placardpt
Itália vence Espanha nas meias do Euro

Ninguém trava esta equipa!

Nove anos depois, a Itália está novamente na final do Europeu. Para assegurar o passaporte, a squadra azurra eliminou, esta terça-feira, a Espanha (1x1, 4x2 g.p.), curiosamente o carrasco de 2012, no desempate através da marca dos 11 metros, depois de uma igualdade a uma bola no final do tempo regulamentar e prolongamento.

Futebol associativo vs Contra-ataque

Meus senhores e minhas senhoras, que jogo! Digno, digno, digno, de uma meia-final de um Campeonato da Europa. Duas seleções de enormíssima qualidade, muito bem preparadas para esta batalha, sobretudo naquilo que diz respeito ao conhecimento das virtudes e qualidades do adversário, e decidido naquilo que muitos chamam de lotaria e que outros não admitem sequer falar em sorte. As grandes penalidades, está claro. Mas já lá iremos.

De um lado, uma Itália que à chegada para esta batalha seguia num ciclo absolutamente impressionante de 32 jogos sem conhecer o sabor da derrota, a mostrar aquilo que bem sabe: defender bem e sair em contra-ataque ainda melhor. E pensar que os italianos falharam a qualificação para o último Mundial. Algo impensável quando vimos o conjunto liderado por Roberto Mancini em campo.

No lado contrário, uma Espanha que ao longo desta campanha tinha mostrado ser capaz do melhor e do pior, mas sempre fiel à sua identidade, matriz que passa de geração em geração. Um futebol associativo, de controlo da posse e momentos do jogo, capaz de adormecer qualquer adversário, ora pela segurança e equilíbrio de Busquets, ora pela magia do miúdo Pedri.

A expectativa era, portanto, muito alta. Não desiludiu. Nem a Itália, nem a Espanha. A primeira parte resume-se desta forma: espanhóis com mais bola, os italianos a apostarem na transição e poucas oportunidades claras de golo (uma para cada lado). As equipas primaram pelo equilíbrio defensivo, com diferentes estratégias, e atacaram com muita cautela.

Ainda assim, nota para a defesa de Donnarumma a livre batido por Dani Olmo, aos 25 minutos, naquela que foi a primeira grande oportunidade de golo no jogo, e para o remate de Emerson Palmieri ao travessão, pouco antes do apito do árbitro para as equipas recolherem aos balneários.

Morata esteve no melhor e no pior de Espanha ©Getty / FACUNDO ARRIZABALAGA

Finalmente, os golos...

A primeira parte já tinha deixado um travo suave de bom futebol, sobretudo para os amantes do lado mais tático e estratégico do jogo, mas faltava qualquer coisa... Ahhh, os golos. Minuto 60: golo! O primeiro. Para a Itália. E lá está, numa transição rápida fatal que começou em... Gianluigi Donnarumma.

O jovem guardião italiano recolheu um cruzamento de Jordi Alba e lançou rapidamente para o contragolpe conduzido por Lorenzo Insigne. Na sequência do lance, Federico Chiesa aproveitou uma bola perdida, após corte de Eric García, e rematou em arco para o fundo das redes de Unai Simón.

Em desvantagem, Luis Enrique não perdeu tempo e refrescou o ataque, colocando um elemento mais fixo na frente (Álvaro Morata), abdicando aí de um ataque sem uma referência clara, e mudou o desenho do meio-campo com a entrada de Rodri para o lugar de Koke. Isto sem esquecer a forte pressão sobre o adversário, do primeiro ao último minuto. Ganhou a aposta.

Aos 80 minutos, o mal-amado Álvaro Morata combinou muitíssimo bem com Dani Olmo e apareceu na cara de Donnarumma para restabelecer a igualdade no marcador. Estavam reservados, pelo menos, mais 30 minutos de espetáculo em Wembley.

Morata, o heró... vilão

Após meia hora sem que ninguém conseguisse desfazer o nó da igualdade - e não foi por falta de vontade de Espanha, que não se cansou de procurar o segundo golo, ao contrário de Itália, que surgiu mais retraída -, tudo ficou decidido nas grandes penalidades.

