo partiu e Portugal começou, por fim, a chegar a posições de remate. Deixou-se mais exposto defensivamente, é certo, mas o avançar do relógio indicava a necessidade de correr esse tipo de riscos.

Prioste, Gustavo Sá e Nuno Félix tentaram testar o guardião adversário, sem sucesso. Martim Fernandes emulou o marcador do golo italiano, numa jogada de muito perigo, mas a bola não entrou. Os italianos pregaram sustos, aqui e ali, mas era a portuguesa que tocava em La Valleta, sem nunca atingir a afinação e harmonia procurada.

Já nos descontos, com ansiedade instalada em campo e nos bancos, Portugal insistiu na sua versão mais ofensiva e chegou a ameaçar o golo (ai se essa entrasse, Herculano...), mas sem sucesso. Foi a Itália que repetiu a fórmula de há 20 anos e voltou a sagrar-se campeã da Europa em sub-19.

E para que a mágoa da derrota não fique por romantizar, num contexto de desporto jovem em que só a participação já foi prova de um bom trabalho, voltamos a repetir: também isto é o fado português.

A subversão da caminhada perfeita: Portugal não ficou com o caneco @Getty /

U Domingo, 16 Julho 2023 - 20:00
Ta’Qali National Stadium
Sven Jablonski
0-1
Michael Kayode 19'
Ta’Qali National Stadium
Lotação17 797
Medidas102x67
Inauguração1981
A Chave

Minuto 19: cruzamento perfeito de Hasa, o rei das assistências neste Euro, e Kayode apareceu ao segundo poste como um raio para finalizar de cabeça. Pedia-se muito mais ao guarda-redes português.

O Árbitro

Não se deixe enganar pelo que a fotografia do topo desta crónica pode sugerir, caro leitor, pois não foi por culpa do árbitro que Portugal perdeu. Aliás, houve pouco a registar na exibição do alemão Sven Jablonski.

O Melhor
Signore Bollini

Podemos apontar o dedo a Portugal, que ainda não tinha sido verdadeiramente testado até aqui. Podemos dar os louros aos craques italianos que mais brilharam nesta final, como foi o caso de Hasa, Esposito, Kayode, Vignato ou até os primos Dellavalle. Ainda assim, é evidente que o selecionador, Alberto Bollini, foi absolutamente determinante. Esta Itália não foi a mesma que jogou a fase de grupos, já que sofreu uma bela metamorfose para o mata-mata. Melhorou contra a Espanha, nas meias-finais, e este domingo foi uma máquina com selo de treinador.

O Pior
Expectativas e morte na praia

Portugal não é novato em finais de competições internacionais no futebol jovem. Por consequência disso, também sabe muito bem o que é perdê-las. Sabe o que é perder bem e sabe o que é perder mal. Hoje foi a primeira opção, por isso a fatia maior da mágoa deve-se às altas expectativas colocadas na equipa de Joaquim Milheiro, por esta ter batido todos os adversários nesta caminhada até à final, com notável conforto, felicidade e o tipo de confiança que conquista até os mais céticos. Não acabou bem...

Forma
Portugal
2023/2024
Itália
2023/2024
0J
0V
0E
0D
0-0G
Sabia que...by playmaker stats
Portugal em branco frente à Itália: tinha marcado nos 12 últimos jogos frente aos transalpinos
A Seleção Italiana na atualidade:
Campeã da Europa (Seleção A)
Vicecampeã do Mundo (Sub 20)
Campeã da Europa (Sub 19)
Títulos Seleção Itália:
4 Campeonatos Mundo
2 Campeonatos da Europa
5 Europeus Sub 21
2 Europeus Sub 19
2 Europeus Sub 18
Mais derrotas em finais do Europeu Sub 19:
5 Portugal
3 Itália
2 Grécia
2 Inglaterra
5.ª derrota de Portugal em 6 finais do Europeu Sub 19
Os 2 títulos da Itália nos Sub 19 foram em finais frente a Portugal
A Itália é Campeã da Europa Sub 19 pela 2.ª vez (2003 e 2023)
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTUGAL
EMPATE
ITÁLIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
ZootAllures
2023-07-17 16h46m por Triper
Estás a esquecer-te que todos os clubes também têm as chamadas fases de captações e muitos pais levam os filhos lá.

Se o pai adora clube X e acha que o filho é bom para jogar futebol, ele vai lá sem falta ver se o acham bom e só depois de esgotada a hipótese do clube do coração e dos outros grandes que ficam por perto é que ele sequer pensa no clube da terra.

