placardpt
FC Porto venceu o Sporting em Alvalade

Matreirice azul e branca

O Sporting mostrou-se atrevido em Alvalade e bem tentou ganhar, mas faltou muita eficácia. O FC Porto, por sua vez, foi matreiro, coeso e mortífero e acabou por sair por cima ao vencer em Alvalade por 1-2, mantendo a luta pelo título acesa. Foi a primeira vez na história que dragões venceram cinco jogos seguidos frente ao rival leonino.

Era dia de jogo grande na Liga Portugal Bwin, com o famoso Clássico entre Sporting e FC Porto. Do lado leonino, Rúben Amorim foi quem mais surpreendeu no onze inicial, dando a titularidade a Francisco Trincão, Fatawu, ao reforço Héctor Bellerín e até mesmo a Chermiti, apesar da disponibilidade de Paulinho, com Morita ausente devido a gestão física. Já do lado portista, Sérgio Conceição fez regressar ao onze Grujic e Taremi.

Atrevimento não chega

Os dois técnicos já tinham avisado na antevisão da partida que o empate não servia a ninguém e isso notou-se no apito inicial, especialmente do lado leonino. Rúben Amorim já havia surpreendido nas suas escolhas e os primeiros minutos mostraram que a equipa estava claramente balanceada para o ataque. Com Pote a dinamizar o meio campo, tentando servir a largura e velocidade das alas, reforçadas com Bellerín e Fatawu, de cariz ofensivo, a intensidade marcou os primeiros minutos e o internacional português tentou diversas vezes passes de rutura em busca dos colegas, mas estava a falhar no timing dos mesmos.

Do lado portista, por sua vez, os comandados de Sérgio Conceição mostraram-se, como é algo comum em jogos destas características, algo confortáveis em ceder as rédeas aos adversários, assumindo uma atitude focada na transição rápida, onde o nível dos seus executantes podia causar estragos. Pepê surgiu como o vagabundo da equipa, fazendo lembrar um pouco Otávio, promovendo uma série de trocas com André Franco e deambulando entre setores e corredores, algo que foi de extrema importância para sair da pressão alta leonina.

legenda caso queiram @Kapta+
Com o passar dos minutos, essa intensidade na troca de bola passou, naturalmente, a baixar e chegou a altura dos desenhos táticos entrarem em ação. Com Fatawu e Bellerín a darem largura, o Sporting ia sendo a equipa mais perigosa, especialmente quando Edwards, na direita, e Matheus Reis, na esquerda, conseguiam ganhar metros nesse espaço habitualmente preenchido pelos extremos. Foi, de resto, dessa forma que surgiram as melhores oportunidades, mas a pontaria pecou sempre e a defesa portista agradeceu.

O FC Porto até parecia algo desligado a nível ofensivo, mas soube aproveitar as fragilidades defensivas de Fatawu e era por esse corredor que se mostrava mais perigoso, acabando mesmo por ver Taremi atirar à barra aos 33', num lance algo aos reboliços, mas onde ficou o aviso. Curiosamente ou não, no minuto seguinte Rúben Amorim voltou a surpreender e tirou Trincão - que estava a passar completamente ao lado - para entrar Paulinho. O avançado, numa primeira instância, fixou-se na esquerda, mas eram diversas as vezes onde se juntava a Chermiti para causar desequilíbrios nos centrais portistas e essa fórmula quase deu golo, aos 40', quando Pote surgiu na esquerda a cruzar e Edwards serviu o jovem avançado. Mas este acertou num defesa.

Eficácia de campeão

Depois de uma 1ª parte atrevida, Rúben Amorim sabia onde tinha que mudar e ao intervalo não hesitou em tirar Fatawu para colocar Nuno Santos. Mas não se ficou por aqui e 10 minutos depois já tinha também colocado Esgaio no lugar de Bellerín, mudando as duas alas rapidamente. O jogo pareceu ficar mais encaixado taticamente neste arranque de 2ª parte, mas a verdade é que o FC Porto foi fiel a si mesmo: matreiro. Ofensivamente, os dragões até estavam a deixar algo a desejar coletivamente, mas à hora de jogo Uribe sacou um coelho da cartola, ganhou um ressalto e não perdoou na cara de Adán. 0-1 em Alvalade.

