placardpt
Liga Portuguesa 2014/15

2014/15: Novamente bicampeões

Texto por João Pedro Silveira
l0
E0

Para se oporem ao Benfica Campeão, Sporting e FC Porto mudaram de treinador. Em Alvalade, Bruno de Carvalho ia buscar Marco Silva, que brilhara no Estoril para substituir Leonardo Jardim, a norte, Pinto da Costa apresentava o basco Julen Lopetegui. 

Na Luz, Jorge Jesus teve de se haver com as diversas saídas e acabou por reforçar a equipa com um conjunto de jogadores, de onde se destacaram os veteranos Júlio César e Jonas. Outra nota de destaque era o regresso do Boavista ao primeiro escalão, para grande alegria dos seus adeptos. 

Leão perdulário

Em Alvalade vivia-se a euforia do regresso de Nani, mas os leões começaram a época com um empate em Coimbra. Nas primeiras jornadas os verde-e-brancos desbarataram pontos com mais empates comprometedores, conseguindo de permeio um empate na Luz (1x1).

Na sexta jornada o FC Porto desce a Alvalade para empatar a uma bola, ajudando o Benfica a seguir isolado na liderança, com mais 4 pontos que os dragões e 6 que os leões que seguiam em sétimo.

Na oitava jornada o Benfica sofre a primeira derrota do Campeonato (2x1 em Braga), mas o FC Porto teima em não aproveitar, cedendo 4 empates à 10.ª Jornada. Mais atrás, em oitavo, seguia o Sporting com apenas 4 vitórias em 10 jogos, e uma derrota pesada em Guimarães que pôs a nu a má relação entre presidente e treinador. 

Superioridade benfiquista

Na 13.ª jornada o Benfica vencia por 0x2 no Dragão e garantia seis pontos de avanço sobre os dragões, mais atrás, enquanto o Sporting não aproveitava e empatava em casa com o Paços de Ferreira (1x1). 

Ao fim da primeira volta os três grandes já ocupavam os três primeiros lugares da classificação e o Benfica parecia muito bem encaminhado para a revalidação do título. 

Na 18ª jornada viveu-se o primeiro momento verdadeiramente decisivo do Campeonato. Na Madeira o FC Porto perdera 1x0 com o Marítimo e em Paços de Ferreira, uma vitória encarnada deixaria o FC Porto a nove pontos e o Sporting a dez. Era o fim da história, o Benfica seria campeão.

Mas os castores venceram e o campeonato ficou relançado. Duas jornadas depois, o Benfica arrancou um empate no último minuto em Alvalade e acabou com o sonho leonino. 

Na 26ª ronda o Benfica perdeu novamente, desta feita em Vila do Conde e o FC Porto tinha uma oportunidade de ouro para encurtar distâncias. Mas os ares da Madeira mostraram-se novamente aziagos e o FC Porto empatou com o Nacional, deixando no ar a ideia de que seria incapaz de roubar a liderança ao Benfica.

Um empate na Luz no grande clássico (0x0) a poucas jornadas fechou as contas do título. Restava esperar que o Benfica fizesse os pontos necessários para conquistar o 34.º título, mas nem isso foi preciso, pois um empate do FC Porto no Restelo (1x1) deu o título de mão beijada ao Benfica, que nesse dia empatava a zero em Guimarães.

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
SE
desde 83 são muitos anos :-)
2015-07-29 02h13m por serfeliz
desde 83 são muitos anos :-)