placardpt
Os azuis e brancos venceram o CDC Montalegre

Chama acesa dos dragões incendeia débil castelo

2023/11/24 22:42
E4

O FC Porto deixou cair por terra qualquer aspiração de uma eventual surpresa na Taça, impondo a sua superioridade frente ao CDC Montalegre (4-0). O trio Namaso-Evanilson-Galeno demonstrou todas as suas valências no último terço, e guiando a turma da Invicta a uma vitória confortável.

O emblema portuense avança, assim, para os oitavos-de-final da competição, aguardando pacientemente o desfecho dos múltiplos compromissos que ainda não tiveram direito a um apito inicial. Destaque para o vislumbre qualitativo apresentado pela formação do Campeonato de Portugal, numa fase precoce da disputa, mas que foi rapidamente engolido por uma avalanche ofensiva.

Fogo de vista prontamente apagado 

Sérgio Conceição, de forma a dar algum descanso aos atletas que representaram as respetivas seleções, promoveu oito alterações comparativamente com o último embate, frente ao Vitória SC: Diogo Costa, David Carmo, Pepe, Zaidu, Eustaquio, Alan Varela, Francisco Conceição e Pepê deram lugar a Cláudio Ramos, Fábio Cardoso, Zé Pedro, João Mendes, Grujic, Baró, Namaso e Galeno, num 4-4-2 vincado.

Tal como o mister Tony anunciou na antevisão, a pressão estava toda do lado da equipa da casa, pedindo apenas aos seus pupilos que desfrutassem do memorável momento. Posto isto, os barrossões seguiram as indicações do líder à risca, mostrando sinais de atrevimento nos minutos inaugurais. Logo aos 2', o guardião portista tirou o pão da boca a Isaac Boakye, com uma intervenção providencial.

@Catarina Morais / Kapta +

O potencial balde de água fria despertou os intervenientes azuis e brancos, que queriam conduzir o rumo dos acontecimentos para uma posição mais favorável. André Franco teve nos seus pés uma oportunidade glamorosa para desatar o nó no marcador, mas o disparo não saiu calibrado. No entanto, quem não estava para abébias e contos de fadas, era a dupla mais adiantada. Primeiramente, foi Loader a fazer o gosto ao pé. Galeno descobriu o inglês nas costas da defensiva contrária, com o mesmo a aceitar o presente de muito bom grado. 

Os escassos adeptos presentes na bancada não tiveram que aguardar muito pelo segundo mote para festejos. O atleta de 23 anos cansou-se de faturar e ofereceu o sapato de cristal à donzela Evanilson. O brasileiro, ao melhor estilo canarinho, bailou para cima de Bruno Pio e, tal como no filme Frozen, deixou o guardião adversário congelado. O ponta-de-lança acabou mesmo por encher o papo em dose dupla, tendo apenas que empurrar o esférico para uma baliza deserta, após passe milimétrico do compatriota Galeno.

Até que enfim, Navarro...

A velocidade fulgurosa dos primeiros 45 minutos, esquentou após o intervalo. O caudal ofensivo do conjunto portista diminuiu, com o miolo a procurar reter a bola ao seu belo prazer. O objetivo passou por gerir a capacidade física dos futebolistas para compromissos futuros. Todavia, o abrandamento não foi sinónimo de inalteração no placard.

Fran Navarro entrou no início do segundo tempo. O espanhol veio com ganas de mostrar ao técnico lusitano que também merece o seu espaço nas escolhas. Desta forma, o ex-Gil Vicente também se juntou aos companheiros de posição na lista de marcador, num movimento de área que lhe é tão característico.

Recorde-se, caro leitor, que o avançado estreou-se a marcar na presente temporada, depois de oito partidas oficiais sem conhecer o sabor do tiro certeiro com a camisola dos azuis e brancos.