Um pouco como vem sendo habitual nesta temporada, os leões sentiram fortemente o golo sofrido e isso notou-se na forma de jogar e atitude em campo. O dinamismo mostrado anteriormente desapareceu rapidamente e foi substituído por apatia. Os dragões aproveitaram isso para gerir o ritmo a seu proveito e passaram a ter mais bola, até porque os comandados de Rúben Amorim pareciam incapazes de ligar setores (Pote desapareceu) e apenas as incursões de Nuno Santos traziam alguma velocidade.

E se o empate não servia ao Sporting, a derrota muito menos e, por isso, Rúben Amorim voltou a arriscar, colocando Arthur Gomes no lugar de Esgaio, que apenas esteve em campo 15 minutos. De falta de coragem e risco, ninguém podia acusar o técnico leonino. A equipa até se balanceou para a frente, mas a insistência na lateralização de jogo persistia e faltava o tal elo de ligação a aparecer entre linhas, o que facilitava o trabalho do FC Porto. Percebendo, no entanto, a importância deste resultado para as contas do campeonato, Conceição assumiu uma linha de cinco defesas e aposta na transição.

legenda caso queiram @Kapta+
Os minutos finais trouxeram um Sporting em claro desespero, mas, desta vez, os cruzamentos tiveram algum critério e Chermiti, tivesse tido mais agressividade no ataque à bola, tinha mesmo marcado aos 87'. Pouco depois, o jovem avançado marcou mesmo na recarga a um remate de Arthur, mas estava em fora de jogo e o desespero tomou conta de Alvalade. O KO definitivo chegou, no entanto, já aos 90+5, quando, numa transição rápida, Pepê chapelou Adán e fez o 0-2. Pouco depois, Chermiti ainda conseguiu reduzir ao responder a um cruzamento de Arthur e fez o 1-2, mas a reação veio tarde e o FC Porto acabou mesmo por vencer e manter as contas do título acesas.

U Domingo, 12 Fevereiro 2023 - 18:00
Estádio José Alvalade
Artur Soares Dias
1-2
Youssef Chermiti 90'
Matheus Uribe 60'
Pepê 90'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 20
Lances Capitais
61´
GOLO FC Porto!
Matheus Uribe marca
Matheus Uribe marca o seu 2º golo na prova (20 jogos)
90´
GOLO INVALIDADO Sporting
Chermiti marcou na recarga a uma grande defesa de Diogo Costa, mas é apanhado em posição irregular!
90´
+4
GOLO FC Porto!
Pepê marca
Pepê marca o seu 4º golo na prova (20 jogos)
90´
+7
GOLO Sporting!
Youssef Chermiti marca
Youssef Chermiti marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
Youssef Chermiti marcou o seu 2º golo na equipa (6 jogos)
A Chave

Eficácia é a palavra de ordem. De um lado, faltou e muito. Do outro, houve no momento certo e numa das poucas ocasiões. O FC porto marca numa altura de ascendente leonino e isso muda o jogo por completo para o seu lado.

O Árbitro

Artur Soares Dias voltou a ser fiel a si mesmo e foi deixando jogar no arranque do jogo, mas acaba a ceder à pressão dos amarelos assim que o primeiro lhe saiu do jogo (mesmo com apenas quatro no total). De resto, fora algumas faltas desnecessárias na 2ª parte, nada a assinalar.

O Melhor
Leão atrevido

Foi bom ver um Sporting com clara vontade de ganhar no arranque do jogo e com decisões do treinador balanceadas para o ataque. Isso deu mais ritmo ao jogo e tivessem os leões mais eficácia e a história tinha sido claramente outra.

O Pior
Leão magoado

O FC Porto teve mérito em ser mortífero e chegar ao 0-1, mas o Sporting, mais uma vez, foi totalmente abaixo com o golo sofrido e descaracterizou-se completamente. É um aspeto a melhorar por esta equipa de Rúben Amorim.

