SC Braga bate Gil Vicente

Balança, mas não cai

Vizinhos que se reuniram para um final de tarde de bom futebol na Pedreira. Este sábado, o SC Braga recebeu e bateu o Gil Vicente, na jornada 26 da Liga Portugal Betclic, por 2-1. Os bracarenses regressaram às vitórias, após o empate em Vila do Conde, e prolongaram o bom momento de forma. Os gilistas, por outro lado, viram interrompida a melhor série da temporada e voltaram, quatro jogos depois, a conhecer o amargo sabor do desaire.

Em relação ao último duelo, Artur Jorge fez regressar Víctor Gómez e Rodrigo Zalazar ao onze inicial, em detrimento de Joe Mendes e Vítor Carvalho. Vítor Campelos repetiu o onze que empatou, em casa, frente ao GD Chaves na última jornada.

Ainda com a luz do dia no plano de fundo, o SC Braga entrou de olhos postos na baliza de Andrew Ventura. Novamente no 4x4x2 que os tem acompanhado na melhor série defensiva da temporada, os arsenalistas entraram a mandar, com futebol rápido e vertical, aliado a uma forte reação à perda que impediu o Gil Vicente de ter bola no primeiro quarto de hora. Pese embora tenham existido alguns lances de perigo nesse período, com particular destaque para um remate de Banza, os forasteiros sobreviveram ao sufoco inicial.

A pouco e pouco, a turma de Barcelos ganhou confiança para ter bola e encontrou soluções para fugir à forte pressão do adversário e assim evitar a repetição dos erros na fase de construção. Maxime Domínguez, o médio mais adiantado no 4x2x3x1 gilista, recuou alguns metros e deu referência à equipa para sair, recebendo algumas vezes nas costas de João Moutinho e Zalazar.

As melhorias dos visitantes conduziram a um período de maior equilíbrio, onde apesar da esmagadora supremacia na posse de bola, o SC Braga teve mais dificuldades para chegar ao último terço. Já na reta final da primeira metade, os anfitriões voltaram a crescer, encontraram o caminho pelos flancos e desbloquearam o marcador: Matheus lançou a transição com uma boa saída dos postes, Borja cruzou rasteiro e Abel Ruiz atirou a contar.

Mais um susto

Depois de aberto o marcador, prémio justo para a melhor equipa na primeira metade, os fantasmas voltaram a pairar no Municipal de Braga. Como em muitos outros duelos da presente temporada, os bracarenses desligaram depois de chegar à vantagem. O Gil Vicente, mais agressivo sem bola e corajoso com ela, apresentou-se mais capaz de dividir o jogo na segunda metade.

A toada do jogo mudou e Alipour, nos primeiros minutos, não conseguiu fazer o empate na cara de Matheus. Fê-lo, porém, em cima da hora de jogo, a partir da marca de grande penalidade. Jogo relançado e reação de Artur Jorge, a pouco mais de 15 minutos para o final: Álvaro Djaló e Cher Ndour foram lançados, com Roger Fernandes a recuar para lateral esquerdo. Mensagem claramente ofensiva do treinador bracarense para tentar recuperar a vantagem.

O objetivo era agitar, mas as caras novas nada acrescentaram. Vítor Campelos, por outro lado, refrescou a equipa e viu os seus jogadores cada vez mais confortáveis nas tarefas defensivas, capazes de antecipar tudo o que o adversário tentou fazer. Os galos podiam, inclusive, ter feito a reviravolta numa das poucas transições que conseguiram lançar, mas Alex Pinto atirou muito por cima.

Perante a falta de resposta dos dois jogadores lançados (Álvaro Djaló, sobretudo, teve uma entrada desastrosa em jogo), Artur Jorge tinha voltado a mexer e desfez a ideia de ter Roger a lateral, lançando Joe Mendes. Numa altura em que a impaciência já tomava conta do ambiente e os erros da equipa se acumulavam, foi o sueco a desbloquear: depois de uma grande receção a um passe longo, fez o que quis de Alex Pinto e cruzou de forma milimétrica para Banza fazer o 19.º golo na Liga, ao cair do pano.

Antes do final, ainda espaço para uma saída desastrada de Matheus, que atropelou Serdar pelo caminho - o turco abandonou o relvado de maca - e deixou a baliza deserta, mas Alipour rematou por cima. O SC Braga voltou a balançar, mas não caiu. Os arsenalistas livraram-se de mais um susto e colocaram pressão no FC Porto, agora a dois pontos - à condição - de distância.

jogos históricos
U Sábado, 16 Março 2024 - 18:00
Estádio Municipal de Braga
Iancu Vasilica
2-1
Abel Ruiz 39'
Simon Banza 89'
Ali Alipour 60' (g.p.)

