placardpt
Benfica venceu Estrela, na Amadora

Estrela (e génio) de campeão!

O Estrela da Amadora fez vida difícil ao campeão na 1ª parte, mas o génio individual permitiu a reviravolta e a boa leitura de Roger Schmidt, ao intervalo, o conforto na partida, acabando o Benfica por vencer justamente por 1-4.

Depois do desaire na meia final da Taça da Liga, o Benfica voltava a virar atenções para o campeonato e Roger Schmidt promovia apenas uma alteração no onze inicial, com a entrada de Arthur Cabral para o lugar que pertencia a Musa, de saída para a MLS. Do lado do Estrela, o treinador Sérgio Vieira fazia duas mexidas em relação ao último jogo, entrando Aloísio e João Reis para os lugares que pertenciam a Pedro Sá e Hevertton Santos.

A genialidade individual

Casa habitualmente complicada para quase todas as equipas, a Reboleira cedo se mostrou assim mesmo para o campeão nacional. O José Gomes estava pelas costuras, num ambiente espetacular e com os adeptos dos dois lados a brilhar, mas foi dentro de campo que (naturalmente) surgiu o foco. Sendo este um relvado mais pequeno do que muitos da Primeira Liga e com o Estrela a defender em bloco baixo, em 5x4x1, e fazendo pressão apenas à zona (quase sempre quando os alas adversários recebiam a bola), o Benfica tinha um desafio em ataque organizado bem distinto do que na Luz, por exemplo.

Perante isto, Morato e Aursnes precisavam de procurar constante deambulações para o interior para desequilibrar e fomentar permutas posicionais e, numa primeira fase, o Benfica até se mostrou ativo, mas o Estrela estava bem organizado defensivamente e sabia como ferir as águias na transição, onde a velocidade de Regis e as diagonais de Ronaldo Tavares eram uma arma. De resto, os processos do Estrela eram bem mais simples e os comandados de Sérgio Vieira iam testando a defesa, e Trubin, na transição.

Di María fez a diferença
O Benfica estava claramente desconfortável na partida, sem saber o que fazer com tão pouco espaço no meio campo ofensivo, e o Estrela, percebendo isso, pressionou mais intenso, acabando por tirar daí frutos, quando, aos 28', uma arrancada tremenda de Léo Jabá pela esquerda, onde deixou todos pelos caminho e cruzou tenso, com Trubin a afastar incompleto e a permitir o remate do brasileiro logo de seguida, resultou no 1-0. A perder, de resto, o Benfica continuou com as mesmas dificuldades, mas, agora, estava mais exposto nas alas, onde Morato e Aursnes subiam mais, de tal modo que Regis quase ampliava aos 39', numa transição, onde falhou na cara de Trubin, depois de até tirar o ucraniano do caminho.

Com tamanha desinspiração coletiva com bola, foi o individual encarnado que fez a diferença e a reviravolta surgiu em cima do intervalo. Aos 44', Di Mária deambulou da direita para o meio, picou por cima da mesa e encontrou Arthur Cabral solto na área, que parou de peito e fez uma bicicleta para o 1-1. O Benfica, no entanto, não se ficou por aqui e menos de dois minutos depois fez a cambalhota, num belo toque de primeira de Cabral a desmarcar Rafa na direita da área, para este rematar cruzado para o 1-2. A Reboleira estremecia e havia bom futebol, de parte a parte.

Que bem faz ler

Percebendo que a equipa estava com dificuldades em contrariar a transição estrelista, Roger Schmidt colocou Florentino Luís ao intervalo (retirando Kokçu) e a equipa rapidamente melhorou na reação à perda, pressionando o Estrela nos primeiros minutos e chegando ao 1-3 com naturalidade, aos 52', por Otamendi, na sequência de um canto, depois de Cabral ter acertado na barra. O ímpeto de jogo tinha mudado claramente depois desta boa leitura de Schmidt e parecíamos estar perante um Benfica bem distinto.

Com dois golos de desvantagem, o Estrela era, agora, obrigado claramente a correr atrás do prejuízo e não chegava apenas defender bem e explorar a transição, pelo que os da Amadora subiram linhas e passaram a tentar ter mais bola no ataque, o que abriu o jogo. Isto permitiu aos alas encarnados, especialmente Aursnes, inserir-se mais em posições centrais e a equipa passou a circular melhor a bola, aproveitando o espaço entre corredores e setores, que nunca tinha sido tanto na partida.

