placardpt
Nacional segue em frente na Taça

Só a Madeira sobrevive

O duelo de arquipélagos ditou que os Açores dissessem adeus à Taça de Portugal, depois da eliminação do Rabo de Peixe, em casa do Nacional da Madeira.

Apesar dos dois escalões que separam as duas equipas, a formação madeirense conseguiu apenas uma vitória pela margem mínima e não se livrou de alguns sustos no final da partida, embora a equipa de Filipe Cândido tenha jogado toda a segunda parte reduzida a 10, por expulsão de Danilovic no final do primeiro tempo.

Nevoeiro ameaçou, Bruno foi mais além

A cada jogo na Choupana, a incógnita: irá o nevoeiro dar tréguas? Antes da partida, ainda ameaçou descer até ao relvado, mas foi depois dos 20 minutos que chegou verdadeiramente a incomodar. Curiosamente, foi também por volta dessa altura que a história do jogo ficou escrita.

Bruno Gomes fez o único golo da partida �CD Nacional

Apesar de algumas alterações pontuais, Filipe Cândido mostrou ao que vinha quando apostou em vários rostos habituais e em três avançados na frente de ataque. Com Dudu a ter a primeira grande oportunidade do jogo - grande defesa de Imerson -, o Nacional mostrou que a ideia passava por chegar cedo ao golo.

A equipa açoriana, que está a fazer uma excelente campanha no Campeonato de Portugal, chegou algumas vezes à área contrária, mas sempre com poucos elementos, o que dificultava cada jogada de ataque. No entanto, o maior erro foi defensivo.

Clayton Sampaio, com uma bola aparentemente inofensiva, encontrou Bruno Gomes sozinho nas costas da defesa do Rabo de Peixe e o brasileiro, numa altura em que o nevoeiro ia pairando junto ao relvado, fez o golo da equipa da casa.

Com controlo do jogo e do resultado, o Nacional caminhava tranquilamente para o intervalo. A equipa de Filipe Cândido dominava a partida e tinha criado outra boa situação de golo por Dudu quando, em cima do intervalo, Danilovic viu o segundo amarelo e foi expulso.

Risco tardio

Apesar das tentativas tímidas de chegar à baliza de Rui Encarnação, a equipa do Campeonato de Portugal já tinha deixado alguns indicadores, embora quase sempre por iniciativas individuais, a maioria delas conduzida por Lucas Reis, mas a jogar com mais um elemento, a equipa de Hélio Oliveira aumentou as possibilidades de sucesso.

Rabo de Peixe teve a melhor prestação da história na Taça de Portugal �Rabo de Peixe - facebook

Se é certo que a segunda parte teve mais bola do lado açoriano, também é justo dizer que o Nacional controlou grande parte do que restava da partida. As entradas de Witi e de Zé Manuel deram largura e verticalidade e quase resultavam no 2-0, que Imerson voltou a impedir.

Sem grandes ocasiões, a equipa açoriana guardou-se para os últimos 15 minutos de jogo, altura em que arriscou mais, deu espaço ao adversário, mas também criou oportunidades para lutar pela eliminatória.

Manuel Mané e Pedro Tavares tiveram duas ocasiões flagrantes para o golo do empate, mas foi no último dos quatro minutos de compensação que Mamadu Candé ameaçou mesmo levar o jogo para prolongamento. Rui Encarnação selou aí o prémio de homem do jogo para o zerozero, ao evitar o empate com uma defesa impressionante, que leva a Madeira para os oitavos da Taça e retira os Açores da competição.

jogos históricos
U Quarta, 11 Janeiro 2023 - 17:30
Estádio da Madeira
Cláudio Pereira
1-0
Bruno Gomes 26'

ESTÁDIO

Estádio da Madeira
Estádio da Madeira
Portugal
Choupana - Funchal
Lotação5 586
Medidas105x66
Inauguração1998
Lances Capitais
26´
GOLO Nacional!
Bruno Gomes marca
Bruno Gomes marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
42´
Cartão vermelho para Vladan Danilovic (Nacional) Vladan Danilovic vê o seu 1º vermelho na prova (3 jogos)
Positivo
Guarda-redes em destaque

Rui Encarnação levou o prémio de homem do jogo, mas Imerson também se destacou com duas excelentes intervenções que ajudaram a manter o Rabo de Peixe vivo na eliminatória.

Negativo
Pouco risco

Em desvantagem e a jogar com mais um elemento durante tanto tempo, a equipa açoriana demorou a procurar o risco para tentar evitar a eliminação. Apesar da diferença de escalões, a necessidade de marcar obrigava a tentar algo um pouco mais cedo. 

Forma
Nacional
2022/2023
22J
10V
4E
8D
26-22G
Rabo Peixe
2022/2023
17J
10V
5E
2D
31-15G
O Árbitro

Se o primeiro amarelo mostrado a Danilovic fez todo o sentido, o segundo não se entende. O médio corta a bola e depois não pode evitar o ligeiro contacto com o jogador açoriano. Por outro lado, o Rabo de Peixe também tem motivos para queixas, uma vez que ficou penálti por assinalar por mão de André Sousa, já na segunda parte.

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
NACIONAL
EMPATE
RABO DE PEIXE

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Nacional
2023-01-12 01h49m por moumu
Belo golo mas depois da expulsão (inventada pareceu-me) tiveram que se fazer à vida com menos 1. Parabéns ao Rabo de Peixe por ter atingido esta fase e ainda fez um forcing final nos ultimos minutos.
Rabo de Peixe
2023-01-11 22h13m por robbiefowler9
Se tivessem arriscado mais neste jogo, podiam perfeitamente ter ganho o jogo, serão dos maiores candidatos à subida para a Liga 3

OUTRAS NOTÍCIAS

II Liga
Oficial
21 jogos ao leme da equipa
O anúncio surgiu na tarde desta segunda-feira. Com recurso às redes sociais, a UD Oliveirense oficializou o término do vínculo que ligava o clube a Ricardo Chéu, ...