placardpt
    Mude para o zerozero Basquetebol. Tudo sobre o Basquetebol aqui!
    Benfica e Imortal defrontam-se em Odivelas

    Época arranca com a Supertaça: «Existe um enorme respeito e reconhecimento»

    É já este domingo que se faz o lançamento inicial oficial da temporada 2023/24, no que ao basquetebol masculino de elite diz respeito, com a realização da Supertaça Mário Saldanha, em Odivelas, entre o Benfica, campeão nacional em título e vencedor da última edição da Taça de Portugal, e o Imortal.

    Esta será a 37ª edição da Supertaça masculina e, a partir de agora, o troféu terá o nome de Mário Saldanha, antigo jogador de Clube Atlético de Queluz, Sporting CP, Sporting da Beira (Moçambique), Ferroviário de Nampula (Moçambique) e SL Benfica e presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (entre 1992 e 2014), assim homenageado.

    «É um grande orgulho e foi com grande felicidade que recebi a notícia”, confessa. “A supertaça foi criada há 37 anos, na altura era presidente do CA Queluz e disputámos essa prova com o Barreirense. Foi disputada a duas mãos, primeiro no Barreiro, quando perdemos por 24 pontos, e depois em Queluz, com uma vitória por cerca de 40 pontos. Assim, foi uma agradável surpresa quando soube que tinha sido dado o meu nome à supertaça», afirmou o ex-dirigente, em declarações à FPB.

    A prova colocará frente a frente o Benfica, bicampeão nacional masculino em título e vencedor da última edição da Taça de Portugal, e o Imortal, que na época passada lutou para não descer à Proliga, que conseguiu com sucesso, mas teve sucesso na Prova Rainha, onde surpreendeu, aproveitou a queda precoce de Sporting e FC Porto e chegou à final, perdendo para os encarnados por 74-75.

    Claro favorito para esta partida, o conjunto comandado por Norberto Alves já conquistou a Supertaça um total de 14 vezes, sendo o recordista do mesmo, seguido da Ovarense (8) e FC Porto (7). O Imortal, por sua vez, nunca conquistou esta prova. A isto junta-se ainda o facto do Benfica ter vencido oito dos últimos 10 duelos entre ambos. As únicas vitórias algarvias surgiram em 2021, para o campeonato (93-86) e Taça (88-90).

    Além desse fator histórico, o Benfica chega a este jogo com outras armas, mantendo praticamente toda a equipa em relação à época passada (apenas duas caras novas), enquanto os algarvios sofreram uma revolução no plantel e viram chegar 12 novas caras, além do treinador, agora Bernardo Pires.

    Diogo Gameiro, base do Benfica, em discurso direto:

    Arranque da época: «Os nossos internacionais que estavam no Mundial chegaram há pouco tempo. A Supertaça vai dar o arranque para a nova época e é o primeiro objetivo, de muitos, que temos para esta época. Já nos escapa há algum tempo e queremos começar da melhor maneira, porque no final do mês temos a qualificação para a Champions e estamos muito focados neste início de época.»

    Objetivos do Benfica: «Como já é normal no Benfica, os objetivos são ganhar todas as competições onde está inserido. Todas as competições nacionais são o nosso objetivo, qualificação para a Champions e fazer uma campanha tão boa ou melhor que a do ano passado.»

    Ben Romdhane, extremo/poste do Benfica, em discurso direto:

    Pré-época: «Fizemos uma boa preparação para esta nova época e a Supertaça é muito importante para nós, porque não a ganhámos no ano passado e para mim e para toda a equipa era bom começarmos a época com este troféus. Estamos preparados e contentes, temos de volta os jogadores que estiveram a representar as suas seleções no Mundial. Foi uma semana difícil, mas eles vão estar em forma para este jogo.»

    Vantagem em relação ao Imortal: «Estou muito feliz. Já não via alguns colegas há alguns meses e na equipa está um bom ambiente, por isso espero que se sinta o mesmo nos treinos e nos jogos. Estamos motivados, porque agora todos querem ver o Benfica jogar e temos vantagem em relação ao nosso adversário, pois mantivemos o mesmo grupo e o ambiente na equipa. Isso é algo positivo. Todos se conhecem e vamos continuar a trabalhar, mais que na época passada.»

    Norberto Alves, treinador do Benfica, em discurso direto:

    Antevisão: «Vamos apresentar aos nossos jogadores a equipa adversária, quem irá defender inicialmente os seus jogadores. Prevemos o que vão fazer em termos defensivos e ofensivos, teremos uma apresentação individual dos jogadores e depois um treino mais coletivo, das ações que o adversário poderá fazer. É importante perceber o que da nossa parte teremos de fazer. Quem ganha é a equipa que consegue impor o seu ritmo de jogo e marcar pontos nos vários momentos do jogo. Queremos ser equilibrados e procurar que o nosso adversário não tenha pontos fáceis e não ganhe confiança. O facto de a equipa se manter quase toda é uma vantagem para nós, mas ninguém ganha jogos no papel.»

