Benfica segue para a Liga Europa

Muito mais do que uma fantasia!

Imaginação, criatividade, capricho e épico. As palavras que sintetizam o melhor jogo europeu do Benfica esta temporada. Se, antes da partida, a vitória por dois golos parecia uma fantasia, Di Magia e um toque de génio de Arthur Cabral trataram de dizer que não há impossíveis. 

Para além do argentino e do brasileiro, Rafa Silva e Sucic fizeram os restantes golos. Com este resultado, as águias terminam no terceiro posto e seguem para a Liga Europa.

Em relação ao jogo, que contou com o apoio - apesar da punição da UEFA - de cerca de uma centena de adeptos benfiquistas, Schmidt, privado de António Silva, optou por não retirar Morato da lateral esquerda - David Jurásek ficou no banco - e Tomás Araújo assumiu a responsabilidade como central do lado direito. 

Di Fantasia

Di María apresentou-se no seu melhor e realizou um golo e uma assistência @Getty Images

Di María: o jogador do Benfica mais popular na Áustria e a principal razão do sucesso encarnado nos primeiros 45 minutos. Espontâneo, o internacional argentino abriu o marcador - com alguma sorte à mistura, diga-se - de forma absolutamente incrível e permitiu o Benfica sonhar.

Mas antes, Rafa Silva - que viria a redimir-se mais tarde -, falhou de forma inacreditável na cara de Alexander Schlager, enquanto Tengstedt, algo trapalhão dentro de área, perdeu uma oportunidade para inaugurar o marcador.

Sem a eficácia dos homens mais avançados, foi Di María a criar esperança nas águias: através de um pontapé de canto tenso, Schlager foi traído por Otamendi - guardião ficou na expectativa de um desvio do central - e não teve forma de salvar o remate/cruzamento do argentino.

Na resposta, o Salzburg até teve boas oportunidades para empatar -  Petar Ratkov permitiu uma excelente intervenção a Trubin -, mas foi Di María, novamente, a surgir como protagonista: com um passe a rasgar, o extremo isolou Rafa que, desta vez, não perdoou. 

Está desculpado?

Tudo a correr na perfeição... até que surge, mais uma vez, Rafa, mas pelos piores motivos. O internacional português voltou a falhar uma ocasião flagrante - esta foi mesmo daquelas que não se perdoa - e permitiu uma defesa no limite do guardião do RB Salzburg.

Arthur Cabral marcou o golo decisivo da partida @Getty

Pior que isso? Um golo do Salzburg cinco minutos depois. Sucic combinou com Gloukh e, à entrada da área, disparou forte e sem hipóteses para Trubin. Na resposta, apesar do Salzburg se ter galvanizado por breves momentos - Fernando permitiu uma excelente defesa a Trubin -, foi o Benfica quem voltou a estar mais perto do golo.

Até final, dois recitais (bem distintos) e um golpe de génio do patinho feio. Rafa continuou a falhar de forma clamorosa, enquanto Di María continuou a espalhar magia. Apesar disso, o marcador só voltou a sofrer mudanças bem perto do fim: Arthur Cabral entrou e, assistido por Aursnes, decidiu o jogo de calcanhar. Épico e insólito, principalmente depois de tudo o que aconteceu após o Benfica - Farense.

É caso para perguntar: adeptos benfiquistas, Arthur Cabral está desculpado?

U Terça, 12 Dezembro 2023 - 20:00
Red Bull Arena
Daniel Siebert
1-3
Luka Sucic 57'
Ángel Di María 32'
Rafa Silva 45'
Arthur Cabral 90'
Red Bull Arena
Lotação31 895
Medidas105m x 68m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo DJornada 6
Lances Capitais
32´
GOLO Benfica!
Ángel Di María marca
Ángel Di María marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
Ángel Di María marcou o seu 23º golo na equipa (144 jogos)
45´
+1
GOLO Benfica!
Rafa Silva marca
Rafa Silva marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
Rafa Silva marcou o seu 80º golo na equipa (297 jogos)
57´
GOLO Red Bull Salzburg!
Luka Sucic marca
Luka Sucic marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
75´
GOLO INVALIDADO Red Bull Salzburg
Gloukh remata de muito longe, a bola bate em Koita e trai Trubin, mas é imediatamente anulado. Não existem muitas dúvidas quanto à decisão
90´
+2
GOLO Benfica!
Arthur Cabral marca
Arthur Cabral marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
Arthur Cabral marcou o seu 3º golo na equipa (17 jogos)
A Chave

Substituição ao minuto 90+1: saiu João Mário e entrou Arthur Cabral que, com um toque de calcanhar, decidiu a partida.