Forma
Sporting
2022/2023
33J
19V
3E
11D
68-34G
FC Porto
2022/2023
37J
29V
4E
4D
91-21G
Sabia que...by playmaker stats
O FC Porto não perde frente ao Sporting há 8 jogos
HISTÓRICO: O FC Porto vence o Sporting pela 5.ª vez consecutiva, o que acontece pela 1.ª vez

Fotografias(25)

Liga BWIN: Sporting CP x FC Porto
Liga BWIN: Sporting CP x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
SPORTING
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
EagleResurrecte d
2023-02-13 23h59m por MisticaEncarnada
A dimensão física também a tinhas com o Florentino e se tivéssemos um bocado mais bola creio que não era por aí que o Morato ia fazer falta. Acho que não fez sentido naquela altura. O jogo não pedia isso. Além disso, eles até podiam utilizar a táctica do chuveiro, era melhor do que encostarmo-nos atrás e dar-lhes oportunidades como demos e deixarmos de atacar como fizemos.
Continuo a achar que o Chiquinho, o Florentino e o Aursnes davam um meio campo robusto ao Benfica, o suficie...ler comentário completo »
yellow_ledbette r
2023-02-13 23h54m por MisticaEncarnada
Ainda tenho esperança no Morato. Tem qualidades. Falta maturidade. O David Luiz também era trabalhão quando veio para o Benfica. O Jardel nem se fala e anos mais tarde tornou-se o nosso melhor central.
Penso que se o Morato tiver cabeça, aprender com os mais velhos, trabalhar muito e a direção não se descartar dele podemos, um dia, contar com ele para assumir a titularidade. Tem é de esperar mais 1 ou 2 anos, quem sabe mais. . . se calhar um empréstimo também não lhe fazia ma...ler comentário completo »
EagleResurrecte d
2023-02-13 20h27m por MisticaEncarnada
Com a equipa retraída cá atrás eu acho que com o Florentino, Aursnes e Chiquinho a equipa tinha mais robustez. Não acho que fosse preciso mais um defesa. Assim podia-se recuperar a bola um pouco mais acima no terreno e permitir construir mais de trás, ter um pouco mais de bola. . . em 120 minutos eu acredito que podia ter feito diferença tirar o Neres mas manter o Chiquinho e partir de certa altura manter o Guedes na mesma mas colocar em campo o Gonçalo Ramos no lugar do João Mário pois est...ler comentário completo »
EagleResurrecte d
2023-02-13 20h10m por MisticaEncarnada
Também tirou o Florentino. . . peça chave na equipa.
Shunsuke__Nakam ura
2023-02-13 20h09m por MisticaEncarnada
Lá prós lados de Alvalade, um clássico à noite eu tinha
Separados por 7 pontos e à beira de não ganhar nadinha
Estou com a cabeça frita, há que ter tranquilidade
Preciso de um novo lateral p'ra não haver mais sabotagem