ESTÁDIO

Estádio Municipal de Braga
Lotação30 286
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
Lances Capitais
27´
GOLO INVALIDADO Gil Vicente
Martim Neto colocou a bola no fundo da baliza de Matheus, mas Ali Alipour foi apanhado em posição irregular no início da jogada.
39´
GOLO SC Braga!
Abel Ruiz marca
60´
GOLO Gil Vicente
Ali Alipour marca de grande penalidade!
89´
GOLO SC Braga!
Simon Banza marca
Positivo
Resposta gilista

O Gil Vicente não teve um início de jogo fácil. No primeiro quarto de hora, teve inclusive muitas dificuldades para ter bola. Mas a equipa reorganizou-se, ganhou confiança e apresentou-se de cara lavada para fazer uma ótima segunda parte em Braga.

Negativo
Intranquilidade volta a sentir-se

Uma vez mais, como noutras partidas esta temporada, o SC Braga acusou muito um golo sofrido. A equipa arsenalista, que estava a ter uma ótima exibição, mudou completamente depois do 1-1 e deu lugar a um coletivo intranquilo, ansioso e com muitos erros. Não ganhou para o susto.

Forma
SC Braga
2023/2024
45J
26V
8E
11D
90-61G
Gil Vicente
2023/2024
31J
10V
7E
14D
42-45G
O Árbitro

Arbitragem sem grandes percalços para Iancu Vasilica. Não cometeu erros graves.

Fotografias(17)

Liga Portugal Betclic: Braga x Gil Vicente
Liga Portugal Betclic: Braga x Gil Vicente

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SC Braga
2024-03-17 16h26m por Bracara_Avgvsta
Na primeira parte até estivemos bem, mas a segunda parte foi vergonhosa. Parecíamos uma equipa, e estávamos a jogar no nosso estádio. Já não falta muito para o 'treinador' ir embora. Ficou amuado por ter visto lenços brancos, coitadinho.
Braga
2024-03-17 09h37m por Echelon77
Prometia mais no início de época e vendo o plantel que tem, que é o que tem safado esta equipa na realidade. As individualidades têm resolvido a questão em alguns jogos.
Mas em termos gerais têm falhado muito e estado abaixo do rendimento que se esperava
Jogo
2024-03-16 21h12m por redlegion
Um gajo vem aqui todas as semanas para tentar sacar algo positivo, mas não dá. Até já estou cansado de dizer mal, que sinceramente só quero que chegue Maio para acabar com este sofrimento.
SCBFAN
2024-03-16 20h57m por redlegion
A única coisa que safa o distribuidor de coletes é a qualidade individual dos jogadores que faz a diferença nos momentos de aperto. Treinasse ele certos Bragas onde jogou e lutaríamos pela manutenção.
Braga
2024-03-16 20h34m por SCBFAN
Foi mais um jogo fraco da equipa. O primeiro remate à baliza na segunda parte foi precisamente o golo do Banza. . . aos 90 minutos.
A única coisa q safa este Braga é ter melhores jogadores do q as outras equipas porque se não nem sei onde estaríamos.
Apostar em treinadores da casa tem os seus benefícios mas muitas das vezes não dá certo.
Braga - gil
2024-03-16 20h31m por OrgulhoBracaro
Acho que foi o jogo que mais me enervei n época inteira. Não pelo jogo em si (porque foi horrível mas já é hábito) mas sim pela falta de vontade do Djaló. Não pode jogar mais, simplesmente não pode. Não quer cá estar. Temos miúdos na formação que fariam tudo pelos minutos que o Djaló recebe.
Abel Ruiz fez finalmente um boa exibição, Joe Mendes entrou bem (nem entendo porque não é titular) Ndour é molengão, Moutinho foi o senhor do costume e Matheus está a voltar a jogar ao seu bom...ler comentário completo »
Braga
2024-03-16 20h29m por moumu
Ok, o 4º lugar não deve escapar, basculam um pouco na defesa como de costume mas como têm um bom PL isso ajuda muito.
EnormeSCB
2024-03-16 20h24m por afonsofarinha
Vitória justa? Discordo o Gil foi melhor
EN
Braga
2024-03-16 20h20m por EnormeSCB
Vitória dificil mas justa da melhor equipa. Mais um da máquina de golos, este era difícil de roubarem lhe. Quanto ao senhor Vasilica o pior em campo um autêntico nojo dentro de campo. Vamos Braga!

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Mercado
Lateral em final de contrato
Depois de três temporadas de dragão ao peito, o lateral esquerdo português João Mendes está de saída do FC Porto e tem muito mercado interessado em adquirir os ...