O Árbitro

Partida, no global, bem ajuízada por Daniel Siebert e com apenas um erro. Perto do minuto 90, Di María caiu na área e o árbitro poderia ter revisto o lance no VAR: nota negativa também para o VAR neste lance.

 

O Melhor
Di María

Abriu o marcador, criou várias situações para os colegas e manteve o Benfica ligado ao jogo desde o primeiro ao último minuto. Exibição soberba do argentino.

O Pior
Continua o desperdício

Apesar dos três golos, o Benfica voltou a desperdiçar demasiadas situações de golo - Rafa destacou-se pela negativa com falhanços clamorosos. Em jogos de Champions, por norma, quem falha tanto fica perto do insucesso. Valeu Arthur Cabral.

Forma
Red Bull Salzburg
2023/2024
26J
15V
5E
6D
49-19G
Benfica
2023/2024
23J
14V
4E
5D
41-22G
Sabia que...by playmaker stats
O Benfica continua invicto na Áustria: em 5 jogos, soma 2 vitórias e 3 empates
Benfica a cair da fase de grupos da Champions para a Liga Europa:
2006/07
2007/08
2010/11
2012/13 (chegou à final)
2013/14 (chegou à final)
2018/19
2019/20
2023/24
Benfica continua nas provas UEFA em 2024: vai participar na Liga Europa
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RED BULL SALZBURG
EMPATE
BENFICA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
MisticaEncarnad a
2023-12-16 23h38m por redlegion
Nah , não preciso. Acredito que vamos perder, porque quando jogamos com um grande que está na mó de baixo saímos goleados e infelizmente no últimos anos vi a história repetir-se demasiadas vezes.
Curiosamente o cenário pré-jogo atual é muito semelhante ao que vivia o Rui Vitória antes daqueles 6-2 no tempo em que o Abel era o nosso treinador.
rubenferreira87 7
2023-12-13 15h24m por AngelEyes
Até me deu a impressão que o Salzburgo desvalorizou um pouco este jogo. Entrou com alguns suplentes (no ataque e defesa) e isso raramente dá certo. Porém, penso que o Benfica foi superior nos dois jogos e mereceu o terceiro lugar. Ontem jogou muito bem e merecia um resultado mais expressivo. O Salzburgo é uma equipa muito jovem e a qualidade, mesmo sendo abundante, não é a mesma de anos anteriores, como aqueles em que contavam com Haaland ou Szoboszlai nos seus onzes, e isso também ajudou, obviamente.
PotentEagle
2023-12-13 15h23m por MisticaEncarnada
O que fica para a história é o 0-2.
De resto, mantenho a minha opinião, o Benfica só não tinha o Kokçu na ficha de jogo. Se quando falta o Kokçu o Benfica não tem médios suficientes então não é por não ter médios suficientes, é porque falta gente noutros sítios ou o treinador não arranja outras soluções (o que nem sempre é fácil).
MisticaEncarnad a
2023-12-13 14h53m por PotentEagle
O Aursnes estava a lateral porque o Bah estava lesionado e o Tomás Araújo tinha acabado de vir de uma má experiência a lateral em Milão. O Orkun estava lesionado e o Neves estava absolutamente exausto, já estava de rastos contra o Porto e não podia com uma gata pelo rabo contra o Inter. Teve que descansar senão corria o risco de rebentar. O JM tinha de cobrir a vaga do Di María mais à frente; aí entra a tal onda de lesões que já referi. Mesmo assim, o Benfica teve três oportunidades claras...ler comentário completo »
AngelEyes
2023-12-13 14h51m por rubenferreira877
Vale lembrar que ajudou ter o ultimo jogo contra um equipa que tem media de idades em 22 anos e a outra em 25. . .
Parabens ao benfica que fez um bom jogo
AmoFutebolAmoSL B
2023-12-13 14h35m por MisticaEncarnada
A do Talisca foi menos grave, o Benfica passou a fase de grupos da Champions.
Mas também não fez nada de extraordinário por cá. Na altura havia melhores jogadores. Era um bom suplente para marcar de vez em quando de fora da área, pouco mais que isso.
O Zivkovic só não teve a carreira do Gaitán ou, ainda melhor, de um James Rodríguez, porque não quis. O talento que tinha nos pés era em igual medida grande à falta de consistência que apresentava quando jogava. Ainda assi...ler comentário completo »
Master-of-Puppe ts
2023-12-13 14h27m por MisticaEncarnada
A conversa das prioridades é para Inglês ver (às vezes, literalmente).
Todo e qualquer treinador, jogador ou dirigente de um clube Português, gostaria de ter uma (ou mais uma, no caso do Porto) Liga Europa no seu palmarés. E levam a competição a sério. Por exemplo, naquela época em que fomos campeões com o Lage, o Benfica jogou para ganhar a Liga Europa (em teoria) mas depois de ter ganho em casa por 4-2, perdeu na Alemanha por 2-0, não soube gerir o jogo da melhor forma na Al...ler comentário completo »
Venceu e convenceu
2023-12-13 14h26m por AngelEyes
Podiam ter sido mais e com menos sofrimento.
O Rafa farta-se de criar oportunidades de golo, mas é um desastre na hora de finalizar. Neste momento, para a posição dele, não temos ninguém melhor, pelo que vamos ter que levar com ele até ao fim da época.
O que vale é que a picanha estava no ponto…
Grande jogo do Di Maria, que às vezes agarra-se demasiado à bola, do Aursnes e do J. Neves. A dupla de centrais também esteve a um ótimo nível. Os piores foram o Morato,...ler comentário completo »
Roteiro. . .
2023-12-13 12h52m por AmoFutebolAmoSLB
Há cada coisa no futebol. . . parece mesmo que vivemos em modo roteiro!