A culpa não é só dos clubes terem boas equipas de olheiros, é também dos pais gostarem mais dos grandes ...ler comentário completo »
Não é fado. .
2023-07-17 13h53m por Riba21
é mentalidade. E claro, falta de competividade nos campeonatos jovens nacionais. A maioria destes jogadores passa a sua formação sem grandes adversários para puxar por eles. Na generalidade os jogadores da seleção estão concentrados nos mesmos clubes, portanto temos campeonatos com super-equipas e equipas de "coxos". Fazem meia dúzia de jogos interessantes por ano, de resto é só passeio. Mas como é assim que todos gostamos, campeonatos a três, siga a banda
Derrota. . .
2023-07-17 11h32m por AmoFutebolAmoSLB
A derrota na final não me surpreendeu, porque eu fiquei com a sensação que a Itália era melhor do que Portugal no jogo anterior, apesar dos 5-1. O que realmente desequilibrou foi a expulsão ainda antes do intervalo. . .

Sobre os jogadores portugueses, que eu não acompanho e apenas vi neste Europeu. . . gostaria de destacar o lateral Gonçalo Esteves. O SCP à procura de um jogador para as laterais, com este belíssimo jogador nos seus quadros. Gostei também do Brás, defesa ...ler comentário completo »
Jogo à portuguesa
2023-07-17 10h00m por sparagufas
Já é normal para Portugal estas situações. Parece que é instrução vinda do banco, não dá para entender. Primeira parte a ver jogar, segunda parte a correr atrás do prejuízo. É sempre isto. . .

Viu se bem a nossa qualidade, jogadores excelentes, os miúdos certos para estar ali a representar-nos mas porque raio é que temos sempre de dar uma parte de vantagem nos jogos mais decisivos??

A Itália mereceu ser campeã mas não tem uma equipa melhor que a de Portugal. A sorte procura-se. . . e o azar também!
fcpinvicta e sub19
2023-07-17 09h45m por matrioska_russa
Concordo contigo. Vários nomes que há um ano no Europeu sub17 tinham impressionado e que não foram convocados. Mas se por um lado vi poucos talentos diferenciados nestes sub19, por outro lado, o grupo estava a ser a arma forte de Portugal no torneio.

Já tinha dito que os resultados tinham sido melhores do que as exibições, por isso, nunca pensei que fosse uma final garantida. Continuam de parabéns. Ganhar seria sempre bom, mas estas competições servem principalmente para...ler comentário completo »
Alta competição, alta exigência
2023-07-17 09h36m por euricodleitao
Nos desportos com contacto físico, cada vez mais, carece de juízes/árbitros capazes e com conhecimento prático no desporto.

O futebol está cada vez mais como o basquetebol, onde grande parte dos duelos 'banais' são falta.

O desporto carece de árbitros e arbitragens que conheçam profundamente o aspeto teórico da modalidade (nesse nível, não nos podemos queixar) mas podemo-nos queixar que grande parte dos árbitros não têm passado enquanto atletas do desporto, ...ler comentário completo »
Tugas
2023-07-17 09h16m por xithombo
Este tipo de decisões a um jogo é penalizador. Há uma grande ingratidão para com estes jovens. Fizeram uma grande campanha, mas porque vacilaram neste último já são os piores jogadores e a pior equipa da prova. Outros até dizem que não se aproveita nenhum jogador.
GS
Seleção Sub-19
2023-07-17 08h58m por GSCGrandeamor
Jogo fraco por parte da seleção Portuguesa. Esperava muito mais e penso que todos esperavam o mesmo.
Depois dos jogos feitos até aqui era de esperar outra entrega e outro empenho. Mas nada disso se viu, a Itália esteve bem fez mais do que suficiente para vencer.
A nossa seleção entrou mal no jogo, depois de sofrer o golo ainda deu alguns sinais mas sem grande perigo, era mais com o coração do que com a cabeça.
Na segunda parte mais do mesmo.
É verdade que...ler comentário completo »
ZY
Seleção
2023-07-17 08h00m por zyxw4321
Não deixa de ter feito um percurso excelente, e há que lhes dar os parabéns por isso. Isto foi uma seleção em que vários jogadores convocáveis e potencialmente escolhas/titulares não foram chamados, portanto ainda assim terem chegado à final é um sucesso sem ses nem mas.
Outro
2023-07-17 03h39m por fcpinvicta
O Renato Veiga faz uns jogos na Bundesliga mas é preterido em detrimento de miúdos dos sub19. Esta competição não me diz nada mas se é para ganhar, mesmo sendo um mini campeonato de Europa irrelevante, que seja para levar os melhores
Acrescento
2023-07-17 03h31m por fcpinvicta
O plantel dos sub19 Famalicão nem foi olhado, deve ser alguma alergia a empresários.
Seleção
2023-07-17 03h30m por fcpinvicta
Uma convocatória muito estranha com várias ausências dá nisso. Muitos jogadores tinham lugar nesta seleção, João Muniz seria titular, Leonardo Barroso, Manuel Mendonça devia ter sido convocado, o umaro do Porto também devia ter sido convocado, o Ponta de lança dos sub 19 do Benfica que n lembro o nome, o Afonso Moreira seria títular nesta seleção, o próprio Vivaldi Semedo é melhor que o falé e o Herculano, aliás no banco nem tinha nenhum extremo desiquilíbrador , era bola no Borges e fé em...ler comentário completo »
AZ
Derrota previsível
2023-07-17 02h49m por azulado
Em quase todos os jogos que ganhou, esta seleção teve jogadas fracas e golos de sorte. Não tinha grande futebol e não houve muita força de vontade. Como a Itália melhorou na sua atitude, só havia de aparecer um resultado: derrota para Portugal. Meninos bonitos que pensam a mais que são estrelas do futebol.
Pimba!!!
2023-07-17 02h23m por LelloMarmello
Parece o Sport Lisboa e Benfica. . .
Quando tem mesmo de ganhar contra os adversários directos. . . não conseguem
FPF - Finais Perdidas em Futebol
2023-07-17 02h03m por TomPen
Ponham like e subscribe para mais piadas hilariantes.
Portugal x Itália
2023-07-17 00h35m por JonSnowball
Ui, ui, tanto clubismo que por aqui anda. Tanto "os dos outros clubes tiveram mal, quem teve bem foram os do meu".
TI
Triste Fado
2023-07-16 23h53m por Tiago_Pastel
Sinceramente, fico apenas com a ideia de que fomos sobranceiros. . .
Tínhamos mais e melhor equipa, mas o resultado (e a exibição) da fase de grupos, jogou contra nós.

