Segue o facebook do zerozero.pt. Notícias, Vídeos e Fotografias na sua rede social.
placard
Mude para o zerozero Futebol. Tudo sobre o Futebol aqui!
Portugal empata com EUA

Vamos lá fazer contas... (2x2)

Portugal evitou a derrota ao cair do pano frente aos Estados Unidos e tem uma missão praticamente impossível para ainda se apurar. Precisa de golear o Gana e esperar que americanos e alemães não empatem na última jornada. O jogo esteve na mão, fugiu no pé de Jermaine Jones e na barriga de Dempsey, e foi finalizado com a cabeça de Varela. Há uma réstia de esperança matemática, mas a eliminação está muito próxima de acontecer.

É a altura em que as desculpas se arranjam, é a fase em que o dedo é apontado. Acima de tudo, é altura de reflexão e de se perceber que futuro para a seleção portuguesa. Grupo unido? Claro que sim, pelo menos parece. Mas nada é eterno e a renovação é uma inevitabilidade. Lesões, lesões e mais lesões não chegam para justificar o que quer que seja. São precisas contas feitas e conclusões tiradas.

A vitória ou o (quase) adeus

Ao apito inicial eram 31º C e 62% de humidade. Cansava só de ver. Suava logo ao ver as cordas vocais abanarem assim que a Portuguesa começou a tocar. Eram dados que importavam debater e analisar para perceber comportamentos, mas que teriam que ficar para abordagens futuras. A bola rolava e o futebol era 11 para 11, todos no mesmo retângulo de jogo, todos em busca da mágica rede, que balança e faz saltar.

Aos saltos estava o estádio com o começo do desafio, em êxtase à espera do apito inicial entre Portugal, todo de vermelho, e os Estados Unidos, equipados de branco. Paulo Bento sabia que não havia nada a fazer sem ser buscar a vitória. Tinha-o dito na conferência de imprensa, explicou-o depois aos jogadores, mesmo sem arrojar num onze remediado - Beto, Ricardo Costa, André Almeida e Hélder Postiga entravam para as vagas de Patrício, Coentrão, Pepe e Hugo Almeida.

Bem mais contido esteve Jürgen Klinsmann a escolher as suas pedras. Prescindiu de um homem com tendências naturais para ponta-de-lança e deu essa vaga ao capitão Dempsey, no sentido de este atuar vagabundo e a baralhar a defensiva portuguesa, mas com a intenção primordial de alicerçar o meio campo com músculo, solidariedade para as faixas e redução de espaços.

Nani abriu o marcador ©Lusa
Nani, sustos e Nani outra vez

Os esquemas táticos faziam adivinhar uma maior tendência para ser Portugal a pegar no jogo. Assim se exigia à equipa depois do descalabro contra a Alemanha. E foi precisamente isso que se verificou. A armada lusitana não fugiu à responsabilidade. Estava com pica, com adrenalina, com chama, via-se isso até na cerimónia dos hinos. A resposta ia ser dada.

E foi. Diz a história que quem joga para empatar, normalmente acaba por perder. Klinsmann teve o castigo merecido por tamanha falta de ambição e Nani foi o primeiro a festejar por Portugal neste Mundial, ao minuto 5. André Almeida ganhou na dividida, Veloso cruzou da esquerda e o 17 recebeu, esperou que Howard se sentasse e acertou no alvo.

O golo era o tónico perfeito para Portugal embalar numa respiração mais confiante. Só que logo voltaram alguns fantasmas. Ganeses ou não, o certo é que nova lesão tomou conta de um jogador português, no caso Hélder Postiga, agarrado ao músculo e a pedir substituição. Éder foi chamado (já não sobra mais nenhum avançado) para a vaga.

Não por causa dessa alteração, mas o jogo cedo mudou e a confiança passou a ser aflição. Inteligentes, os americanos exploraram o lado esquerdo da defesa portuguesa, onde André Almeida também ia dando demonstrações de dor, onde Ronaldo não descia e onde a descompensação era o tónico mais visível: Veloso e Meireles redobravam o esforço para fazer as dobras.