Locatelli começou por falhar, Dani Olmo não fez melhor e mais ninguém falhou, à exceção de Morata. O herói que virou vilão numa fracção de segundos. Em suma, a Itália é a primeira finalista do Euro 2020, enquanto a Espanha fica pelo caminho.

U Terça, 06 Julho 2021 - 20:00
Wembley Stadium
Felix Brych
1-1
(4-2 g.p.)
Federico Chiesa 60'
Álvaro Morata 80'
Wembley Stadium
Wembley Stadium
Inglaterra
Wembley, London
Lotação90 000
Medidas105x68
Inauguração2007
FaseMeias-Finais
Lances Capitais
60´
GOLO Itália!
Federico Chiesa marca
Federico Chiesa marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
80´
GOLO Espanha!
Álvaro Morata marca
Álvaro Morata marca o seu 3º golo na prova (6 jogos)
110´
GOLO INVALIDADO Itália
finaliza na cara de Unai Simón , mas estava em posição irregular.
A Chave

Gianluigi Donnarumma: o jovem guarda-redes italiano defendeu o remate de Morata, no desempate através das grandes penalidades, e a Itália abriu a porta da final do Europeu.

O Árbitro

Trabalho positivo do alemão Felix Brych.

O Melhor
Viva o futebol

Um excelente jogo de futebol entre duas boas seleções, que justificaram em pleno a presença nestas meias-finais. Pena que uma tivesse, forçosamente, de ficar pelo caminho.

O Pior
Do melhor ao... pior

Morata entrou no decorrer da segunda parte para restabelecer a igualdade, respondendo da melhor forma aos críticos, que tanto o têm visado, mas depois desperdiçou a grande penalidade decisiva.

Forma
Itália
2021/2022
Espanha
2021/2022
Sabia que...by playmaker stats
Após a ausência do WC2018, Roberto Mancini assumiu a Itália:
33 jogos sem perder (Recorde, série em aberto)
13 vitórias consecutivas (Recorde, série que terminou hoje)
Portugal foi a última seleção a vencer a Itália (1-0, Set. 2018)
É a 10.ª final para a Itália em grandes competições:
4x Campeã do Mundo (1934, 1938, 1982 e 2006)
1x Campeã da Europa (1968)
Ao fim de 11 jogos em 2021 a Itália não conseguiu vencer um jogo em 90 ou 120 minutos.

Nove meses depois, a Espanha quebra a maior sequência de vitórias (13) da história da Itália.
17 anos depois, o troféu de Campeão da Europa vai sair da Península Ibérica:
2021 ?
2016 Portugal
2012 Espanha
2008 Espanha
2004 Grécia
A Itália marca presença pela 4.ª vez na final do Euro 2020 (Euro 2020, 2012, 2000 e 1968).

A única vitória no Europeu dos transalpinos aconteceu em 1968 em casa.
A Itália venceu pela 1.ª vez a Espanha no desempate de grandes penalidades:
Euro 2020
Confederações 2013
Euro 2008
Federico Chiesa volta a desbloquear um jogo da Itália.

Segundo golo do jovem italiano e novamente a abrir o marcardor:
vs Áustria 95' (1/8)
vs Espanha 60' (MF)

Fotografias(8)

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Best1NTheWRLD
2021-07-07 12h12m por Rui_Malheiro1998
Não concordo. Os penaltis é como um jogo de poker: podes fazer bluff sim mas o adversário pode chamá-lo. Claro que há penaltis melhores e piores colocados e mesmo que o guarda-redes adivinhe não o defende mas aqueles penaltis do Thiago e do Jorginho eram defensíveis. Olha por exemplo para tanto e tanto panenka em que o jogador se arma em esperto mas que o guarda-redes defende por meramente chamar o bluff e ficar no sítio acabando o jogador por fazer figura de parvo
nickname00
2021-07-07 11h17m por AcaroInformatico
Melhor do que essa tática, somente a do entrar com uma equipa mais fraca para surpreender com as substituições na segunda parte, ou no prolongamento. . .
divertido1976
2021-07-07 10h51m por nickname00
Tal e qual. O Guardiola envenenou o futebol com as suas táticas e mentalidade de jogo. Quase todos os treinadores imitam o que ele faz, incluindo esta cena nova de jogar sem ponta de lança puro e jogar com os 2 laterais a fazer a ala toda, com 3 centrais. 5 defesas. . . Até nas distritais já vi este estilo de jogo.

