placardpt
      Benfica derrotado pelo Lyon na primeira mão

      O sonho ali tão perto...

      2024/03/19 21:58
      E4

      História escrita no Estádio da Luz. Pela primeira vez, uma equipa portuguesa alcançou os quartos de final da Liga dos Campeões. E, com isto, foi a vez do Benfica reencontrar o Lyon - o recordista de troféus da prova -, três anos depois. Após duas derrotas por 5-0 numa vida passada, o sonho ainda vive e segue para França.

      Filipa Patão regressou ao 3x4x3 - com Jéssica Silva a ser baixa de última hora -, mas a contrariedade vivida por Nycole Raysla, ainda durante a primeira parte, fez com que Chandra Davidson fosse chamada a jogo mais cedo. Sonia Bompastor, sem contar com duas estrelas maiores - Danielle van de Donk e Ada Hegerberg - utilizou um 4x3x3 com Sara Dabritz a ser o membro mais recuado no meio-campo.

      Definição de pressão

      A entrada das águias em jogo foi uma réplica exata do que Filipa Patão havia pedido em conferência de imprensa de antevisão: um «Benfica quase perfeito». Alta pressão na primeira fase de construção do Lyon e um grande condicionamento individual às portadoras de bola. Aqui, Laís Araújo, Anna Gasper e Christy Ucheibe sobressaíram, aquando da chegada da bola ao último terço, mas também a fação ofensiva da equipa da casa esteve elementar.

      Se o eventual medo do grande Lyon existia no balneário luso, não transpareceu em campo - que o diga a bola ao poste enviada por Andrea Falcón, logo nos primeiros minutos, que Endler ainda defendeu, mas nem assim evitaria males maiores. As campeãs francesas não conseguiam, em Lisboa, demonstrar o potencial que detêm.

      Entre várias paragens por faltas ou lesões, a turma de Sonia Bompastor conseguiu deter algum controlo do duelo em vários minutos, mas quem aproveitou as quebras de ritmo foi mesmo o Benfica. Daqui, nasce o golo de Andreia Faria. Vanessa Gilles tentou servir Mbock, mas o passe ficou curtinho. Apareceu, em modo flecha, a média das encarnadas para fazer o golo que as fez sonhar. E, com esta exibição, tinham todo o direito a isso.

      Do choque à resposta

      O Lyon demonstrava estar em choque, depois dos primeiros 45 minutos no Estádio da Luz. Poucas garantias dadas, pouca consolidação. No entanto, para uma equipa com este estatuto e de renome, todos sabemos que é preciso apenas um rasgo de criatividade e que tudo saia certo uma vez para as coisas resultarem.

      Assim foi. Ellie Carpenter soltou-se, pela primeira vez na partida, e desenhou a jogada que culminou num toque de calcanhar de Dumornay para a resposta de Cascarino - que se mostrou algo apagada no decorrer da primeira parte.

      A partir daqui, foi a vez das comandadas de Sonia Bompastor se mostrarem capazes de fazer melhor na Luz. E fizeram isso mesmo. Com o Benfica a baixar mais as linhas e sem conseguir sair da sua zona de pressão, Sara Däbritz conseguiu concretizar a remontada, após uma jogada de ataque rápido das francesas.

      O Benfica tentou fazer pela vida, mas não houve espaço ou tempo para mais. As francesas não facilitaram e agora o futuro passa por França, no próximo dia 27 de março.

      U Terça, 19 Março 2024 - 20:00
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      Ewa Augustyn
      1-2
      Andreia Faria 43'
      Delphine Cascarino 63'
      Sara Däbritz 79'
      Estádio do Sport Lisboa e Benfica
      Lotação64 642
      Medidas105x68m
      Inauguração2003
      FaseQuartos-de-Final
      Mão1ª Mão
      Lances Capitais
      43´
      GOLO Benfica!
      Andreia Faria marca
      63´
      GOLO Lyon!
      Delphine Cascarino marca
      77´
      GOLO INVALIDADO Lyon: Lindsey Horan apanhada em fora de jogo. Lance para passar pelo crivo do VAR. O golo foi de Vicki Becho.
      79´
      GOLO Lyon!
      Sara Däbritz marca
      A Chave

      Minuto 43 - É o culminar de uma primeira parte quase perfeita do Benfica. O golo de Andreia Faria deu alento ao sonho da equipa portuguesa na Liga dos Campeões e mesmo a este duelo.

      O Árbitro

      Critério algo incongruente nas faltas assinaladas, mas, na sua maioria, agiu bem e passou despercebida do encontro.

      O Melhor
      Que exibição!

      A demonstração de futebol do Benfica esta noite, no Estádio da Luz, demonstra o quanto (e bem) cresceu o futebol feminino no panorama português. Pouco errático, coeso e bem delineado. Bateram-se com tudo contra uma das melhores equipas da Europa.

      O Pior
      Primeira parte do Lyon

      Têm capacidade e talento para muito mais do que aquilo que demonstraram na primeira parte. O Lyon é das grandes equipas do futebol europeu, mas, na primeira parte na Luz, tudo pareceu escasso.

      Forma
      Benfica
      2023/2024
      54J
      40V
      10E
      4D
      175-37G
      Lyon
      2023/2024
      29J
      25V
      4E
      0D
      111-17G

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      O Lyon(ee)
      2024-03-20 08h11m por PedroBorgas
      Pareceu-me ser bastante superior, mas o Benfica lutou muito bem!

      Muitos parabéns!
      p120571@gmail. com
      2024-03-20 07h42m por p120571
      Não sendo benfiquista, não deixei de vibrar com a excelente prestação da equipa portuguesa. . . Não esquecer que o Lyon é, talvez, a maior potência europeia. Excelente propaganda para o futebol feminino português. Pena o resultado, mas nem esse é demasiado mau. Parabéns!!!
      SLB Feminino
      2024-03-20 05h39m por moumu
      Bom esforço, tarefa muito dificil para a 2ª mão mas já dignificaram o futebol feminino português.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Taça de Portugal
      entrevista
      Lateral esteve à conversa com o zerozero
      A grande decisão da prova Rainha do futebol português está aí à porta e é já este domingo que Sporting e FC Porto se reencontram pela 6ª vez - ...