placardpt
Famalicão ganha em Barcelos e alcança o Sporting

Já olham cada vez mais para cima

2020/06/09 23:07
E9

O Famalicão voltou com vontade de continuar a surpreender as principais equipas do futebol português. Mais uma jornada, mais uma vitória, desta vez em Barcelos, por 1x3, que possibilita aos comandados de João Pedro Sousa alcançar o Sporting no quarto lugar da tabela, pelo menos de forma provisória. 

Num jogo nem sempre muito bem jogado, a qualidade individual e o talento famalicense acabou por fazer, mais uma vez, a diferença. O Gil lutou muito, mas os pontos para a manutenção ficam para depois. 

Fama na altura certa

Por razões distintas, esperava-se que este Gil x Famalicão pudesse ser o início perfeito da segunda jornada pós-covid. Os de Barcelos tinham contas a ajustar, com a manutenção, desde logo, que ainda não está garantida, e com o seu nível exibicional, que poucas vezes apareceu no relvado de Portimão. Por outro lado, em caso de vitória, o conjunto de João Pedro Sousa podia colar-se ao Sporting. Sim, depois daquela pequena crise de resultados que marcou os meses de fevereiro e março. 

Não que tenha sido uma primeira parte fraca, longe disso. Por estas bandas, as portuguesas, entenda-se, já se viu muito pior. mas faltou mais brilhantismo e inspiração a duas equipas que tentaram, é certo, muitas vezes com mais atitude do que clarividência. E, depois, os episódios insólitos ainda tiraram alegria e ritmo. Porque se os problemas no auricular do árbitro não são de agora, as queixas perante as bolas suspostamente vazias já trazem consigo uma certa novidade não muito agradável. 

Vaná regressou ao onze ©Liga Portugal

Foi, ainda assim, o Famalicão a entrar melhor. Não com aquele futebol que já apaixonou as gentes de Vila Nova, mas com pressão, velocidade, objetividade e boas combinações, essencialmente na meia esquerda, entre o trio Pedro Gonçalves-Lameiras-Martínez. Foi precisamente daí que surgiu o primeiro golo, depois de uma má abordagem da novidade Banguera na sua própria área. Aproveitou Fábio Martins para inaugurar o marcador, na marca dos onze metros. 

Soavam os alarmes para o Gil. A equipa tinha entrado algo errática e seria preciso uma outra atitude para buscar o empate. Ela apareceu mesmo. Nem sempre a equipa de Vítor Oliveira tomou as melhores decisões, também por culpa do poderio físico da última linha famalicense, fortalecida com mais um central, mas justificou o empate, especialmente quando Sandro Lima tinha a baliza à mercê e deixou fugir a bola pela linha final. Mas era, aí, uma estratégia inteligente dos parte dos de Barcelos: roubar a bola cedo e partir com tudo rumo à baliza de Vaná. 

O Famalicão sentia dificuldades para construir com qualidade e para jogar bem dentro do meio campo contrário. As más decisões individuais e a insistência pelo passe longo dificultaram a ação a uma equipa que, mesmo assim, criou quase sempre perigo no último terço. Fábio Martins obrigou Denis a uma grande intervenção, depois de um bom momento individual de Lameiras, antes de Diogo Gonçalves deixar João Pedro Sousa bem mais tranquilo. Mais uma boa movimentação de Toni Martínez, ainda melhor cruzamento e remate assertivo do jovem português. Era um primeiro final perfeito.

Mais Gil, mas...

A desvantagem de dois golos obrigou o Gil a entrar mais dominador no segundo tempo. A equipa de Vítor Oliveira teve mais bola, obrigou o Famalicão a recuar, mas a criatividade foi quase nula, mesmo com as mudanças a partir do banco. Sempre que circulava bem, os barcelenses eram quase sempre capazes de estragar boa parte das jogadas. E um Famalicão controlador e sólido agradecia...

Kraev apresentou-se desinspirado
O pior para a formação de João Pedro Sousa é que uma abordagem apenas e só defensiva traz consigo os seus riscos. Mesmo quando do outro lado não parece haver o melhor discernimento, numa jogada, numa bola mais direta, é sempre possível que apareça o golo. Foi precisamente isso que aconteceu. Sucessão de cruzamentos, um deles a sair com conta, peso e medida para o cabeceamento vitorioso de Hugo Vieira. 

O Famalicão sentiu o golo. Não que o Gil tivesse melhorado muito, e esse foi precisamente o pecado capital dos barcelenses. O acerto continuou a ser pouco e nem mesmo a pressa do adversário em despejar a bola para o mais longe possível ajudou. Pior, a equipa de Vítor Oliveira sofreu mesmo o terceiro e decisivo golo, num cruzamento venenoso de Diogo Gonçalves que colocou à vista as limitações de Banguera. 