André Almeida foi uma das dores de cabeça de Paulo Bento ©Lusa
A aflição deu em quatro ou cinco lances de perigo para a baliza de Beto. Esteve à altura das exigências e contrariou a tendência que as estatísticas podiam significar. Portugal atacava menos, rematava muito menos mas estava a ganhar.

Só um momento inédito até agora devolveu a tranquilidade à equipa de Paulo Bento. O minuto e meio concedido pelo árbitro aos 37' para beber água serviu para uma mini-palestra improvisada, mas muito eficaz de Paulo Bento. Os lusos relaxaram positivamente e acabaram por cima a primeira parte.

Nani reapareceu para pontapear para o poste, que devolveu a bola na direção de Éder. O avançado recargou e a bola ia no sentido certo, só que Tim Howard fez uma soberba defesa para canto.

Discreto e inibidor estava Cristiano Ronaldo. Ninguém duvida das suas capacidades e os prémios individuais falam por si, só que a conduta do capitão, por vezes, condiciona a movimentação de uma equipa que, bem ou mal, trabalha para potenciar as suas qualidades ofensivas. É que a forma como reage negativamente a cada má ação de um companheiro não é de líder nem de companheiro. Sempre atuou assim, é um facto, mas menos facto não é que Nani, Éder e companhia parecem intimidados e com obrigatoriedade de procurar o capitão, ao invés de procurarem a equipa. Digamos que um líder aplaude e incentiva, não condena.

Ricardo Costa adiou o inevitável

O intervalo trouxe William Carvalho e uma maior serenidade da equipa, que viu Miguel Veloso adaptar-se bem à esquerda da defesa, um posto que não lhe é desconhecido, mas que já não ocupava há algum tempo.

Varela evitou apuramento americano... por agora ©Lusa
As melhorias ficaram visíveis em dois lances de Éder de forma acrobática (48' e 51'), incapaz de inaugurar a sua conta pela seleção portuguesa. Era espelho de uma melhor reentrada em campo, só que era também o mau pronúncio para o que se seguiria.

O golo americano podia ter surgido pelo pé de Michael Bradley, só que Ricardo Costa estava milagrosamente no caminho da bola, limpando para canto em cima da linha de golo. Não foi aí, foi depois. Jermaine Jones aproveitou um alívio incompleto de um pontapé de canto e chutou de fora da área, seco e colocado. Empate.

E estava a meio, o pesadelo. Meireles teve a resposta no minuto seguinte, mas desperdiçou. As pernas começavam a falhar, Varela não tinha entrado bem e a apresentação em campo começava a ficar claramente pálida.

Para ajudar à festa, chegou a barriga cheia de Clint Dempsey, a empurrar para o 2x1 e a deixar os portugueses de barriga vazia. Era o descalabro, outra vez.

Não se pode negar que tudo foi feito para se chegar aos pontos e à esperança, mas também não se pode imiscuir que o mal estava feito e que os Estados Unidos cresciam à dimensão do seu país para fechar a baliza do gigante Tim Howard. O que o americano não contava era que Ronaldo finalmente saísse da área para ir ao flanco cruzar. Varela, como em 2012, estava lá para reavivar as contas.



Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ESTADOS UNIDOS
EMPATE
PORTUGAL

Fotografias

Estados Unidos v Portugal (Mundial 2014)
Estados Unidos v Portugal (Mundial 2014)

