placardpt
      Reviravolta consumada na segunda parte

      Tranquilidade perdida, Europa mais viva

      Durante a partida contra o Moreirense, certamente que os adeptos do Portimonense pensaram que iam atingir esta segunda-feira a tranquilidade (ou algo próximo disso) na Liga NOS. Os algarvios não só estiveram a ganhar, como estiveram durante vários momentos do jogo por cima dos minhotos, mesmo quando o jogo estava empatado. O certo é que o Portimonense foi derrotado pelo Moreirense, por 1x2, e agora poderá ver a sua vantagem de quatro pontos para os lugares de risco encurtada com o passar da jornada.

      Mas se o Portimonense deixou fugir a possibilidade de manutenção, o Moreirense ainda mantém o sonho europeu, estando agora a dois pontos do vizinho Vitória, na luta pelo 6º lugar.

      Bolas paradas fazem a diferença

      ©Kapta+
      Podemos dizer que o Moreirense entrou melhor na partida. Muito agressivos na pressão e na procura da bola, os comandados de Vasco Seabra instalaram-se cedo no meio-campo dos algarvios. Apesar disso, as oportunidades não apareceram. Nem mesmo quando o Portimonense tentava explorar a velocidade do inevitável Beto ou de Boa Morte.

      Aliás, o primeiro lance de real referência do jogo (tirando um ou outro cruzamento) deu logo golo. Numa jogada promissora, Abdu Conté tem uma abordagem descontrolada, no mínimo, e cometeu grande penalidade clara sobre Boa Morte. Penálti convertido por Fabrício.

      Curiosamente, esse golo abriu o jogo e, apesar de dar ainda mais controlo ao Moreirense, foi o tónico para o jogo ir na direção que o Portimonense mais gosta. A equipa de Paulo Sérgio passou a ter mais espaço para lançar as «motas» na frente e o 2x0 podia mesmo ter aparecido em mais do que uma ocasião, não aparecendo por algumas decisões erradas em momentos de remate ou de último passe.

      Já perto do intervalo e numa altura em que a equipa da casa parecia tranquila no jogo, veio o empate. Novamente numa bola parada (canto), o central (a jogar a defesa direito) Nahuel Ferraresi subiu mais alto e fez o resultado ao intervalo.

      Reviravolta para quem mais quis marcar

      ©Kapta+
      Paulo Sérgio mudou ligeiramente a forma de jogar do Portimonense para o início da segunda parte, passando a equipa algarvia a pressionar bem mais alto, impedindo que jogadores como David Simão ou Franco jogassem à vontade na primeira e segunda linha de construção. Isso fez com que a equipa da casa tivesse entrado ligeiramente por cima, ainda que tenha sido de pouca dura.

      Com as oportunidades a não aparecerem e com os minhotos a demorarem pouco tempo a desconstruir a mudança adversária, os de Portimão rapidamente voltaram a preferir jogar na transição e até não se saíram mal nessa ideia, já que a frente de ataque está bem talhada para tal.

      Ainda assim, o Portimonense viria a ser penalizado por alguma falta de ambição num lance em tudo semelhante aos que tentou fazer durante grande parte do jogo, um contra-ataque. Já dentro dos últimos dez minutos, uma jogada rápida terminou com um cruzamento perfeito de Conté para a cabeça de Franco que, com um belo gesto técnico, fez o 1x2 de cabeça.

      Só estando a perder é que o Portimonense arriscou, mas nessa altura mais com a coração do que com a cabeça o 1x2 não sofreu qualquer alteração, apesar de muitas bolas colocadas na área dos forasteiros.

      O resultado não muda muito do que eram as ambições das duas equipas. O Portimonense continua numa posição priviligiada para garantir a manutenção, especialmente porque as três equipas que estão na zona de descida jogam contra os três primeiros. Já o Moreirense mantém a pressão ao Vitória, ainda que saiba que a ultrapassagem não será nada fácil.

      jogos históricos
      U Segunda, 10 Maio 2021 - 18:00
      Estádio Municipal de Portimão
      Fábio Veríssimo
      1-2
      Fabrício 20' (g.p.)
      Nahuel Ferraresi 44'
      Gonçalo Franco 82'

      ESTÁDIO

      Estádio Municipal de Portimão
      Lotação4 907
      Medidas102x64
      Inauguração1937
      Lances Capitais
      20´
      GOLO Portimonense
      Fabrício marca de grande penalidade!
      Fabrício marca o seu 4º golo na prova (26 jogos)
      44´
      GOLO Moreirense!
      Nahuel Ferraresi marca
      Nahuel Ferraresi marca o seu 3º golo na prova (23 jogos)
      82´
      GOLO Moreirense!
      Gonçalo Franco marca
      Gonçalo Franco marca o seu 1º golo na prova (25 jogos)
      Positivo
      Qualidade de jogo minhota

      Apesar de não ter sido um jogo brilhante, vimos, a espaços, a qualidade que Vasco Seabra conseguiu colocar nesta equipa do Moreirense. Jogando sem pressões de classificação, a equipa minhota teve momentos de qualidade e a vitória apareceu como consequência disso mesmo.

      Negativo
      Pouca ambição

      O Portimonense sabia que um ponto nesta partida podia chegar para aumentar a vantagem para os lugares de risco e, depois de até ter entrado bem no segundo tempo, acabou por jogar para isso mesmo. Acabou por ser penalizado por isso mesmo.

      Forma
      Portimonense
      2020/2021
      33J
      9V
      7E
      17D
      34-41G
      Moreirense
      2020/2021
      35J
      11V
      13E
      11D
      38-45G
      O Árbitro

      Arbitragem de qualidade, com o ponto mais complicado a ser a grande penalidade que deu o primeiro golo do jogo. Foi bem assinalada.

      Fotografias(16)

      Liga NOS: Portimonense x Moreirense
      Liga NOS: Portimonense x Moreirense
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      PORTIMONENSE
      EMPATE
      MOREIRENSE

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      Josnei
      2021-05-10 22h58m por SCB1375
      Andas muito informado. . . ;) Alguém mais?
      E puseram-se a jeito…
      2021-05-10 20h50m por PortimonDesdePiqueno
      Creio que o Portimonense vai conseguir evitar a descida directa, mas o playoff está já ali na esquina. A equipa está completamente desgarrada e sem ideias. Tem jogadores em déficit físico, em má forma e a pedirem, encarecidamente, que a época acabe. O Portimonense tem, também, um treinador sem engenho nem arte para mudar este rumo descendente e derrotista. Já não chega o argumento da sucessão de jogos e as más decisões arbitrais para justificar os maus resultados. É preciso uma outra ...ler comentário completo »
      Moreirense
      2021-05-10 20h23m por ricardocunha251
      Garante a manutenção quase a acabar o campeonato só aos 40 pontos! Incrível! Este campeonato está muito bom sem contar com os estarolas!

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Andebol
      Último jogo da Fase Final
      Depois de vários meses de competição, o Campeonato Placard Andebol 1 chega ao fim. O campeão, quem conseguiu a última vaga para as provas europeias e quem se ...