placardpt
Vitória pela margem mínima

Assim ninguém quer andar sozinho

E7

Caro leitor, antes demais, delicie-se.

Visto isto, é impossível olhar para esta vitória do Dortmund - 1-0, frente ao Paris SG na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões - e não pensar: «Já só faltam 90 minutos.»

Com menos favoritismo, como foi na fase de grupos e nos quartos de final, o Dortmund voltou a suportar-se no sempre impressionante Signal Iduna Park, perito em deixar o mundo boquiaberto e em empurrar onze homens rumo ao objetivo comum.

Duelos de interesse

Hummels e Schlotterbeck vs Mbappé, Sabitzer vs Donnaruma e Dembélé vs o lado esquerdo da defesa amarela. A primeira parte esteve repleta de duelos peculiares, cativantes e agradáveis. Numa primeira parte equilibrada, mas a espaços dominada pelos alemães, Dembélé foi o mais inconformado, único francês a remar contra a maré. Pelo flanco direito, criou, tentou assistir e visou a baliza, sempre sem êxito.

Contudo, como referido, foi o Dortmund que andou mais perto do golo e Sabitzer foi o maior exemplo disso: obrigou Donnaruma a, pelo menos, um par de importantes defesas. O trabalho dos centrais alemães, com a dura tarefa de secar Kylian Mbappé, foi irrepreensível. Secaram os adversários e, como se não bastasse, construíram o golo. 

Schlotterbeck, sem fazer prever e com a bola ainda atrás do meio-campo, serviu Füllkrug, até então algo desaparecido, com conta, peso e medida. O avançado isolou-se e ficou na cara do golo: frente ao italiano, escolheu um lado e rematou seco para abrir o marcador.

Toma lá, dá cá

O intervalo foi bom, essencial até, para o Paris SG. Após o refrescar de ideias, os franceses viveram o melhor período. Essa fase, que quiçá justificava um golo, viu o auge quando, no mesmo lance, Mbappé e Hakimi atiraram aos dois postes da baliza de Kobel.

Recomposto, o Dortmund aproveitou o marcador do primeiro golo para voltar a incomodar. Füllkrug dispôs de duas ocasiões de ouro para dilatar a vantagem, mas, menos inspirado, o avançado desperdiçou-as. 

Reequilibrada a balança, a segunda parte também providenciou embates de alto calibre e Sancho vs Nuno Mendes foi um dos melhores: o inglês fez o que quis do português, que foi atormentado durante os 90 minutos. Por outro lado, Vitinha, o outro português em campo, foi um dos melhores em campo.

Até ao final, as oportunidades dividiram-se. Dembélé continuou o festival de desperdícios e Brandt fascinou-se com o espaço e perdeu um lance capital. O tempo passou, o cansaço notou-se, mas o fim, inevitável, chegou. Desta feita, na cabeça de qualquer adepto alemão, depois da grandiosidade da noite, o «ainda faltam 90 minutos» caiu por terra. «Já só faltam 90».

jogos em destaque
U Quarta, 01 Maio 2024 - 20:00
Signal Iduna Park
Anthony Taylor
1-0
Niclas Füllkrug 36'

ESTÁDIO

Signal Iduna Park
Lotação81 365
Medidas105m x 68m
Inauguração1974
Positivo
Jadon «Serpente» Sancho

Fantástico jogo do médio inglês, que também merece ser destacado. Realizou 11 dribles com sucesso e fez o que quis de Nuno Mendes. Criou muito e, mais importante, deliciou quem assistiu a este encontro. Está a recuperar a forma, para fazer inveja ao Manchester United

Negativo
«Em casa resolve-se»

Deu sempre a sensação que, a existir um vencedor, teria de ser o Dortmund. O Paris SG, apesar de também ter tido várias ocasiões para sair da Alemanha com outro resultado, nunca mostrou querer verdadeiramente a vitória. Além da exibição cinzenta de vários jogadores, ficou a ideia no ar de: «em casa, nós resolvemos». Vamos ver se têm sorte.

Forma
Borussia Dortmund
2023/2024
45J
24V
12E
9D
82-51G
Paris SG
2023/2024
48J
31V
12E
5D
117-46G
O Árbitro

Exibição tranquila do árbitro. Alguns lances difíceis de ajuizar, mas, no geral, acertou sempre. Anthony Taylor regressa a Inglaterra com uma nota positiva.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BORUSSIA DORTMUND
EMPATE
PARIS SG

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Dortmund
2024-05-02 14h41m por AngelEyes
Espero bem que cheguem à final e que vençam. A muralha amarela já merecia uma segunda orelhuda!
moumu
2024-05-02 14h40m por tenshi
Eu tambem torço pelo PSG pelos mesmo motivos que referistes, amo ver o Vitinha jogar e vem tornando um dos melhores do mundo na sua posição, adoraria ver ele no Real como substituto de Modric mais é improvavel já que a relação entre real e psg é pessima.
BVB-PSG
2024-05-02 02h28m por moumu
Noto pelo artigo que houve chances para os 2 lados por isso tudo em aberto para a 2ª mão, torço um pouco pelo PSG porque gostva que eles ganhassem pela 1ª vez e pelos portugueses e também porque gosto do estilo de jogo de Mbappé.
El_Matador
2024-05-01 23h27m por Koemanout
Vê se mesmo que não vias os jogos do united , o Sancho em Inglaterra não fintava ninguém , o tem hag não pode entrar em campo e jogar por ele .
Dortmund
2024-05-01 22h45m por ikercasillasbestgk
Podemos criticar e muito esta equipa, mas tem talvez os melhores adeptos a nível mundial. Aquele YNWA foi só lindo de se ver, especialmente tendo em conta que sou adepto do Liverpool. Parabéns adeptos do Dortmund!
2024-05-01 22h31m por El_matad0r
Este jogo só vem mostrar que há treinadores que tomam decisões verdadeiramente criminosas é que lesam e de que maneira as suas equipas sem nenhum tipo de explicação lógica, pensei que fosse só o Schmidt a fazer isto mas parece que é abrangente…
Comecar num treinador que nem tem nada a ver com este jogo diretamente (Ten Hag) ver este Jadon Sancho jogar assim numas meias finais de Champions depois de ter sido escorraçado humilhado na primeira metade da época em Manchester é mais do que uma...ler comentário completo »
ZA
Dortmund
2024-05-01 22h27m por Zagorakis
Vitória sofrida mas ficam com a vantagem para a segunda volta. Considerando-se a diferença entre os dois planteis foi uma vitória quase perfeita mesmo tendo a sorte do seus lado no início da 2ª parte.

Que consigam sobreviver em Paris e estejam na final.

OUTRAS NOTÍCIAS

II Liga
Os destaques da ronda
Pela terceira época consecutiva, o zerozero faz a cobertura ao minuto de todos os jogos da Liga Portugal SABSEG.