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
QU
Ronaldo fica em Madrid por Portugal
2014-06-24 00h20m por Quintas77
Depois de ouvir as declarações do "melhor do Mundo" so tenho algumas coisas a dizer. . . . .
-Se não acreditava na seleção não era preciso vir "fazer o frete". . . para o que faz (alias o que não faz). . . . comparando com as declarações antes do jogo com a Alemanha ele dizia que este era o ano de Portugal. . . ou será que ele confunde Portugal com o seu narcisismo?Agora que as coisas correram mal "já não acreditava que Portugal fosse Campeão). . . .
- no fundo as declarações del...ler comentário completo »
AN
Destino cruel
2014-06-23 23h08m por AnteroBarbosa
Estava Bento em sossego com os "amigos" de Ronaldo quando o destino, cruel, entrou em ação:
- Tira de campo Pepe, Coentrão, Hugo Almeida e os crónicos Rui Patrício e Hélder Postiga;
- Obriga Bento a pôr em campo ABeto, André Almeida, Ricardo Costa, Éder e, imagine-se, Wiliam Carvalho.
Destino cruel!
E Paulo Bento muda de nome: passa de Bento a Ventas.
PI
users (selecção)
2014-06-23 19h44m por Pirisca
Uma das coisa q tenho pena neste site é q n possamos clicar em cima do nick de um user e ter acesso a todos os tópicos q ele escreveu, pois tenho a certeza de q mtos dos q estão aqui a dizer q temos uma equipa miserável, disseram q eramos dos favoritos a ganhar o caneco. . . . . . LOL
PI
stanpanan
2014-06-23 19h42m por Pirisca
Sim é por sorteio, esqueceste-te é de referir q é sorteio com bola quente e bola fria. . . . LOL
TacuaraConejito 2
2014-06-23 17h15m por stanpanan
sorteio
TA
Portugal ou Estados Unidos?
2014-06-23 17h08m por TacuaraConejito2
Tenho uma dúvida. Isto será com certeza muito improvável, mas imaginemos um cenário hipotético em que a Alemanha ganha 3-1 aos Estados Unidos e Portugal ganha 3-0 ao Gana. A classificação seria a seguinte:(?)

J V E D GM GS P DG
1º Alemanha 3 2 1 0 9 3 7 6
? Portugal 3 1 1 1 5 6 4 -1
? EUA 3 1 1 1 5 6 4 -1
4º Gana 3 0 1 2 3 7 1 -4

Os critérios de desempate segundo o zerozero sã...ler comentário completo »
JL
seleção
2014-06-23 15h40m por jllg_01
Eu interpretei vários problemas no futebol da nossa seleção. Para mim um dos piores erros da seleção cometeu foi não ter ido á procura do segundo golo. Outro foi, porque raio é que o William não jogou por exemplo desde o inicio. . .
Na minha opinião até foi bom os EUA terem marcado naquela altura, pois assim soltou mais o jogo para Portugal e a nossa seleção conseguiu chegar mais lá á frente e ter mais tempo para marcar o golo. depois foi o golo do dempsey o que tornou o jogo um jog...ler comentário completo »
Desejo
2014-06-23 15h37m por placebo7
Desejo muito que Portugal jogue com:

Beto
João P.
André A.
Pepe
Bruno Alves
Veloso
Meireles
nMoutinho
Nani
Ronaldo

Postiga / Eder

Quem nos "afundou" que vá até fundo!
JO
bento
2014-06-23 15h00m por jomix
o meio campo de portugal está muito mal fisicamente e em vez de dar sangue novo foi para o jogo com os mesmos. . . depois tivemos o bride do primeiro e em vez de nos resguardarmos jogando num bloco baixo explorando o contra-ataque tentamos pressionar quando se notava k os medios nao tavam com andamento para faze-lo e a seleção americana superava facilmete essa pressão encontrando muito espaço pelo lado esquerdo com laterais adaptados sozinhos ou mal-acompanhados durante o jogo, o meireles tá m...ler comentário completo »
JO
Ultimate1000
2014-06-23 14h54m por jomix
a sorte foi os alemães nao terem carregado senão podiam ser uns 6. . .
PT
o futuro da seleção
2014-06-23 14h54m por pt_slb
Não me parece minimamente possível Portugal ainda conseguir a passagem aos oitavos. . . unicamente porque não jogam rigorosamente nada!!

