placardpt
      Vilacondenses triunfaram em Guimarães

      Contra-ataque para derrubar o Castelo

      O Rio Ave venceu em Guimarães por 1x2 e subiu ao quinto lugar da Liga NOS. A equipa de Vila do Conde foi extremamente eficaz em todos os aspetos, pois marcou quando teve oportunidade e defendeu com grande personalidade.

      A proximidade na tabela classificativa fazia prever um grande equilíbrio e as equipas não se fizeram rogadas a esse desafio.

      Os minhotos acabaram por entrar melhor, Ivo Vieira repetiu praticamente a equipa que jogou com o FC Porto para a Taça da Liga, e a criatividade no meio campo vitoriano acabou por ser determinante para se perceber o rumo que o jogo ia ter. O Vitória ocupou mais terreno de jogo e tinha mais perigo, mas Kieszek ia segurando as maiores intenções da equipa vimaranense.

      VAR sem ação, meio intervalo de pausa e contra-ataque letal

      ©Vítor Parente / Kapta+
      O Vitória estava mais no ataque e teve o golo muito próximo, mas o VAR não esteve atento para que a equipa da casa pudesse ter uma soberana oportunidade: Aos 10 minutos Filipe Augusto cortou com a mão um passe de André André na área e, uns minutos mais tarde, não conseguiu decidir um fora-de-jogo e com essa falta de decisão, que obrigou a Hélder Malheiro a decidir, jogo esteve parado oito minutos.

      A pausa ajudou o Rio Ave e prejudicou o Vitória: A equipa de Guimarães perdeu a organização defensiva e o Rio Ave aplicou dois contra-ataques letais. Diego Lopes abriu as hostilidades com uma finalização perfeita. O brasileiro foi o primeiro a receber a bola de Kieszek, temporizou o ataque e depois da bola circular por toda a zona ofensiva vilacondense foi o brasileiro a fazer o remate final. Novo minuto, novo erro do Vitória na saída a jogar e novo golo do Rio Ave: Matheus Reis conseguiu fazer o segundo golo depois dos vilacondenses terem tido muito espaço no ataque.

      Meio campo alugado

      Se na primeira parte o Rio Ave foi letal na forma como chegou aos golos, no segundo tempo a equipa de Carlos Carvalhal viu que tinha de sofrer para segurar a vantagem. Ivo Vieira mostrou logo o que queria quando trouxe do balneário João Carlos Teixeira e João Pedro. O Vitória passou a jogar com dois homens na frente e a equipa tinha a pele do rei vestida: Os minhotos fizeram uma ocupação territorial assinalável e daí a passar a haver armamento para a baliza de Kieszek foi um passo pequenino.

      ©Vítor Parente / Kapta+
      O Vitória colecionou oportunidades, quase sempre a usar os flancos: Victor Garcia e Rafa Soares eram muito pouco laterais e bem mais extremos, e os cantos foram mais que muitos - um total de 14 cantos.

      Depois de tentar de várias formas e com vários protagonistas, desde Davidson, passando por Bonatini ou até por Pêpê Rodrigues e João Carlos Teixeira, a equipa de Guimarães só conseguiu chegar ao golo com a ajuda do suspeito do costume. Tapsoba, num lance de insistência do Vitória, rematou, mas foi o desvio de João Pedro que colocou a bola no fundo da baliza de Kieszek.

      Nos minutos finais o Vitória passou a usar mais o futebol direto e isso deixou a equipa de Carlos Carvalhal mais confortável. A verdade é que depois do golo a equipa de Ivo Vieira não teve mais nenhuma oportunidade soberana de golo e o Rio Ave defendeu de forma serena a magra vantagem.

      jogos históricos
      U Segunda, 27 Janeiro 2020 - 18:45
      Estádio D. Afonso Henriques
      Hélder Malheiro
      1-2
      João Pedro 75'
      Diego Lopes 38'
      Matheus Reis 40'

      ESTÁDIO

      Estádio D. Afonso Henriques
      Lotação30 000
      Medidas105 x 68 m
      Inauguração1965
      Lances Capitais
      38´
      GOLO Rio Ave!
      Diego Lopes marca
      Diego Lopes marca o seu 4º golo na prova (16 jogos)
      40´
      GOLO Rio Ave!
      Matheus Reis marca
      Matheus Reis marca o seu 1º golo na prova (16 jogos)
      75´
      GOLO V. Guimarães!
      Edmond Tapsoba marca
      Edmond Tapsoba marca o seu 5º golo na prova (16 jogos)
      Positivo
      Organização de Carvalhal

      É um dos grandes destaques desta época e em Guimarães voltamos a ver isso, o Rio Ave de Carvalhal é um exemplo de força tática. Contra o Vitória o Rio Ave soube esperar pelo momento certo para marcar, assim como soube defender com unhas e dentes essa vantagem.

