placardpt
No encerramento da jornada, em Barcelos

No concretizar é que está o ganho do Galo

2023/10/02 22:14
E4

Na quarta receção caseira do Gil Vicente esta temporada, o quarto jogo a ferir as redes adversárias e, mais importante que isso, a terceira vitória diante do seu público. No encerramento da jornada, os minhotos bateram o Casa Pia por 2-0, numa noite em que a expulsão de Pablo Roberto e a inspiração de coletiva e individual de homens como Zé Carlos, Depú (mais um golo do internacional angolano) ou Tiba marcaram a diferença. 

Entre o terceiro ataque mais produtivo e a defesa menos batida da I Liga, tais etiquetas identificadoras dos principais pontos fortes de Galos e Gansos não saíram goradas.

Com futebol apoiado e uma pressão notável na reação à perda, os homens orientados por Vítor Campelos - voltou a repetir o onze apresentado no Estádio do Dragão -, reproduziram o seu ADN habitual, deixando o Casa Pia desconfortável e sem capacidade de sair a jogar, durante, pelo menos, meia hora. 

Fernando Andrade foi obrigado a sair por força de uma lesão @Rogério Ferreira / Kapta+

Os primeiros 10' ainda mal tinham chegado, quando Murilo deixou o primeiro aviso, num lance no coração da área em que não se percebeu a cerimónia em alvejar a baliza casapiana. Pouco depois, Depú desperdiçou a melhor situação dos 45' iniciais, com um mergulho de cabeça que não se transformou em golo por uma questão de centímetros. Era o auge do alvoroço no Cidade de Barcelos.

De resto, sobressaíam as combinações protagonizadas por Pedro Tiba (cada vez mais imprescindível na manobra gilista), Zé Carlos e Murilo pela direita, assim como o poderio físico de Depú - não deu uma bola por perdida - entre os possantes Vasco Fernandes e Fernando Varela.

Até ao intervalo, o marcador não mexeu, o Casa Pia passou a respirar com maior desafogo, só que, além de alguns cantos e aproximações, apenas a poderosa cabeçada de Clayton fez rondar o perigo junto à baliza de Andrew.  Ainda assim, registavam-se melhorias para a equipa de Filipe Martins.

Ganso bem se esticou, mas o pedestal continua a ser do Galo

Para a etapa complementar, o Casa Pia ameaçou mudar seriamente de postura e, como prova disso mesmo, surgiram os perigosos remates de Clayton Silva, capazes de deixar Anrew trémulo com tal perigo.

Tiba orquestrou as incidências no miolo @Rogério Ferreira / Kapta+

Contudo, a expulsão de Pablo Roberto - pisão na canela de Gabriel Pereira - deitou por terra o ascendente forasteiro e promoveu o Canto do Galo, logo a seguir. Em mais uma bela jogada que parecia ser retirada da primeira parte, Félix Correia estendeu a passadeira a Zé Carlos que, desde a entrada da área, fez explodir a bola no ângulo da baliza de Ricardo Batista.

Suspiravam de alívio os adeptos gilistas, confirmava novamente credenciais a turma de Campelos: quarta vez, em quatro receções para a Liga que os Galos cantavam de galo sobre as redes adversárias.

Até ao fim, a formação minhota não perdeu o norte, frente a um Casa Pia que não desistiu de tentar. O 2-0 esteve perto por mais que uma ocasião, mas se a trave tramou as intenções de Buta, a posição irregular de Depú, apenas retardou o dobrar da questão. À segunda, o internacional angolano surgiu que nem um predador de área e converteu o passe a rasgar do recém-entrado, Fujimoto. Era o veredicto da batalha do Galo contra o Ganso!

jogos históricos
U Segunda, 02 Outubro 2023 - 20:15
Estádio Cidade de Barcelos
Hélder Carvalho
2-0
Zé Carlos 61'
Depú 78'

ESTÁDIO

Estádio Cidade de Barcelos
Lotação12 032
Medidas105x68
Inauguração2004
Lances Capitais
57´
Cartão vermelho para Pablo Roberto (Casa Pia AC) por pisão na canela de Gabriel Pereira
Pablo Roberto vê o seu 1º vermelho na prova (7 jogos)
61´
GOLO Gil Vicente!
Zé Carlos marca
Zé Carlos marca o seu 1º golo na prova (7 jogos)
74´
GOLO INVALIDADO Gil Vicente
fora de jogo assinalado a Gabriel Pereira no decorrer do lance
78´
GOLO Gil Vicente!
Depú marca
Depú marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
Positivo
Futebol rendilhado

Por vezes as equipas que mais privilegiam o futebol de mais bonito e apoiado são capazes de perder a objetividade pela baliza contrária, mas tal não acontece com este Gil Vicente. Além de uma boa proposta de futebol, esta equipa já provou ser capaz de ferir qualquer adversário, até o que ostenta a melhor defensa da Liga.

Negativo
Expulsão estragou os planos

Este Casa Pia é conhecido pela forma compacta com que aborda os seus jogos. Mais uma vez, a equipa de Filipe Martins não descurou defensivamente, até que a expulsão de Pablo Roberto terminou com o plano de levar os três pontos de Barcelos.

Forma
Gil Vicente
2023/2024
8J
3V
0E
5D
16-12G
Casa Pia AC
2023/2024
10J
5V
3E
2D
13-7G
O Árbitro

Num desafio em que teve de recorrer à ação disciplinar por várias ocasiões, Hélder Carvalho mostrou-se acertado nas decisões mais importantes de teve de tomar; quer na expulsão de Pablo Roberto, quer no golo invalidado a Depú.

Fotografias(21)

Liga Portugal Betclic: Gil Vicente x Casa Pia
Liga Portugal Betclic: Gil Vicente x Casa Pia
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GIL VICENTE
EMPATE
CASA PIA AC

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
FC
Gil
2023-10-03 01h50m por Fcpflaw2506
Gosto de ver este Gil a jogar. Tem boa ligação entre setores, consegue criar boas situações de golo e ainda defendem minimamente bem. Têm tudo para crescer com o Campelos a treinador. Têm bons valores em todos os setores e são uma equipa estável financeiramente, com cada vez mais capacidade. Têm também tido mais apoio de Barcelos o que é sempre bom e o estádio ajuda pois é coberto nas 4 bancadas. Espero que consigam este crescimento sustentado.
SI
Filipe Martins
2023-10-02 23h19m por Simy1
Treinador muito pouco ambicioso. Quando joga fora demonstra muito pouco. A equipa está sempre tão baixa, não causa mossa nenhuma nos adversários. Até este Gil, que tem tantos problemas na transição defensiva, quase nunca foi testado 11 vs 11.
Depú
2023-10-02 22h24m por PotentEagle
Já vai marcando uns golos. Contra o Benfica também quase que molhou a sopa. Não querendo desmerecer Navarro, parece que o Gil é uma equipa bem estruturada, de modo a que os seus avançados faturem bastante. Este ano então está a marcar muito, Campelos tem feito um belo trabalho, ganhando hoje contra um adversário que também está tranquilo.
Gil
2023-10-02 22h22m por moumu
Boa vitória contra os gansos com boa defesa mas mais uma vez como vimos nesta e noutras jornadas estas "agressões" de jogadores estragam o plano a qualquer treinador senão até penso que poderiam ter conseguido outro resultado.

OUTRAS NOTÍCIAS

FC Porto
Mercado
Lateral em final de contrato
Depois de três temporadas de dragão ao peito, o lateral esquerdo português João Mendes está de saída do FC Porto e tem muito mercado interessado em adquirir os ...