Não culpo Ronaldo por esta situação. . . ele não tem obrigação de resolver todos os problemas. Fez muito ao colocar-nos neste Mundial! Não está na melhor forma e ontem não foi dos piores, pelo contrário para alguém com problemas físicos e em sub-rendimento até esteve bem. Mas esta equipa é um terror, a pior de sempre. . . nem em 86 e 2002 a n...ler comentário completo »
WI
seleçao
2014-06-23 14h52m por windows9
o AA jogou bem enquanto durou, ate estava a ser dos melhores. . ate se ter lesionado. nao percebo a ideia de meter o miguel veloso a lateral esquerdo. no segundo golo dos eua ficou a ver o americano a cruzar. mesmo nao estando muito familiarizado, o ruben amorim talvez tivesse feito melhor. a grande questao é: será que o bruno alves ja se levantou? no segundo golo ficou sentado a apreciar
Depois deste jogo penso. . .
2014-06-23 14h46m por Ultimate1000
Que grande jogo que fizemos contra a alemanha, a jogar com 10 e conseguir levar só 4.
1oFCP
2014-06-23 14h40m por Ultimate1000
Verdade!!!
LU
pablo-aimar
2014-06-23 14h36m por luizceia
Concordo plenamente contigo, das seleções chamadas grandes a Italia é a unica com que eu simpatizo. Brasil e Argentina quanto mais rapido sairem melhor. . . Pode ser que este ano possa haver alguma surpresa, Chile, Colombia e Belgica podem surpreender. . .
CO
Manfio
2014-06-23 14h34m por conta_verde
Acho que não interpretaste o que eu escrevi. Achas mesmo que alguém minimamente lúcido defende o Paulo Bento?
conta_verde
2014-06-23 14h30m por Manfio
Defendam lá o William que merece. Merecia jogar. DEVIA jogar!!!!

Agora. . Paulo Bento???

Esta Selecção de compadres já me mete nojo há muito.
CO
Manfio
2014-06-23 14h28m por conta_verde
Sim, porque os Sportinguistas tem muito boas recordações do Paulo Bento e andam muito satisfeitos com as escolhas dele, para lhe virem fazer a defesa. lol
LU
Vamos lá fazer contas. . .
2014-06-23 14h27m por luizceia
Vamos la é escolher outra seleção para apoiar no resto do mundial, pois com esta seleção não ha contas que nos salvem. . .
Manfio
2014-06-23 14h25m por Ultimate1000
Mesmo, perdemos com aquela tranquilidade que sé ele sabe :D
LA
Esperanca meus caros !
2014-06-23 14h20m por Labyada
Nada de desanimar ! ainda podemos passar ! Sempre fomos um povo qe sofre até à ultima ! Está geração de futbol não é das melhores ! a ultima foi com Rui Costa, Pauleta, Figo, Vitor Baia, entre outros. Apenas 1 de topo, c. ronaldo. No entanto temos que olhar para o futuro pois acho que estamos bem entregues ! São vários os jogadores jovens, como o caso de William Carvalho ou Bruma que iram dar um grande impulso a nossa selecção já no proximo mundial ! Acho que Paulo Bento se devia demiti...ler comentário completo »
leao1994
2014-06-23 14h20m por Manfio
Já cá faltava um Sportinguista a defender o Paulo Bento. . . . LOL
LU
leao1994
2014-06-23 14h19m por luizceia
Isso do euro 2012 ja la vai, agora estavamos no mundial 2014 e é isso que se tem que se analisar. Que os jogadores atuais nao tem a qualidade de outros tempos é verdade mas mesmo assim à que levar os melhores e o PB nem isso fez. . .
1oFCP
2014-06-23 14h17m por Ultimate1000
Mesmo e só por milagre nao empataram com a argentina e nós so por milagre que nao perdemos com os EUA :D
1oFCP / O_Tretas
2014-06-23 14h17m por Manfio
Não me parece que alguém queira ou deva crucificar o Ronaldo. Ele não tem culpa. . . . a culpa é de quem lhe dá esta antena toda.

A Selecção precisa de Ronaldo mas esta atenção toda é prejudicial quer a ele quer à equipa.
jogos históricos
U Domingo, 22 Junho 2014 - 23:00
Arena da Amazônia
Néstor Pitana
2-2
Jermaine Jones 63'
Clint Dempsey 81'
Nani 5'
Silvestre Varela 90'
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Mercado
Oficial
Pivô é uma das figuras dos azuis e brancos
Daymaro Salina e o FC Porto renovaram contrato por mais dois anos, ou seja, até 2026. Através dos canais oficiais, os dragões comunicaram a continuidade do capitão, que ...