Rafa voltou a faturar @Filipe Amorim / Kapta+
Isto permitiu ao Benfica controlar melhor o jogo e as águias até podiam ter ampliado, mas o jogo acabou por acalmar e ainda mais aos 71', quando Regis, por causa de uma falta infantil e desnecessária, viu o segundo amarelo e consequente vermelho. Em vantagem numérica e no marcador, a verdade é que o jogo se tornou fácil para o Benfica, que foi gerindo o ritmo a seu belo proveito. Não houve, por isso, muito a assinalar nos últimos 20 minutos (exceção à estreia de Rollheiser e regresso de Bah), mas ainda houve tempo para Marcos Leonardo, numa transição, fechar as contas do jogo nos 1-4, para uma vitória justa do Benfica.

U Segunda, 29 Janeiro 2024 - 18:45
Estádio José Gomes
Hélder Malheiro
1-4
Léo Jabá 28'
Arthur Cabral 44'
Rafa Silva 45'
Nicolás Otamendi 52'
Marcos Leonardo 90'
Estádio José Gomes
Lotação9 800
Medidas105x68
Inauguração1957
FaseCampeonato
JornadaJornada 19
Lances Capitais
28´
GOLO Est. Amadora!
Léo Jabá marca
Léo Jabá marca o seu 4º golo na prova (16 jogos)
31´
GOLO INVALIDADO Est. Amadora
Leo Jabá voltou a colocar a bola na baliza, mas estava em posição irregular
44´
GOLO Benfica!
Arthur Cabral marca
Arthur Cabral marca o seu 2º golo na prova (16 jogos)
Arthur Cabral marcou o seu 6º golo na equipa (25 jogos)
45´
+1
GOLO Benfica!
Rafa Silva marca
Rafa Silva marca o seu 7º golo na prova (19 jogos)
Rafa Silva marcou o seu 84º golo na equipa (306 jogos)
52´
GOLO Benfica!
Nicolás Otamendi marca
Nicolás Otamendi marca o seu 1º golo na prova (18 jogos)
Nicolás Otamendi marcou o seu 5º golo na equipa (156 jogos)
71´
Cartão vermelho para Regis Ndo (Est. Amadora) Regis Ndo vê o seu 1º vermelho na prova (11 jogos)
90´
+3
GOLO Benfica!
Marcos Leonardo marca
Marcos Leonardo marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
A Chave

É verdade que a reviravolta chegou ainda na 1ª parte e fruto da genialidade individual, mas foi a boa leitura de Roger Schmidt ao intervalo, com a entrada de Florentino Luís, que trouxe o conforto e permitiu ao Benfica gerir bem melhor os segundos 45 minutos.

O Árbitro

O árbitro Hélder Malheiro mostrou-se de apito fácil e assinalou algumas faltas desnecessárias, que quebraram o ritmo de jogo, mas nada que afetasse verdadeiramente o desenrolar da partida.

O Melhor
Muito bem, Roger!

Roger Schmidt mostrou-se sem medo de mudar a equipa, apesar de até estar a vencer, e a entrada de Florentino Luís ao intervalo mudou o jogo e trouxe conforto. Nota para os grandes momentos de Arthur Cabral e Di María na partida.

O Pior
Génio não chega

A reviravolta chegou ainda na 1ª parte, mas o Benfica deixou muito a desejar nesses primeiros 45 minutos a nível de ataque organizado. Equipas em bloco baixo há muitas e as equipas que querem títulos têm que os saber desbloquear. Foram 44 minutos de avanço.

Forma
Est. Amadora
2023/2024
22J
5V
6E
11D
22-36G
Benfica
2023/2024
32J
22V
5E
5D
66-28G
Sabia que...by playmaker stats
O Benfica fez uma volta invicto na Liga Betclic 2023/24:
15 vitórias
3 empates

Só foi derrotado na 1.ª jornada pelo Boavista no Bessa.
33% das vitórias do Benfica na Liga Betclic 2023/24 terminam com goleada.

Nas últimas cinco jornadas, as águias golearam em quatro.
Foi a 5.ª vitória do Benfica com reviravolta no marcador em 2023/24.