Estava a entrar o Artur Cabral a 5 minutos do fim do jogo, e já estou a ter em conta o tempo extra disponibilizado pelo sr. árbitro, o comentador da Eleven Sports a falar "O que vai fazer um avançado com tão pouco tempo de jogo disponível. . . " e eu pensei "Ainda vai marcar um golo. . . !", é quase roteiro de novela mexicana. . .

Bem me lembro do sujeito que nos eliminou da UCL frente ao...ler comentário completo »
Zyxm4321
2023-12-13 12h42m por Master-of-Puppets
Tem sido assim porque os clubes portugueses a meu ver têm desvalorizado a competição. Tudo o que não seja a Champions não vale a pena, e começam com a conversa das 'prioridades'. Com sorte e compromisso é possível chegar à final, e lembro que, pelo campeonato só o campeão vai ter acesso direto à Champions, por isso, a final da Liga Europa ganha ainda mais importância.
ST
zyxw4321
2023-12-13 12h18m por Staples
Foi na época 19/20, nos 16 avos de final, o Shakhtar eliminou o Benfica, o Porto foi eliminado pelo Leverkusen, o Braga pelo Rangers com uma reviravolta incrível, e o Sporting também se deixa incrivelmente eliminar nos penalties pelo Basaksehir depois de ter estado em grande vantagem na 1ªmão. Não é bom presságio, contudo não esquecer aquela maravilhosa época 10/11 em que tivemos 3 equipas portuguesas nas meias-finais. Creio que só o Sporting foi logo eliminado, Braga, Porto e Benfica tiveram muito mérito em chegar tão longe.
ZY
Master of Puppets
2023-12-13 12h08m por zyxw4321
A Liga Europa tem sido demasiado dura na última década para clubes portugueses, desde 2013/14 nenhum conseguiu chegar a uma meia-final. Sendo possível, não é algo de se esperar como era no início da década passada.

Diria que, mesmo que o Porto caia para a Liga Europa, não vamos ter uma equipa portuguesa na final. Aliás, tenho ideia que, da última vez que as quatro equipas foram à fase a eliminar da Liga Europa em simultâneo, foram todas varridas. Sinal dos tempos. . .
RI
Por falar em espíritos pequeninos.
2023-12-13 12h04m por Rigueiro
Coisa azul, os rambos já vos ganharam duas vezes este ano e numa delas limparam uma supertaça. Os rambos, são a equipa que mais contribuiu para o ranking de Portugal na UEFA nos últimos 5 anos. Entre continuar na europa ou ir para casa, acho que para os inteligentes, a resposta é óbvia.