      Negativo
      VAR

      No conforto da Cidade do Futebol e bem longe da chuva que caiu sobre Guimarães, António Nobre devia ter tido a capacidade de decidir com certeza. Falhou uma mão de Filipe Augusto que seria grande penalidade, e ainda houve o lance de grande penalidade que fez com que a partida estivesse parada oito minutos, e mesmo assim não conseguiu decidir e teve de ser Hélder Malheiro a ir ver ao monitor no estádio.

      Forma
      V. Guimarães
      2019/2020
      36J
      15V
      12E
      9D
      56-33G
      Rio Ave
      2019/2020
      26J
      13V
      5E
      8D
      37-25G
      O Árbitro

      Hélder Malheiro sabia que não ia ter um jogo fácil, mas o que, com certeza, não estaria à espera era que os seus pares o tornassem mais difícil. Tirando o tempo extra que deu à partida devido às paragens, que foi pouco, e a expulsão a Filipe Augusto, esteve bem.

      Fotografias(15)

      Liga NOS: V. Guimarães x Rio Ave
      Liga NOS: V. Guimarães x Rio Ave
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      VITÓRIA SC
      EMPATE
      RIO AVE

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      zerozero
      2020-01-28 08h52m por unsub
      falta um jogador no onze do vitoria
      assim parece que jogou em 4x3x2
      inadmissivel
      2020-01-28 08h51m por unsub
      tar 8 minutos parado para tomar uma decisão
      rayman
      2020-01-28 00h59m por Sigmund_Freud
      Tens toda a razao, fica entao a errata, o VAR esta correto nesse lance(o golo devia ser do Joao Pedro nao obstante). Hoje para mim no entanto foi diferente, mesmo em desvantagem costuma ver-se sempre aquele fio condutor no jogo do Vitoria, hoje os 20 minutos finais foram penosos, os resultados começam a pesar. Quanto ao plantel, para alem das obvias lacunas na baliza e na frente de ataque, acrescento que falta á equipa um DD. O Sacko evoluiu mas nao tem concorrente á altura, os dois g...ler comentário completo »
      Sigmund_Freud
      2020-01-28 00h46m por rayman
      Também fiquei com essa ideia no inicio mas ao rever o lance vi que o jogador do Rio Ave que acompanha o cruzamento deixa o JP em jogo.
      De resto é mais do mesmo. Conseguimos encostar praticamente qualquer equipa às cordas mas marcar golos é outra história. O controlo emocional deste plantel tem se mostrado fraco desde o ínicio da época.
      PORTO__INVICTUS
      2020-01-27 23h27m por CreedEinsteinBratton
      Só quero parabenizar essa grande resposta tão rica em termos argumentativos.

      É mentira que tecnicamente o SL Benfica é de longe a mais capacitada?
      LOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOOL
      2020-01-27 23h09m por PORTO__INVICTUS
      mas isso é porque a diferença em termos de qualidade individual é gigante (e então do SL Benfica para os outros. . . ).

      LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO OOOOOOOOOL
      Campeonato
      2020-01-27 22h42m por CreedEinsteinBratton
      Campeonato extremamente competitivo. A qualidade de jogo não abunda obviamente mas acho que este ponto da competitividade está a passar um pouco despercebido. Há muitas equipas que facilmente podem passar de campeonato tranquilo ou sonho com as competições europeias para aflitas. Vemos equipas agradáveis de se ver como o Famalicão, Vitória SC, SC Braga ou Rio Ave. Mesmo o Tondela ou o Vitória FC estão em boa posição (o Vitória FC salvou-se ao sacar um treinador que, para além de experiênc...ler comentário completo »
      Golo do Vitória SC
      2020-01-27 22h16m por CreedEinsteinBratton
      Depois da "brincadeira" com Vinícius, espero bem que o golo seja retirado ao Tapsoba e seja dado ao JP.

      Pode parecer pouco importante mas podemos estar a falar de milhares de euros perdidos pelo jogador (um possível prêmio por marca de golos alcançada ou prêmio de melhor marcador da liga por exemplo).
      jOGO
      2020-01-27 21h27m por Sigmund_Freud
      So consegui assistir aos ultimos 20 minutos e a verdade e que, fora o golo, nao vi o Guimaraes a criar mais chances de golo, sendo ate inconsequentes em muitas acoes. Nota para o VAR, so mais uma para o cardapio, o golo do Guimaraes é irregular, o Joao Pedro(que ate devia ser o marcador oficial do golo) esta em fora-de-jogo e desvia a bola para a baliza do Kieszek.
      foi limpinho
      2020-01-27 21h26m por ra1620
      Bom R Ave bastou para um Vitoria cheio de pseudo-vedetas, que aparecem em comentários bacocos (jogada de. . , momento . . . , caso . . . , ridiculo).

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Taça de Portugal
      entrevista
      Lateral esteve à conversa com o zerozero
      A grande decisão da prova Rainha do futebol português está aí à porta e é já este domingo que Sporting e FC Porto se reencontram pela 6ª vez - ...