U Sexta, 24 Novembro 2023 - 20:45
Estádio do Dragão
Hélder Carvalho
4-0
Danny Namaso 12'
Evanilson 17' 43'
Fran Navarro 61'
Estádio do Dragão
Lotação50 033
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
Fase4ª Eliminatória
Lances Capitais
12´
GOLO FC Porto!
Danny Namaso marca
Danny Namaso marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
17´
GOLO FC Porto!
Evanilson marca
Evanilson marca o seu 2º golo na prova (2 jogos)
Evanilson marcou o seu 43º golo na equipa (122 jogos)
43´
GOLO FC Porto!
Evanilson marca
Evanilson marca o seu 3º golo na prova (2 jogos)
Evanilson marcou o seu 44º golo na equipa (122 jogos)
61´
GOLO FC Porto!
Fran Navarro marca
Fran Navarro marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
Fran Navarro marcou o seu 1º golo na equipa (9 jogos)
A Chave

O CDC Montalegre até demostrou alguns sinais positivos nos minutos inaugurais, estando ligado ao primeiro lance de perigo do encontro. No entanto, o tento de Danny Namaso, aos 12', desmoralizou por completo a equipa visitante, que entrou numa fase de total desnorte.

O Árbitro

A equipa de arbitragem guiada por Hélder Carvalho não teve muitas ações de passível análise. No entanto, as decisões foram certeiras e o critério manteve-se regular ao longo dos 90 minutos.

O Melhor
Uma frente de ataque sem piedade

Galeno, Namaso e Evanilson apresentaram-se num excelente nível, na noite desta sexta-feira. Os três intervenientes estiveram na autoria dos preciosos tentos, explorando, de forma sublime, as brechas deixadas nas costas da defesa.

O Pior
A pouca afluência

Apesar de ser um embate para a Taça de Portugal, esperava-se uma maior casa no Estádio do Dragão. No entanto, é de realçar que os adeptos presentes fizeram bastante barulho, apoiando efusivamente os seus respetivos conjuntos

Forma
FC Porto
2023/2024
18J
13V
1E
4D
30-13G
CDC Montalegre
2023/2024
14J
6V
5E
3D
19-17G
Sabia que...by playmaker stats
Sérgio Conceição iguala José Maria Pedroto como o treinador com mais triunfos consecutivos na Taça de Portugal (16)
O FC Porto regista a sua maior vitória (4-0) na temporada 2023/24.

É a segunda goleada da época:
V 4-0 Montalegre (Taça)
V 1-4 Antwerp (Champions)

Nessas duas goleadas, Evanilson marcou pelo menos dois golos em cada jogo.
Evanilson é o melhor marcador do FC Porto 2023/24 com 9 golos marcados.

Os segundos melhores marcadores dos dragões, juntos, têm o mesmo número de golos do avançado brasileiro: Taremi (3), Galeno (3) e Stephen Eustáquio (3).
O FC Porto continua 100% invicto frente a equipas do 4.º escalão ou inferior das provas nacionais:
18 vitórias
2 empates (vs Marítimo nos anos 50)
Há 6 jogos consecutivos que o FC Porto não sofre golos de equipas do 4.º escalão ou interior (23 golos marcados)

Pedro Tiba foi o último jogador a marcar aos dragões por uma equipa de um 4.º escalão (V 4-1 Limianos)
Nas únicas vezes que o FC Porto defrontou por 2+ vezes equipas do 4.º escalão na mesma edição da Taça de Portugal, os dragões fizeram a dobradinha (1997/98 e 2008/09).

Fotografias(36)

Taça de Portugal: FC Porto x Montalegre
Taça de Portugal: FC Porto x Montalegre
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC PORTO
EMPATE
CDC MONTALEGRE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
FCP
2023-11-25 03h52m por moumu
Boa rotação de SC no 11, a diferença de escalões conta-se pelo resultado e jogar no Dragão é muito dificil, pena ter calhado fora este jogo para o Montalegre.
Jogo treino
2023-11-24 23h23m por OJaime_Pacheco
Fácil demais.
Estamos a falar de uma equipa onde a maioria dos jogadores faltou ao trabalho para vir fazer a peladinha no dragão.

Agora que venha um qualquer de preferência Benfica ou Sporting para arrumar já com um desses. Melhor arrumar com eles antes das meias finais porque são duas mãos e tudo muda de 1 jogo para outro.
João Mendes
2023-11-24 22h50m por Blindsnake
Já não sei se é o meu desespero ou não mas. . . até gostei do miúdo. Se defender bem para mim devia ser muitas mais vezes opção.

OUTRAS NOTÍCIAS

Seleção AA
Votação zz
Votação dos utilizadores do zerozero
É já esta terça-feira que Roberto Martínez anuncia os convocados de Portugal para o Euro 2024! Estamos em contagem decrescente para esse momento, mas podemos, para ...