Três dessas vitórias conteceram nos últimos cinco jogos realizados pelas águias: vs Estrela Amadora, Rio Ave e SC Braga

Fotografias(27)

Liga Portugal Betclic: Estrela Amadora x Benfica
Liga Portugal Betclic: Estrela Amadora x Benfica
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
EST. AMADORA
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Benfica
2024-01-30 10h39m por ago
Como disse do primeiro comentário é preciso jogar com um trinco , e é Florentino, o Benfica não têm mais nenhum. Ao lado do trinco joga João Neves , claramente superior ao kokuc e Auserns.
Kokuc Auserns podem também jogar mais adiantados.
Bah e carreras têm que começar a jogar , para ganhar andamento.
Lá na frente , os três mais um , é só escolher qualidade não falta.
Benfica
2024-01-30 10h19m por Master-of-Puppets
Boa vitória, grande golo, má primeira parte. Com a qualidade individual no plantel há espaço para melhorar, é só colocar as peças no sitio certo e, afinar a estratégia. Os problemas que se vê agora são os mesmos da época passada, a diferença, é que a equipa estava mais confiante e, a ganhar com mais tranquilidade. É esperar que o grande golo do Arthur Cabral lhe dê mais confiança. Marcos Leonardo é de facto um jogador diferenciado e não precisa de muito tempo para marcar.
Roger
2024-01-30 10h05m por B1TW
tem obrigaçao de ser campeao. Ontem na 2a parte lançamos do banco Florentino, Bah, Neres, Marcos Leonardo e Rollheiser. Absurdo.

somos a melhor equipa da liga, é obrigatorio acabar em 1o.
Li
2024-01-30 08h42m por PedroBorgas
No site da concorrência que o Rogério disse que estivemos mal na primeira parte mas que é futebol e que temos de aceitar. É esta a mensagem que ele passa tb lá para dentro? Não pah, é inaceitável que o Benfica jogue assim, ainda por cima com as ferramentas que tem.
Penso que pela apatia e pelo discurso recorrente, demonstra a falta de vontade do mister em querer melhorar. Como vamos ganhando, ng pode dizer nada senão é mau adepto.

A unica coisa que me dá alguma esperanç...ler comentário completo »
SLB
2024-01-30 04h53m por moumu
Bom jogo do SLB que teve de recuperar de uma desvantagem e acabou por golear, o plantel é bastante bom e tem gente boa no meio-campo e à frente, é bom para Cabral estar em boa forma ele custou muito dinheiro e poderá vir a justificar a contratação.
Cão Raivoso
2024-01-29 23h54m por jorgemartins575
Falas tanto do Futebol mas porque é que não falas do Rugby Feminino em que o teu clube levou 25-0 do Benfica
Isso não convém falar né, e logo vocês que tanto dão destaque ás modalidades
Secalhar vais dizer que não interessa para nada, és mesmo cromo e um parasita aqui neste site em que ninguém te atura
jsilva77
2024-01-29 23h32m por AngelEyes
Temos muita fartura para pouco futebol. É preciso muito mais.
Benfica
2024-01-29 23h18m por Pedrouhastorable
Teve um susto no início do jogo, mas é sempre uma questão de tempo até acordarem. Bom jogo no geral, é continuar assim!
JS
Vitória justa mas
2024-01-29 23h15m por jsilva77
Resultado um pouco enganador, os números parecem-me manifestamente exagerados para o que se passou, pelo menos, antes da inacreditável, e justíssima, expulsão do jogador do Estrela da Amadora.

Este fim de semana, os 3 da frente estiveram imparáveis e impuseram-se, adivinhando-se uma luta feroz entre os 3, que pode até ficar decidida nos jogos entre eles, dada a diferença pontual. A ver vamos, há muito campeonato e há jogadores chave nas equipas que, se por algum moti...ler comentário completo »
Estrela Amadora
2024-01-29 23h15m por Pedrouhastorable
Bom jogo na primeira parte (a aproveitar os contra-ataques, a jogar bom futebol, etc. ). Um mau jogo na segunda parte (2 golos sofridos, 1 expulso, falhas defensivas, etc. ).
Quanto ao Regis
2024-01-29 21h36m por PotentEagle
Também é ágil, mas só de corpo, porque de mente é muito pouco. O primeiro amarelo é bem mostrado, mas menos grave que outros lances que o árbitro deixou passar, como o de Pedro Mendes sobre Arthur Cabral (grande jogo, faltou ressaltar) à meia hora, uma sapatada por trás sobre o Kökçü aos 20 minutos, ou em sentido inverso, um lance em que Di María sofre uma falta não sancionada e… vê amarelo. Depois já apertou. Foi incoerente. Já em Chaves mostrou um amarelo ao Otamendi por ter razão ...ler comentário completo »
Eagle
2024-01-29 21h35m por PedroBorgas
Gostava de estar tão otimista como tu. Concordo com a parte da eficácia e isso foi cabal para o resultado de hoje. Levaram 2 e já nem conseguiram recuperar animicamente, quanto mais fisicamente.