(falta a 2ª quadra)
Ajudem a completar

Ponho o Esgaio, tiro o Esgaio
À hora que eu quiser
Que jogador mais fraquinho
Que vontade de mexer
Tiro à noite e (. . . )
Ultras-__FCP
2023-02-13 19h53m por MisticaEncarnada
Será difícil manter o 1º lugar se chegarmos ao clássico 5 pontos à frente e perdermos. Se ficarmos atrás após o clássico já fomos. Mas se sairmos com 2 pontos de vantagem temos hipóteses. E também já basta do Benfica ser uma equipa mole, de haver comodismo no clube, é chegar ao clássico e ganhar esteja-se 5 ou 7 ou 10 à frente, esteja-se atrás. Irrita-me do facto de, no Benfica, bastar estar em 1º para se andar feliz e contente. De haver comodismo. Há que se ganhar jogos, jogar para ...ler comentário completo »
Está encontrado o novo Quim Barreiros
2023-02-13 19h48m por Shunsuke__Nakamura
É o Rúben Amorim! Isto porque conseguiu a proeza de por o Esgaio e de tirar o Esgaio, sem ele ter nenhuma lesão impeditiva de continuar em campo.
Matreirice, ou chicoespertice? !?
2023-02-13 17h20m por AmoFutebolAmoSLB
Eles bem meteram uma providência cautelar para o Paulinho entrar em campo, mas esqueceram-se de meter outra para ele tocar na bola. . . agora resta uma nova providência para repetir o jogo.
ZH
TheColorBlue
2023-02-13 17h12m por zhar
Quer exemplos claros? com certeza. . . entao diga-me porque é que o galeno contra o rio ave com o jogador do rio ave deitado no chao pisa-lhe o tendao e não leva vermelho? galeno contra o vizela o jogador com o pe preso da-lhe um pisao que podia ter lesionado gravemente o adversario novamente nada, grujic contra o maritimo acidentalmente pisa o jogador que estava no chao no pescoço , aquela entrada gravissima no tendao contra o boavista que o soares dias vai ao melhor estilo westworld "this d...ler comentário completo »
TH
fervedor
2023-02-13 16h38m por TheColorBlue
Até te digo mais. Embora decida melhor e tenha muito mais qualidade, eu dou por mim a não conseguir aceitar tantos elogios rasgados ao Pêpê como a comunicação social faz (e até alguns adeptos do Porto) pelos mesmos motivos. Manda passes disparatados por jogo como muito poucos e destrói muitas jogadas em que está a fazer tudo bem até passar a bola. Isto quando efectivamente a solta e não a leva para casa.
TH
fervedor
2023-02-13 16h36m por TheColorBlue
Ai eu sei. . . eu sei.
Eu é que estava até a ser mais incisivo um bocadinho na crítica e dizer que também não é eu querer bater no rapaz, mas que acho que infelizmente, vai continuar a desesperar-nos.

Eu não digo que não seja útil às vezes, mas a quantidade exorbitante de bolas fáceis perdidas por ele que destroem tanto jogo de posse é frustrante mesmo.
TH
Sugestão
2023-02-13 16h33m por TheColorBlue
Fala-se na idade do Pepe e do Marcano, há dúvidas sobre a qualidade o Carmo. . . augura-se necessidade de ir ao mercado para termos centrais para a próxima época. . . será que o Sporting aceita proposta pelo Paulinho? Acho que era vantajoso para ambos se devidamente feito por valores aceitáveis.

Ou será que o Varandas será demasiado mesquinho por ser connosco e nem quer ouvir proposta?
TH
zhar
2023-02-13 16h31m por TheColorBlue
Estou à espera de 1 desses 5-6 exemplos. Falas como adoras falar, constróis espantalhos baseados em uma mão cheia de exemplos. . . que não consegues dar. Dupla falácia comum, apelo ilegítimo à autoridade. . . que não existe, portanto, baseada num espantalho. Enfim.

De resto, "whataboutism" é tambem ridículo. Podiam existir 20 exemplos mal decididos que agora não se tinha que decidir mal só para te agradar a ti, porque. . . queres muito.

Também te dei ...ler comentário completo »
TH
fervedor
2023-02-13 16h27m por TheColorBlue
Não querendo ser mau com o rapaz, ele não tem culpa, não controlamos o QI que temos, obviamente. . . o problema é mesmo esse, porque não controlamos o QI, ele não passa daquilo. Isso é que é chato. É tão ou mais limitativo que o jogador que joga num metro quadrado, que mexe-se que nem um caracol e que é muito inteligente e dotado, mas. . . a velocidade não vai aumentar magicamente.

É esse o problema, só isso. . . :(
MisticaEncarnad a
2023-02-13 15h49m por Ultras-__FCP
Acho que mesmo chegando ao clássico com os cinco pontos de diferença, em caso de vitória do Porto, dificilmente nos vejo perder o campeonato, não te esqueças que depois desse jogo a pressão seria enorme para o Benfica e que vocês ainda têm o Braga e o Sporting.
EagleResurrecte d
2023-02-13 15h47m por Ultras-__FCP
Concordo que a expulsão tenha sido justa, daí ter dito que foi um disparate do Eustáquio, que não teve nada a ver com a dificuldade em travar a saída de bola do Benfica, foi simplesmente uma entrada fora de tempo, foi anjinho, até porque travar a saída do Benfica era mais trabalho do Uribe que do Eustáquio e o colombiano acaba o jogo sem ver um amarelo sequer. Não digo que o Porto tivesse ganho com toda a certeza, estávamos a ter mais bola, estávamos mais por cima do jogo e acho que no m...ler comentário completo »
ZH
jovem
2023-02-13 15h35m por zhar
Não dava o exemplo se assim de repente não me viessem a cabeça pelo menos 5-6 lances iguais de calcarem por tras na coxa ou no tendao só nesta epoca (fora a anterior) que alem de nao terem sido acidentais , não levaram vermelho e alguns casos nem amarelo. . . e alguns ate teem como intervenientes jogdores do seu clube. . . ate ha o caso de um pisao no pescoço de um jogador que estava no chao e "não passa nada". . . siga. . .
Quanto ao resto estou a falar de pisões não de laranjas e tomates da feira da esquina. . .
TH
zhar
2023-02-13 15h23m por TheColorBlue
"ate vou dar um exemplo. . o florentino contra o paços a correr atras do adversario pisa-o por tras. . . "