E o apito final veio para confirmar mais uma alegria para as gentes de Vila Nova de Famalicão. Está batido um novo recorde de triunfos na primeira divisão, haverá espaço para ainda mais história?

jogos históricos
U Terça, 09 Junho 2020 - 21:00
Estádio Cidade de Barcelos
Hélder Malheiro
1-3
Hugo Vieira 77'
Edwin Banguera 90' (p.b.)
Fábio Martins 12' (g.p.)
Diogo Gonçalves 42'

ESTÁDIO

Estádio Cidade de Barcelos
Lotação12 032
Medidas105x68
Inauguração2004
Lances Capitais
12´
GOLO FC Famalicão
Fábio Martins marca de grande penalidade!
Fábio Martins marca o seu 9º golo na prova (22 jogos)
42´
GOLO FC Famalicão!
Diogo Gonçalves marca
Diogo Gonçalves marca o seu 3º golo na prova (20 jogos)
77´
GOLO Gil Vicente!
Hugo Vieira marca
Hugo Vieira marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
90´
+1
GOLO FC Famalicão
Edwin Banguera marca na própria baliza!
Positivo
Que três que se juntaram...

Faltou alguma qualidade de jogo coletiva ao Famalicão a espaços, em Barcelos. Ainda assim, em registos diferentes, o trio da frente merece destaque. Rúben Lameiras teve um par de momentos de genialidade, Diogo Gonçalves voltou a desequilibrar e Toni Martínez movimentou-se muito bem. Talento que marcou diferenças. 

Negativo
Uma novidade que saiu ao lado

Edwin Banguera. O nome não é de todo familiar a quem acompanha só a espaços este Gil Vicente. O colombiano de 23 anos não jogava desde janeiro e esta oportunidade não foi muito bem aproveitada. Andou perdido nos dois primeiros golos e falhou redondamente no terceiro. Não mostrou ser um upgrade em relação a Ygor. 

Forma
Gil Vicente
2019/2020
32J
10V
9E
13D
33-40G
FC Famalicão
2019/2020
33J
15V
9E
9D
52-49G
O Árbitro

Acertou nos lances mais complicados e não cometeu erros graves no capítulo disciplinar, apesar de alguns jogadores do Famalicão terem pisado o risco do amarelo. Faltou ainda o cartão para Ivo Pinto, que se dirigiu de uma forma deselegante para o banco do adversário. 

Fotografias(23)

Liga NOS: Gil Vicente x Famalicão
Liga NOS: Gil Vicente x Famalicão
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
GIL VICENTE
EMPATE
FC FAMALICÃO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Famalicão
2020-06-10 06h47m por zlatan_21
Continuando assim arriscam-se (espero eu que sim) a ficar em quarto lugar. Notavél e de louvar como jogam sempre com os olhos pontos na baliza e nunca sem autocarro. Mais ums vez parabéns.
VI
Conceição _S
2020-06-10 01h26m por Vilanova1
Curioso. . na 1volta no Dragão os benfiquistas disseram o mesmo.
Decidam-se.
Nem as meias finais da taça em que mereciamos passar, te deixam de toldar as vistas. Já é doença.
TI
JAM79
2020-06-10 01h07m por tink
Por acaso já pensei nisso. Não acredito que terá menos qualidade, pois é um clube de montra, mas o plantel será muito diferente. Pedro Gonçalves, Gustavo Assunção e Toni Martinez são os 3 jogadores com mais qualidade que têm contrato com o clube que deverão representar grandes vendas. A juntar aos emprestados que voltam todos Às casas mãe sairão muitos jogadores.
Defendi e Gabriel serão os GR suplentes. Virá um GR (Vaná está emprestado).
Seria interessante contratar o Nil...ler comentário completo »
JAM79
2020-06-10 00h06m por Roby_O_Imperador
Possivelmente com uma entrada nas competições europeias os jogadores a vir terão mais qualidade ainda!
Faz bem ao nosso campeonato uma equipa como o Famalicão-
Roby
2020-06-10 00h03m por JAM79
O problema é que para a próxima época a equipa será com certeza completamente diferente, não creio que os bons valores fiquem sequer pela liga portuguesa. . .
Famalicão
2020-06-09 23h30m por Roby_O_Imperador
Um percurso soberbo!
Merecem estar claramente nas competições europeias para o ano.
Para já a melhor equipa , 2 jogos, 2 vitórias.

OUTRAS NOTÍCIAS

Hóquei em Patins
notícia zz
Na calha para sucessor de Nuno Resende
Dezanove anos depois, o adeus. Edu Castro não vai ser o treinador do Barcelona na próxima temporada, colocando fim a uma caminhada de sete temporadas como treinador principal dos ...