E no teu caso, se tivesse um grupo com Shakhtar e Antuérpia, também me escondia se fosse relegado para a Liga Europa. Depois era só esperar não ter que apanhar um Leverkusen ou um Lyon desta vida.
Menos mal
2023-12-13 12h00m por Master-of-Puppets
Depois de uma Champions tão má a Liga Europa é o melhor que podiam ter. Agora vamos ver o que sai em sorte, mas, uma coisa é certa, se jogarem com a mesma vontade dos jogos da Champions e campeonato, não vão muito longe. A Liga Europa pode permitir que uma equipa portuguesa chegue à final e, em princípio, vão estar 3 equipas em competição. Boa sorte a todos.
AN
Bluething
2023-12-13 11h50m por antracite
Em matéria de ambição, e pela tua ordem de ideias, Benfica e FC Porto equivalem-se: se há adeptos encarnados felizes pelo mal menor da caída na EL esta época, há também adeptos portistas felizes no Dragão sempre que evocam o nome do Benfica nas cantarolices em jogos contra terceiros. Espíritos pequeninos e invejas há-os em todo o lado.
DS
Exato
2023-12-13 10h38m por DSaraiva90
E vir com o argumento que somos insignificantes na Europa… recomendo a consulta do pontos conquistados pelo Benfica para o ranking nos últimos anos… sim somos insignificantes 😂
Porto
2023-12-13 10h21m por Bluething
Entre os portistas ninguém engole nada!
Talvez seja defeito clubística mas o raciocínio lento do rival exaspera.
Todos os portistas dizem, afirmam e declaram que cair na Liga Europa é frustrante.
FRUSTRANTE!
DS
Engraçado
2023-12-13 09h57m por DSaraiva90
Acho graça aqueles que dizem que os adeptos estão a festejar como se tivessem ganho a liga dos campeões. Meus amigos, nenhum benfiquista está satisfeito por sair da Champions quando em 2 anos seguidos conseguimos fazer boas campanhas. O objetivo era seguir em frente e não foi alcançado. E quando é assim o mal menor é ir à liga Europa, ninguém está feliz por isso mas devido à péssima prestação este ano, é o que há.
Hoje joga o Porto e como português espero sinceramente que continuem...ler comentário completo »
Mentalidade de pequenino
2023-12-13 09h21m por Bluething
A euforia dos elementos do Benfica por terem sido relegados para a Liga Europa, mostra bem o quanto este clube chegou em termos de ambição.
Em Portugal são Rambos, lá fora são insignificantes.
JOGO
2023-12-13 08h16m por orgulhovermelho
Fizemos mais um excelente jogo, pena o sofrimento até ao fim, mais uma vez por termos falhados alguns golos e alguma falta de sorte em alguns lances. Já no jogo com o Farense podíamos ter goleado e hoje também, felizmente hoje entraram 3 bolas e era o necessário, quis o destino que este golo vitorioso fosse do Arthur Cabral. É por isto que o futebol é mágico e único. Grande jogo do Di Maria, João Neves e Aursnes, de resto toda a equipa esteve bem.
Que esta vitória nos galvanize ...ler comentário completo »
OJaime_Pacheco
2023-12-13 04h06m por zlatan_21
Afinal, há mais uma equipa portuguesa "a sério" que irá jogar a meio da semana no próximo ano. .
Ainda bem (para Portugal também) que te equivocaste uma vez mais num prognóstico contra o Benfica.
Benfica
2023-12-13 04h04m por zlatan_21
Jogo bem conseguido, mas o sofrimento seria evitável, se o Rafa não fosse novamente tão perdulário. Falhou 2 golos cantados e poderia ter custado a passagem à Liga Europa.
Menos mal depois de uma camoanha que desiludiu, contudo, o objetivo mínimo foi conseguido.
Espero ver novamente esta atitude no Domingo à noite.
Esqueci-me de referir
2023-12-13 03h06m por Temudo_98
O belo jogo de Tomás Araújo, despachem lá o João Vitor, temos quatro bons centrais e ele não é lateral coisa nenhuma. Também a organização defensiva da equipa, com Rafa numa ala e Tengstedt ou Musa na outra, Di María no meio para se desgastar menos sem bola e João Mário a fechar com Neves e Florentino num meio campo a três defensivo, gostei muito, principalmente na primeira parte, na segunda depois do golo eles só atacaram em transição rápida não se evidenciou tanto.
Fico frustrado
2023-12-13 02h58m por Temudo_98
Porque a equipa tem qualidade. O primeiro jogo da fase de grupos foi uma derrota muito pesada para o que foi o jogo, infelizmente a equipa sentiu e decaiu imenso, lesões à mistura e más escolhas aliadas a um desnorte na champions fizeram com que até a qualificação para a Liga Europa se tenha tornado difícil. Não pode acontecer a equipa ir abaixo depois da primeira derrota, por muito que tenha sido dura e talvez injusta não há desculpa para a falta de mentalidade apresentada nos dois jogos c...ler comentário completo »
PotentEagle
2023-12-13 02h55m por MisticaEncarnada
Mencionas que "No dito jogo contra o Estoril teve que jogar o meio-campo Florentino/Chiquinho". Será que teve? O João Neves entrou aos 67 minutos. O Aursnes estava em campo, a lateral. O João Mário é médio, pode jogar como 3º médio à frente de uma dupla. O próprio Neres pode jogar ao meio, embora não a 6 nem 8, lá está, mais à frente, mas mais puxado para o meio em vez do ataque.
Estavam Florentino, Chiquinho, João Neves, João Mário e Aursnes, só faltava o Kokçu, na ficha...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Avançado esteve em destaque
Evanilson foi uma das grandes novidades na convocatória brasileira para a Copa América. O ponta de lança ainda procura a primeira internacionalização com a camisola ...