Até nos teus exemplos te espalhas. Pisou. . . por trás. . . O que será que conta mais aqui? Porque se punem entradas de carrinho por trás de forma diferente de entradas de carrinho pela frente. . . Hmmm, não sei.
TH
zhar
2023-02-13 15h21m por TheColorBlue
Critérios iguais implicam a precedência de lances iguais. Daqui a nada uma cotovelada ostensiva para trás, que vale vermelho para trás se te chamares Herrera e vale amarelo se te chamares Paulinho é equiparável àquela mão ligeiramente na cara do Otávio por parte do Bah, que portistas reclamaram era amarelo (eu considero que não era nada, só falta no máximo, mas sim um grande choro por parte do Otávio) e que no final, não foi mesmo. . . nada.

Afinal de contas, se é parecido, é igual, aparentemente.
ZH
fcpflaw06
2023-02-13 15h21m por zhar
ate vou dar um exemplo. . o florentino contra o paços a correr atras do adversario pisa-o por tras. . . é completamente acidental e extremamente perigoso. . . aceito perfeitamente o vermelho se em todos os campos cumprirem o mesmo criterio. . que não o fazem. . .
TH
fcpflaw06
2023-02-13 15h19m por TheColorBlue
"Um pisão no peito do pé ou no pé em geral, é diferente de um pisão no tornozelo, ou no calcanhar. "

Não é nada, desde quando se pune com mais gravidade, literalmente. . . "entradas por trás"? Nunca aconteceu em toda a história do futebol. Enfim.

Ainda falam certos fulanos em matreirice. É deixá-los falar.

Estou é impressionado com a nossa capacidade para adaptar-mo-nos. Não só nos adaptamos a múltiplas baixas, como em diferentes fases do j...ler comentário completo »
ZH
fcpflaw06
2023-02-13 15h16m por zhar
nada contra. . . apenas seria "bonito" criterios iguais para todos. . . não é o mesmo lapis hoje ser preto , amanha ja dizem que é laranja , e para a semana já é branco. . . ao sabor do vento e das vontades. . .
ZH
fcpflaw06
2023-02-13 15h06m por zhar
nenhuma? a menos que se ache pisões/calcar nos tornozelos é vemelho. . . é? o 1º pisão nem falta foi , 2º pisão foi amarelo . . . pisões em portugal só é vermelho se o emblema tiver aguia. . .
Ultras-__FCP
2023-02-13 15h01m por MisticaEncarnada
Concordo com o teu comentário dirigido ao Eagle. Apesar de eu estar confiante de que o Benfica pode ser campeão esta época e da esperança que tinha do Porto perder pontos em Alvalade, sempre reconheci e reconheço que o Benfica ainda não ganhou nada, ainda há muito campeonato para disputar.
Se o Benfica vencer todos os jogos até ao clássico pode ser que lá chegue numa posição mais confortável mas veremos. Para mim é essencial que o Benfica vença esses jogos. Pela moral que poderá tr...ler comentário completo »
ZH
Bluestorm
2023-02-13 14h45m por zhar
sempre as ordens!

OUTRAS NOTÍCIAS

Futebol Espanhol
Oficial
Técnico espanhol não continua nos blaugranos
Depois da confirmação de Laporta - e renovação de Xavi -, o técnico espanhol não vai continuar no comando técnico dos catalães, anunciou o ...