Ao contrário de muita opinião que já aqui li, não acho que seja uma fornada com muitos valores, apesar do bom europeu realizado.

Curiosamente, os que mais gosto, desta geração, nem foram titulares e/ou convocados. . .

A Itália mereceu a vitória, neste jogo, gostemo...ler comentário completo »
Vitória justa da Itália mas
2023-07-16 23h32m por marcosteixeira949
Foi pena ver Portugal perder mais uma final depois grande europeu fizeram, talvez tenha entrar demasiado confiança mas foi responsabilidade de treinador por ter não colocado João Vasconcelos a jogar mas enfim, independentemente de tudo, o futuro da seleção portuguesa está mais segurado! Tem ali muita qualidade ser aproveitada, agora tudo depende os próprios jogadores e os clubes. Acredito que Portugal ganhará mais título de sub 19, também diziam Portugal não ganharia o título quanto cedo d...ler comentário completo »
Portugal
2023-07-16 23h15m por Bracara_Avgvsta
A vitória da Itália foi mais do que justa. Esta seleção tem muita qualidade, mas hoje muitos jogadores tiveram um desempenho abaixo do esperado.
É incompreensível como é que o João Vasconcelos não entrou em campo. . . O Herculano Nabian é forte fisicamente, mas de resto é zero. Não sei como é que o intitularam de "craque" há uns anos atrás.
Digam o que disserem
2023-07-16 22h48m por Triper
deu muito ideia de que o grupo neste jogo já estava com a ideia de que entrou a pensar que já estava ganho.

Nem parecia que estavam a jogar os mesmos, parecia que estavam totalmente noutro lugar.

É certo que isto deve ter sido algo do outro mundo para deles e isso provavelmente os afetou, mas é pena perderem um jogo por uma vantagem tão minúscula.

Pelo menos deu para ver que há ali qualidade se os jogadores quiserem. Agora falta ver se há essa m...ler comentário completo »
Sub19
2023-07-16 22h42m por moumu
Já sabiamos que ia ser muito dificil, só vi a 2ª parte e Portugal teve muita bola embora falhando alguns passes tivemos uma boa chance num golpe de cabeça, a Itália manteve-se muito coesa e a sair com qualidade nos contras mas prontos fizeram um grande esforço, gostei do Hugo Felix, Carlos Borges tem muito fisico e cria estragos, nõa vamos exigir demais ainda são juniores.
João Vasconcelos
2023-07-16 22h38m por robbiefowler9
Porque é que é não foi aposta neste jogo? Sempre que entrou fez a diferença, foi o melhor suplente utilizado do Europeu
Ainda assim
2023-07-16 22h37m por robbiefowler9
Tenho esperança que esta geração de 2004/2005 dê muitos frutos no futuro, para além dos que competiram no europeu ainda faltaram Mateus Fernandes, Essugo, Muniz e Callai
final
2023-07-16 22h35m por Tobin
Temos de dar os parabéns aos jogadores por aquilo que fizeram neste europeu. Na final a Itália foi melhor.

Que tenham sorte no futuro.
Hugo felix
2023-07-16 22h34m por joa-osousa803
Coitado. Muita pinta, pouca bola. Nao sei como ainda marca livres
12

OUTRAS NOTÍCIAS

II Liga
Oficial
Técnico substituiu Tozé Marreco no comando técnico
O Tondela despediu-se, esta quinta-feira, de Sérgio Gaminha, técnico que substituiu Tozé Marreco no final da presente temporada e orientou os últimos seis jogos no ...