Qualquer dia vamos ver treinadores a jogar literalmente com apenas 1 ou 2 atacantes durante o jogo toda e com 6 ou 7 gajos atrás da linha de meio campo a trocar ...ler comentário completo »
DI
Detesto
2021-07-07 09h24m por divertido1976
Detesto o futebol de Guardiola e por inerência o futebol da seleção Espanhola.
É incrivel a pouca intensidade do Futebol do toque para o lado e para trás.
Não fazem contra ataques.
Guardiola fez muito mal ao futebol mundial. . . infelizmente.
Assistimos a quase todas as equipas a querer sair a jogar e a perder a bola à entrada da area.
LE
miguelucio
2021-07-07 09h09m por leoes18
Eu 🙋🏻‍ϓ 4;️
Best1NTheWRLD
2021-07-07 03h06m por Rui_Malheiro1998
Nunca na vida. Os penaltis do Thiago Alcantara e do Jorginho parecem ser somente classe mas bastava os guarda-redes mergulharem par a lado certo e estavam tramados. O Olmo nem acertar na baliza é muito pior do que o do Morata porque falhando a baliza tem 0% de hipótese de dar golo
Bernardeschi
2021-07-07 01h44m por miguelucio
Alguém mais aqui também achou que ele iria perder a cobrança?
Rui_Malheiro199 8
2021-07-07 01h00m por dp_69
O Tuga também desvaloriza essa campanha no euro ate à exaustao e vamos a ver e temos as super potencias que eles idolatram(e com maior favoritismo) a fazer campanhas parecidas.
Hungria, Áustria, Islândia, Croácia, Polónia, Gales e França VS Suécia, Polónia, Eslováquia, Croácia, Suiça, Itália.
A Espanha pratica um futebol mais vistoso(nem sempre objetivo), mas em 2016 também fomos superior em quase tds os jogos
Espanha vs Itália
2021-07-07 00h56m por marcosteixeira949
Foi um jogo equilibrado, oportunidades de golo de parte a parte, me parece que a Espanha jogou pouco melhor que a Itália, mas hora das penalidades a Itália foi melhor, Itália é justo finalista pela campanha dessa euro, e grandes chances de ganhar a euro, enquanto a Espanha, tem boa seleção mas ta muito longe de ser daquela Espanha 2008-2012, embora tem jogadores prometedores, para chegar meias finais já foi muito bom, agora gostava que fosse Dinamarca finalista mas se for a Inglaterra,...ler comentário completo »
RA
MantoApedrejado __
2021-07-07 00h24m por razga
Não vejo grandes semelhanças, são os 2 grandes centrais, mas são muito diferentes quer no estilo de jogo quer na personalidade.
Espanha jogou melhor. . . . .
2021-07-07 00h14m por andyves
Aonde?
Para mim o resultado é justo. Ambas equipas tiveram as mesmas ocasiões de golo. Não é por se ter mais posse de bola que isso significa que se jogue bem. A posse de bola não é sinal de jogar bem.
RA
Chiellini
2021-07-07 00h11m por razga
Grande jogador, grande capitão, não sei se repararam na felicidade dele antes do jogo e quando foi na hora de escolher a baliza para os penalties. Um senhor, merece ser campeão, como toda a seleção italiana, é daqueles jogadores que parecem estar em vias de extinção. Ele é Bonuci formam a melhor dupla de centrais dos últimos 10 anos.
O tuga tem uma moral. . .
2021-07-07 00h09m por Rui_Malheiro1998
para falar de uma equipa (quase) chegar à final do Europeu só com empates. Até às meias finais do Euro 2016 Portugal não ganhou um único jogo nos 90 minutos portanto Espanha até fez melhor em ganhar à Eslováquia.
Não mandem pedras porque têm telhados de vidro
Penalty
2021-07-07 00h04m por kropotkin
Os jornais todos (até o zerozero!) estão a sacrificar o Morata, mas não vos parece que há uma diferença muito grande entre ter um penalty defendido pelo GR e. . . nem acertar na baliza?! Pensem bem. Olmo = cepo.
Manto Apedrejado
2021-07-06 23h48m por Chupak
É isso mesmo! Um Zé ninguém armado em bailarina. Não devia ser permitido aquilo. Sabemos que é para desconcentrar e usar o psicológico contra o batedor do penalty. Mas se não se pode sair da linha, que sentido faz andar ali a bailar? Eu, se batesse, era mesmo uma bojarda para o meio da baliza, como se fosse de propósito para lhe acertar na tromba! Era golo na certa! Vamos Itália! Prevejo Itália vs Inglaterra. A Dinamarca vai dar luta, mas a Inglaterra vai lá chegar à final. Depois se g...ler comentário completo »
MantoApedrejado ___
2021-07-06 23h47m por iSMURF4
Holanda favorita? tu tinhas expectativas muito altas para eles. . . eu não tinha muitas especialmente por causa do De Boer. . . e do Van Dijk ter falhado. . . . pode ser que agora no Mundial consigam fazer melhor. . . . também depende de quem forem buscar para selecionador.