    Mudanças no Imortal: «A equipa do Imortal mudou muito, de treinador e de jogadores. Dois atletas estrangeiros já jogaram na Liga portuguesa, sobre esses conseguimos ter mais facilmente informações. Nos outros [jogadores estrangeiros] temos de fazer um scouting individual.»

    Ausências na preparação: «Só nesta semana é que tivemos todos os jogadores do plantel, com os três atletas que vieram do Mundial. O Aaron Broussard também teve uma pequena lesão e já conseguiu treinar-se normalmente. Foi uma semana em que fomos às coisas mais sólidas do passado. A equipa não mudou muito, e isso, para nós, é uma vantagem. Para o momento da época estamos bem. Temos a Supertaça, depois teremos a Champions League e será importante estar num momento em que a equipa consiga fazer coisas muito positivas dentro de campo.»

    Adeptos: «Palavra-chave muitas vezes para se ganhar jogos é energia, e a que vem dos nossos adeptos, da bancada, foi decisiva para o sucesso dos últimos anos. Contamos com essa energia, entusiasmo e emoção que vem de fora para os jogadores e os contagia. Espero que a equipa também dê um jogo agradável, dinâmico e moderno, transmitindo boas sensações e emoções no início de época.»

    Bernardo Pires, treinador do Imortal, em discurso direto: 

    Ambições: «Será um ano de crescimento e aprendizagem. Temos irreverência e ambição para tentar aproveitar esta oportunidade para crescer e conquistar espaço ao mais alto nível no panorama do basquetebol nacional. Prometemos trabalhar com humildade e consciência de que poderemos não ser os melhores ‘no papel’, mas que iremos trabalhar todos os dias com o afinco e rigor dos melhores, que são exemplos para todos nós.»

    Antevisão: «Existe um enorme respeito e reconhecimento por toda a estrutura do SL Benfica que, esta época, apostou na continuidade da maioria dos seus elementos. Numa fase inicial da época desportiva, a continuidade de toda a estrutura e, consequentemente, da maioria das ideias e conteúdos, poderá ser um fator decisivo para esta partida. Cabe-nos a nós, Imortal, honrar todas as condições oferecidas, honrar todas as pessoas que nos apoiam e suportam diariamente (ano após ano) e tentar colocar em prática todas as ideias que temos vindo a tentar assimilar nestas últimas semanas com níveis máximos de entrega, respeito e dedicação.»

    Fábio Lima, extremo do Imortal, em discurso direto:

    Benfica: «O Benfica é a equipa bicampeã e é mais experiente do que nós, pelo que pressão de ganhar este jogo está do lado deles. Não sendo um desafio fácil, não viramos a cara à luta e sábado estaremos lá para competir, cumprindo o nosso plano e com confiança no trabalho que temos desenvolvido.»

    Evolução: «A equipa é jovem, mas com as ideias claras do trabalho que estamos a fazer. Há que confiar no nosso caminho. Vejo-nos unidos e a crescer enquanto equipa desde já e com margem para progressão.»

     



    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    BENFICA
    EMPATE
    IMORTAL

    Fotografias

    Supertaça Mário Saldanha 2023| Benfica x Imortal
    Supertaça Mário Saldanha 2023| Benfica x Imortal

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...
    jogos históricos
    U Sábado, 16 Setembro 2023 - 19:00
    Pavilhão Multiusos de Odivelas
    93-75

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Futebol Asiático
    Triunfo frente ao Yokohama Marinos
    Há novo campeão asiático! Depois da derrota no jogo da primeira mão da final, o Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, conseguiu superiorizar-se ao Yokohama ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    ZZ
    zzmg2 25-05-2024, 19:26
    Aleaotejano 25-05-2024, 19:25
    moumu 25-05-2024, 19:24
    acmzz 25-05-2024, 19:22
    acmzz 25-05-2024, 19:21
    Aleaotejano 25-05-2024, 19:20
    UDLeiria_UMV 25-05-2024, 19:19
    merdinhense 25-05-2024, 19:16
    acmg 25-05-2024, 19:15
    tiagosousa797 25-05-2024, 19:14
    acmg 25-05-2024, 19:12
    UDLeiria_UMV 25-05-2024, 19:12
    acmg 25-05-2024, 19:10
    HA
    Halibut 25-05-2024, 19:09
    anon428 25-05-2024, 19:08
    ZZ
    zzmg2 25-05-2024, 19:06