Mas agora, mesmo com o Cucu a "passar para a frente" e o Di Maria a tentar levar a bola até se atirar para o chão, a equipa não consegue ter um fio de jogo. O Tino não perfeito e não "é melhor" que o Cucu, mas penso que o primeiro e o Neves são o que nosso meio campo precisa. O Neve...ler comentário completo »
O_
Caoraivosoagil
2024-01-29 21h33m por O_Oraculo
Eu de 2015/16 lembro-me do Slimani a agredir jogadores semana sim semana sim e a passar incólume, lembro-me do célebre penalty do Naldo a gatinhar em Arouca e da mão amiga do Tonel num jogo QQ em Alvalade.


Foi isso que se passou em 2015/16?
O_
Benfica
2024-01-29 21h29m por O_Oraculo
Começa a ser um suplício ver este onze semana após semana. A equipa continua a viver da inspiração individual do Di Maria ou do Rafa e não fosse a entrada do Florentino tinha passado as passas do Algarve, mas na Amadora.

CF Estrela 1-4 SL Benfica
2024-01-29 21h21m por PotentEagle
Um autêntico tratado sobre a importância da eficácia. Os primeiros 40 minutos foram, a par de Moreira de Cónegos, talvez ainda pior, os menos conseguidos do campeonato. Schmidt disse tudo na flash interview: equipa estática com bola, sem rasgo e incapaz de furar a defesa do Estrela, que jogou, naturalmente, com onze atrás da bola. Nas transições, o Benfica denotou grande permeabilidade, tendo o Estrela avançados rápidos e no caso de Jabá, um que é jeitoso tecnicamente e fez estragos...ler comentário completo »
O pior
2024-01-29 21h10m por marinho7_back
"Equipas em bloco baixo há muitas e as equipas que querem títulos têm que os saber desbloquear". . eu gostava de perceber se quem faz estas análises sabe a diferença entre uma equipa em bloco baixo e uma equipa a jogar em poucos metros
Bah estar de volta
2024-01-29 21h09m por PedroBorgas
Edit :D
Tino
2024-01-29 21h09m por PedroBorgas
Precisa de ser titular. . . De resto, mais uma primeira parte amadora (ba dum tss), a sofrer golos escusados. Valeu o Arthur que fez um excelente jogo.

Fico feliz pelo Bah estar de fora, mas não nos podemos esquecer que ele não é o melhor a defender (Tino tb dá jeito). Mais um jogo sofrível do JM, com um chuto para as varandas. Com o Neres com moral, pode ser que saia mais cedo, porque tem estado muito mal.
Se o Rogério tirou o Cucu por opção e não por lesão tb tenho de dar os parabéns por ler o jogo.
Estrela. . .
2024-01-29 21h05m por AmoFutebolAmoSLB
Há poucas equipas na 1ª liga a jogar melhor que este Estrela. . .

Grande jogo do SLB, particularmente na 1ª parte, que baile de futebol. . .

Não me vou alongar, até para não ser criticado, grande jogo. . . assim sim, vai liga, taça UEFA e quiçá a SuperTaça Europeia. João Mário. . . que classe! Kokçu, aquele meio campo é todo dele! E nem vou falar do Morato. . . cada vez mais parece um lateral moderno, sobe sobe que alguém cobre.

Acho que podemos encomendar as faixas de campeão. . .
RA
ago
2024-01-29 21h00m por razga
A confiança ganha-se jogando, não é por o Kokcu ter recuperado da lesão que o Florentino devia ter saído do 11, até gosto do RS mas há decisões que ele toma que são difíceis de perceber e esta é uma delas.
Roger
2024-01-29 20h53m por ago
É tão fácil. Complicar para que ?
Tino têm que jogar , se não tem confiança a 100 , tenho ir ao mercado buscar um 6 , o Benfica tem que jogar com um trinco puro.

OUTRAS NOTÍCIAS

FPF
Declarações à Tribuna Expresso
Há muitos anos que se ouve falar de uma possível candidatura de Luís Figo à presidência da FPF. A vontade do antigo craque não é nova e agora parece ...