e espero que melhorem pq sempre foram uma das seleções que mais gostava de ver jogar.
JS
Bella Italia . . .
2021-07-06 23h34m por jsilva77
. . . é vencer a Taça, acho que merecem, têm feito um excelente Europeu e, como já disseram aqui, tem um verdadeiro treinador . . . se a final for contra a Dinamarca ficarei um pouco dividido, mas penso que a haver um justo vencedor pelos eu percurso no Europeu e os bons jogos que nos proporcionaram, é sem dúvida alguma a Itália . . .

De salientar a quantidade de bons jogos que este Europeu nos tem proporcionado, apesar daquilo que alguns vaticinaram e até conseguem apregoar, enfim . . . tomara a nós e ao nosso campeonato . . .
Para isto
2021-07-06 23h30m por TomPen
Deixavam a Itália ganhar o jogo nos 90.
Deixei de jogar 13 Sentinels para morrer de sono na primeira parte e ver o Morata a adiar o final do jogo por mais 45 minutos prai, contando com os penalties.

Se se fizer justiça na final a Itália será a vencedora deste EURO.
Obrigado Itália!!
2021-07-06 23h21m por Chupak
Espanha de vela, merecidamente! Não ganharam a quase ninguém. Até com Portugal, há 1 mês, empataram! E com a Suíça iam de vela, não fosse aquele árbitro ladrão! Reposta a justiça! Grande Donnaruma, a calar o bailarino do guardião espanhol, que pensava que se safava outra vez! Olé!!
LE mexeu bem e Mancini mexeu mal
2021-07-06 23h18m por miguelucio
As entradas do Morata e Moreno deram poder de fogo no ataque espanhol, começou a surgir espaço. Já as saídas do Emerson e Verratti para as entradas do Tolói e Pessina recuaram demasiadamente a Itália, quis administrar o 1-0 com muito tempo ainda a decorrer.

Itália teve mais sorte que juízo
Italia
2021-07-06 23h17m por VerdeRubro
Foi um bom jogo e a sorte sorriu a talvez quem fez menos durante os 120 minutos, mas a Itália está na final com todo o mérito. Agora espero que a Dinamarca vença isto.
Tive pena que tenha sido o Morata a falhar.
Uma pena
2021-07-06 23h13m por pedropereira934
Claramente a melhor equipa perdeu hoje, achava a Espanha um pouco mais forte do que a Itália, e não me enganei, estiveram por cima praticamente todo o jogo. Mesmo assim parabéns à Itália, tem feito um Europeu brutal e espero que ganhem a final.
Euro da Espanha
2021-07-06 23h13m por dp_69
5 empates e 1 vitoria contra a eslovaquia
Só falta mesmo
2021-07-06 23h11m por iSMURF4
era ganhar a final. . . era bom demais xD

Assim ouvia-se ITS NOT COMING HOME! XD
Jorginho
2021-07-06 23h09m por HUGO657
Aquele penálti foi qualquer coisa… que classe!

OUTRAS NOTÍCIAS

Benfica
Médio teve declarações polémicas
Rui Costa concedeu, esta quinta-feira, uma longa entrevista a um grupo de órgãos de comunicação social selecionados onde abordou a época do Benfica. Entre os ...